Representatividade: 2ª seletiva do Afro Fashion Day bate recorde de inscritos

Mais de 230 jovens foram ao Centro Cultural de Plataforma em busca de sonho

Publicado em 5 de outubro de 2018 às 02:00

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Arisson Marinho/CORREIO
. por Fotos de Arisson Marinho/CORREIO

No ano passado, Rafael Costa, 27 anos, era mais um dos concorrentes. Nesta quinta-feira (4), em outra seletiva do Afro Fashion Day (AFD), observava os modelos na passarela improvisada no Centro Cultural de Plataforma, Subúrbio de Salvador. Depois de participar de uma edição do evento, conseguiu sair do emprego como auxiliar e investiu na carreira de modelo. Agora, está entre os mais de 230 jovens inscritos para persistir no sonho das passarelas. Mas o próprio modelo explica outro porquê do número expressivo de concorrentes: a representatividade.

A quantidade de inscritos na segunda seleção realizada em bairros de Salvador é a maior da história do AFD. Às 13h, os candidatos já se organizavam na fila montada em frente ao centro cultural. Pouco tempo depois do início da seleção, às 14h, Rafael, que venceu o Beleza Black 2018, em junho (que garantiu passaporte para participar do AFD), comentou que o evento promovido pelo Jornal CORREIO contribui para o empoderamento do negro. Modelo ou não. “É uma representatividade muito, muito grande. Até hoje digo que foi o melhor desfile que eu já fiz. Precisamos disso”, diz.

[[galeria]]

O objetivo do AFD é, justamente, dar visibilidade para modelos negros, cultura afro-brasileira e os trabalhos de marcas locais. Com apoio do Salvador Shopping, Casa Salvador e Califórnia Media House, o Afro Fashion Day celebra o Mês da Consciência Negra e recebeu, na seletiva desta quinta, jovens como Lúcifer Ângelo. Para ele, uma chance de mostrar o talento ainda não explorado em grandes eventos.“É um concurso popular. E é bom saber que estamos sendo avaliados por nossa estrutura, por nosso perfil. Não só por parecer estar no padrão”, acredita ele.  Lúcifer Ângelo considera que o AFD mostra talentos ainda não explorado em grandes eventos (Foto: Arisson Marinho/CORREIO) Os modelos desfilaram sob atenção do produtor de moda Fagner Bispo, envolvido no projeto desde a primeira edição, e pela curadora e editora de projetos especiais do CORREIO, Gabriela Cruz.

Após a saída de um dos aspirantes a modelo da passarela, Fagner confirmou, novamente, a busca pela variedade de perfis. Não importa somente o padrão, ou a aparência, mas o estilo e o carisma, por exemplo. “Não pegamos só o padrão. É muito além disso. Tudo conta nessa seletiva. Afinal, meu papel como produtor de moda é acentuar a beleza”, defende. Os inscritos, inclusive, muitas vezes são jovens sem qualquer experiência anterior como modelo. A intenção é procurar encontrar modelos não profissionais para compor o casting da maior iniciativa de moda afro do Brasil. “Acreditamos que a valorização é tão importante quanto”, afirma uma das produtoras do evento, Bruna Passos. A quarta edição do Afro Fashion Day acontece no dia 24 de novembro, com feiras de moda e gastronomia.

Lado a lado  Mãe de modelo, Edna Santos Pereira, 42, esperava ansiosa o desfile. Foi uma das 'corujas' que acompanharam os filhos no centro cultural. Os gêmeos Vitor e Victória sonham em ser modelos e veem no AFD o caminho. E Edna está sempre lá, na plateia e na torcida.“Eles merecem o meu acompanhamento e sei o quanto isso aqui é importante para eles. A gente tem que ir, acompanhar e apoiar”, diz. A filha, Vitória, participou da seleção pela segunda vez. Aos 16 anos, comentou logo após sair da passarela: “Eu continuo tentando. Sei que meu potencial até foi melhor esse ano. Mas, se eu não passar, continuo. É uma sensação maravilhosa”.

[[publicidade]]

Ainda na fila de espera, o eletricista Moacyr Alves também torcia pela filha, a jovem Stephanie, 17. “Tem que dar um incentivo. Fico aqui sempre de perto”. Enquanto isso, a filha dizia: “É uma oportunidade para população ter mais representatividade”.

E a representatividade parece ter unido até os concorrentes. Os candidatos saíam do palco e o público gritava: “Vai linda”. 

As seletivas vão percorrer cinco bairros da capital baiana – Curuzu, Plataforma, Tancredo Neves (11/10), Pelourinho (18/10) e Itapuã (25/10). A última seleção acontece em 12 de novembro, no Salvador Shopping (Teatro Eva Herz), junto com um bate-papo sobre afro-empreendedorismo. Os vencedores vão desfilar em 24 de novembro, na quarta edição do AFD.

Para participar da próxima seletiva, o(a) candidato(a) precisa realizar inscrição prévia e gratuita através do link bitly.com/seletivastancredoneves. Aos interessados, não é necessário residir no bairro para se inscrever. Podem participar jovens de 13 a 24 anos, moradores de Salvador e Região Metropolitana.