Resultado da primeira etapa do Concurso da Polícia Civil sai dia 25 

Envolto em polêmicas, certame é investigado pelo MP

  • D
  • Da Redação

Publicado em 16 de maio de 2018 às 21:31

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Evandro Veiga/CORREIO

O resultado das provas da primeira etapa do concurso da Polícia Civil serão publicados no dia 25 deste mês. Conforme o edital, os candidatos terão dois dias para apresentar recursos, 28 e 29 de maio. Já o resultado final da 1ª etapa e o provisório das provas discursivas (2ª etapa) será divulgado no dia 15 de junho.

As próximas etapas do concurso são as de realização de exames biomédicos, teste de aptidão física, exame psicotécnico, prova de títulos e investigação social. Os candidatos concorrem a mil vagas: 880 para investigador, 82 para delegado e 38 para escrivão. O maior número de inscritos foi para o cargo de investigador, com 35.036 candidatos, seguido dos de delegado (10.658) e de escrivão (2.426).

Suspeita Envolto em polêmicas, o concurso é organizado pela Fundação para o Vestibular da Universidade Júlio de Mesquita Filho – Fundação Vunesp. Após a realização das provas, candidatos denunciaram nas redes sociais que estavam suspeitando de fraudes, pois alegaram terem visto pessoas com celular na sala e outras com o gabarito em mãos. 

Uma denúncia foi protocolada no Ministério Público da Bahia (MP-BA), que apura o caso. Segundo a Secretaria de Administração do Estado da Bahia (Saeb), “após ampla e cuidadosa apuração realizada pela Vunesp, com o acompanhamento da Saeb, se confirmou que o concurso transcorreu dentro da normalidade esperada e sem intercorrências que comprometessem a sua lisura”.

Salário Os aprovados, quando nomeados, terão remuneração inicial para os delegados de polícia, regime de trabalho de 40 horas semanais, no valor de R$ 11.389,96. Já os investigadores e escrivães de polícia terão remuneração inicial de R$ 3.915,85, no regime de 40 horas semanais. 

Dos 48.120 inscritos no certame, 37.676 realizaram as provas, contabilizando 10.444 ausentes – o que representa um percentual de 21,78% de abstenções.