Renda extra: sites dão comissões para divulgadores de até 16%

Redes sociais, sites, blogs: ganho é proporcional ao tipo de produto e volume de acessos que profissional conseguir agregar

  • Foto do(a) author(a) Priscila Natividade
  • Priscila Natividade

Publicado em 4 de junho de 2018 às 05:31

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Marina Silva/ CORREIO

O poder de alcance dos meios digitais e das redes sociais está criando uma nova oportunidade para quem tem talento para vender. Para algumas empresas eles são vendedores ou consultores digitais. Outras preferem chamar de afiliados. Na verdade, o que deve garantir um bom retorno financeiro é a capacidade de vender (e muito bem) na internet. Os programas de grupos como o Netshoes, Dafiti, Magazine Luiza e a Natura são só algumas das mais de dez opções listadas pelo CORREIO que pagam comissões de até 16% para quem divulga seus produtos online (confira a lista ao lado). 

A proposta é bem simples: no caso dos consultores, ele pode montar uma loja virtual e o seu ganho está ligado a sua capacidade de disseminar os produtos que disponibilizou ali, sobretudo, nas redes sociais. Nos programas de afiliados o percentual de ganho também está vinculado aos acessos, mas são medidos quando o cliente é direcionado da postagem publicado para o site de compras. 

“Ele pode usar todas as redes sociais, além de aplicativos de mensagens instantâneas, como o Whatsapp. Ele também pode usar os dados fornecidos pelo cliente para manter uma comunicação frequente por e-mail, se assim o consumidor permitir”, destaca o diretor de negócios digitais da Natura, Murillo Boccia. A marca tem observado também a inserção de youtubers nesse mercado. “É um movimento super interessante. Eles fazem um trabalho de divulgação enquanto mantém uma relação com sua audiência”, completa. 

A consultora Itaíly Muricy descobriu por um acaso a possibilidade de se tornar uma vendedora digital da marca. Em busca de alguma oportunidade na área de vendas diretas ela começou com o catálogo da marca de cosméticos, mas logo aderiu ao espaço virtual. 

“As promoções são melhores e surgem não apenas em um ciclo como na revista, mas diariamente, o que acaba facilitando muito para a consultora. Eu não fico presa só a um grupo de clientes, mas posso vender para pessoas de outro estado por conta desse alcance maior”, afirma. 

Pelo menos, 95% das vendas de Itaíly são feitas por meio da consultoria digital. O Whatsapp é um aliado importante. “Mesmo tento um emprego fixo, 40% da minha renda eu tiro como consultora. O Whatsapp me ajuda muito na hora de vender. É a rede social que mais utilizo. Pego as promoções e vou mandando para a lista de clientes que criei”. 

Divulgação

No caso do programa de afiliados, basta apenas que basta que os cadastrados divulguem os links das campanhas e produtos. É mais ou menos assim que funciona o programa das Dafiti, Kanui e Tracae, como explica o diretor de Marketing do Dafiti Group, Eduardo Monaco. 

“Como os afiliados são remunerados de acordo com as vendas que realizam. Quanto mais divulgações fizerem, maiores serão seus ganhos. Além disso, quanto melhor o afiliado conhecer seu público, mais assertivo ele poderá ser com as divulgações e indicações dos produtos”. 

A tendência de aumento dos canais de marketing é cada vez maior por parte das empresas. “Investir nesse mercado nos permite acessar parceiros e plataformas que não são possíveis encontrar em outros canais. Os ganhos vão muito além de resultados quantitativos para a empresa, pois conseguimos também muito espaço com influenciadores e veículos que ajudam na construção da marca”, pontua Monaco.   

ONDE ENCONTRAR O PROGRAMA

Magazine Luiza   O Magazine e Você permite a criação de uma loja virtual com os produtos que estão disponíveis no site e a partir daí você pode divulgá-la para toda sua rede de contatos e ganhar comissões a partir destes acessos. www.magazinevoce.com.br 

Natura  A Consultoria Digital Natura conta também com a possibilidade de criação de um espaço virtual. Com isso, é só divulgá-lo. O ganho do consultor digital é de 16%.  As compras são feitas pelo o seu endereço na internet e depois a vendedora resgata seus lucros. Mais informações em cadastro.rede.natura.net.

Dafiti, Kanui e Tricae   Após o cadastro, basta que os afiliados divulguem os links das campanhas e produtos. A cada venda realizada através desses links é atribuída uma comissão e esses valores ficam disponíveis na plataforma para o afiliado acompanhar seus resultados. O grupo não divulgou o percentual da comissão, mas as divulgações podem ser feitas em qualquer plataforma própria do afiliado, como redes sociais, blogs e e-mail. O cadastro é feito no endereço www.dafiti.com.br/programadeafiliados/.

Americanas, Submarino, Shoptime e Sou Barato  O mesmo programa é válido para as quatro lojas e gama até 5% de comissão, a depender do tipo de produto. A tabela e mais detalhes e informações estão disponíveis no site do programa em www.afiliados.com.br.

Netshoes  No programa de afiliados do Grupo Netshoes, a cada venda realizada por meio do seu site você ganha comissão de até 16% de acordo com a sua faixa de venda. Veja mais informações em www.netshoes.com.br/especial/afiliados. Amazon  No programa de Afiliados da Amazon é possível ganhar até 9% de comissão em livros e e-books disponíveis no site. Os detalhes do programa estão no site associados.amazon.com.br.