Renato Gaúcho lamenta perda de 'segundo pai', Valdir Espinosa

Botafogo decretou luto de três dias

  • D
  • Da Redação

Publicado em 27 de fevereiro de 2020 às 14:20

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Rodrigo Rodrigues/Grêmio FBPA

O técnico Renato Gaúcho lamentou a morte de Valdir Espinosa, ocorrida nesta quinta-feira (27), aos 72 anos, no Rio, por complicações após passar por uma cirurgia na região do abdômen. Eles tinham longa relação de amizade, iniciada nos anos 1980, quando conquistaram, pelo Grêmio, a Copa Libertadores e o Mundial Interclubes de 1983.

Espinosa foi o responsável por levar Renato ao Grêmio - o atacante era jogador do Esportivo, de Bento Gonçalves. Já em 2016, eles voltaram ao clube juntos, com Renato como treinador, em função que continua exercendo, com Espinosa sendo o coordenador técnico.

"Hoje o dia amanheceu mais triste. Perdi meu segundo pai, meu irmão mais velho, meu exemplo, meu grande e fraterno amigo. Foi pelas suas mãos que cheguei ao Grêmio e consegui dar para a minha família tudo que sempre quis. Vai ser difícil superar mais essa perda, mas temos de seguir em frente. E tenho certeza que ele sempre estará nos olhando, cuidando e guiando. Vai com Deus, meu grande amigo", disse Renato.

Em nota, o Grêmio também lamentou a morte do treinador.

"O Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense informa, com imenso pesar, o falecimento de Valdir Espinosa, um dos maiores técnicos de sua história. Sob o comando de Espinosa o Grêmio abriu as portas do continente e do mundo ao Rio Grande do Sul, conquistando a Copa Libertadores da América e o Mundial de Clubes em 1983. Valdir Espinosa retornou ao Grêmio em 2016, como Coordenador Técnico e participou da conquista do pentacampeonato da Copa do Brasil. Atualmente exercia o cargo de Gerente Técnico do Botafogo. O Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense se solidariza com toda a família Espinosa, amigos e torcida nesse momento de dor".

Espinosa era gerente técnico do Botafogo, que também lamentou a morte e decretou luto de três dias. O clube alvinegro decretou luto de três dias. Ele era gerente técnico do time e conquistou o título carioca de 1989 como treinador, encerrando um jejum de 20 anos de conquistas. O velório de Valdir Espinosa será realizado nesta quinta-feira, das 15h às 22h, no Salão Nobre de General Severiano.

"É com muita dor e imenso pesar que o Botafogo de Futebol e Regatas comunica o falecimento do Professor Valdir Espinosa, aos 72 anos. Comandante do título Carioca em 1989, Espinosa exercia a função de Gerente Técnico desde dezembro de 2019. Muito querido no Clube por torcedores e por quem conviveu com ele no dia a dia, Espinosa vai fazer muita falta. Sua liderança, exemplo e ensinamentos seguirão no Botafogo como legado dessa figura tão representativa na história do Clube. O Presidente Nelson Mufarrej decretou luto oficial de três dias. Em sinal de respeito por este grande profissional, o pavilhão alvinegro de General Severiano encontra-se a meio-mastro", afirmou o Botafogo em nota oficial.