Remanso: ex-prefeito e 16 pessoas são denunciados por desvio de R$10 milhões

Celso Silva e Souza foi preso no fim de novembro pela operação Carro Fantasma

  • Foto do(a) author(a) Beatriz Oliveira
  • Beatriz Oliveira

Publicado em 8 de dezembro de 2017 às 18:08

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Reprodução/TV Bahia

Um ex-prefeito do município de Remanso, no Vale do São Francisco, e outras 16 pessoas foram denunciados pelo Ministério Público Estadual nesta quinta-feira (7), pelos crimes de peculato e fraude a licitações. Eles são acusados de desviar R$ 10 milhões do município. Celso Silva e Souza, vereadores da cidade e um empresário foram presos no fim de novembro pela operação "Carro Fantasma".

De acordo com promotores, os desvios aconteciam através da emissão mensal de notas fiscais, além da locação de veículos que não existiam ou não prestavam seviço à prefeitura e tinham como objetivo beneficiar o próprio ex-prefeito, vereadores, secretários municipais, empresários, dentre outros. 

Através do Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco), o Ministério Público do Estado ofereceu três denúncias à Justiça: uma por fraude a licitações e prorrogação indevida de contratos, e outras duas por peculiato, sendo uma delas referente ao núcleo do Executivo e outra do Legislativo.

Também foram denunciados o irmão do ex-prefeito, Arismar Silva e Souza, ex-secretário de Administração e Finanças do município; o chefe de Contabilidade da prefeitura, Felipe Santos Costa; o ex-secretário de Esportes, Tomaz Neto Rodrigues da Silva; o sócio-proprietário da JMC Construtora, José Mário da Conceição, além de seis vereadores e outras pessoas ligadas ao município.

*Integrante da 12ª turma do programa CORREIO de Futuro