Renovado, Escape pode chegar ao Brasil

Ford apresenta nos EUA nova geração de SUV que tem atributos para brigar com Compass

Publicado em 2 de abril de 2019 às 11:46

- Atualizado há um ano

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Quem apostou em uma retração da Ford se enganou. A apresentação global da nova geração do Escape mostrou que a fabricante segue uma estratégia para acompanhar os desejos do mercado e entregar aos consumidores o que eles mais querem. No momento a demanda é por utilitários esportivos e, por isso, o novo Ford tem atributos para atender a diversos públicos.  Na sua sede m undial, a Ford criou uma vila temática para apresentar o novo Escape (Foto: Divulgação) A possibilidade de atender a diversidade de necessidades está desde os tipos de propulsão - que vai de motores sobrealimentados até híbridos que podem ser carregados na tomada - até a aplicação de tecnologias que auxiliam na condução, como piloto automático adaptativo, que reduz a velocidade pré-programada caso o veículo da frentre diminua o ritmo, e o centralizador de faixa, que mantém o carro no centro da pista, entre as linhas da estrada. A traseira tem desenho arrojado e a tampa do porta-malas pode ter abertura elétrica (Foto: Divulgação) Nesta quarta geração, a primeira surgiu em 2001, o Escape ficou mais baixo, mais largo e mais comprido. Ao mesmo tempo, ficou mais de 90 kg mais leve que o modelo atual, devido, em parte, ao uso extensivo de aço leve de alta resistência. Na linha de SUVs da Ford ele ocupa um espaço entre o EcoSport e o Edge. O Escape é o segundo modelo mais vendido da Ford nos Estados Unidos, fica atrás apenas das picapes da Série F.

Para atender a América do Norte, o novo Escape será produzido em cinco configurações na fábrica da Ford em Louisville, no Kentucky, EUA. Ele chega ao mercado norte-americano em meados do segundo semestre, seguido pelo lançamento do modelo híbrido plug-in no próximo ano. O interior é sofisticado e, a depender da versão, o quadro de instrumentos é digital (Foto: Divulgação) A Ford ainda não divulgou a decisão de importação do Escape para o Brasil. Mas não esconde que estuda produzir ou importar este SUV montado sobre a plataforma da nova geração do Focus. Sem custos extras de impostos, sua fabricação poderia ser na Argentina, no México ou em Camaçari, maior planta da América do Sul e onde a empresa produz a linha Ka e o EcoSport.

No mercado brasileiro, o Escape seria um rival forte para modelos como Jeep Compass, atual líder da sua categoria, e o Hyundai Tucson - ambos montados no país. Sábado o AUTOS, suplemento automotivo do CORREIO, vai trazer uma análise completa do novo Ford.