Requalificação da Rua Miguel Calmon é inaugurada nesta sexta (20)

Via ganhou ciclovia, árvores novas e teve melhorias na pavimentação

Publicado em 19 de setembro de 2019 às 15:52

- Atualizado há 10 meses

. Crédito: Jefferson Peixoto/Secom

A rua mais movimentada do Comércio, a Miguel Calmon, foi totalmente requalificada pela prefeitura e será inaugurada nesta sexta-feira (18), a partir das 10h30, em solenidade com presença do prefeito ACM Neto.

A via teve melhorias na pavimentação e serviços de macro e microdrenagem, além de ganhar novo mobiliário urbano e ciclovia de 1,1 km desde as imediações do Mercado Modelo até a entrada do Plano Pilar.

O investimento foi de R$ 4,8 milhões, com recursos obtidos de financiamento junto à Caixa Econômica. A obra inclui ainda a revitalização da Praça Riachuelo, que passou a contar com piso intertravado.

Verde Com a obra, a prefeitura plantou na Rua Miguel Calmon 91 novas árvores de espécies de médio porte, para servir de compensação à emissão de gás carbônico do fluxo de trânsito no local, além de contribuir para o sombreamento na região.

As calçadas ganharam concreto lavado com detalhes em pedras portuguesas e itens de acessibilidade, como rampas, piso tátil e passagem de pedestres. A iluminação foi modernizada com a implantação de lâmpadas em LED.

Ruas Completas A reurbanização da Rua Miguel Calmon faz parte do projeto Ruas Completas, conduzido em todo o país pela Frente Nacional de Prefeitos (FNP) e a entidade World Resources Institute (WRI), em parceria com o Instituto Clima e Sociedade (ICS). A ação também faz parte de um projeto maior de requalificação do Centro Histórico de Salvador, região onde a Prefeitura está investindo cerca de R$300 milhões dentro do programa Salvador 360. 

Salvador foi uma das cidades mais beneficiadas pelo Ruas Completas, de acordo com a prefeitura. A intenção é trabalhar nos municípios um novo conceito urbanístico e sustentável, valorizando os cidadãos que circulam a pé.

O projeto envolveu a realização de pesquisas com a população que trafega pela Rua Miguel Calmon. Antes da obra, foi realizado um levantamento de dados, por meio da aplicação de questionários às pessoas, para avaliar o que as pessoas achavam da situação da rua. Outra pesquisa será feita após a conclusão das intervenções, para avaliar o nível de satisfação com o projeto. Dois anos após, um novo questionário vai ser realizado. 

Na capital baiana, o projeto é desenvolvido pela Secretaria de Mobilidade (Semob), Secretaria de Sustentabilidade, Inovação e Resiliência (Secis), Fundação Mario Leal Ferreira (FMLF) e Transalvador.