Retorno à capital ainda é tranquilo

A expectativa da Agerba é que o fluxo de retorno seja maior à partir da próxima segunda-feira,03, com o início do Ano Novo

  • Foto do(a) author(a) Carmen Vasconcelos
  • Carmen Vasconcelos

Publicado em 27 de dezembro de 2021 às 20:13

- Atualizado há um ano

Depois dos festejos natalinos, o retorno à capital baiana  esteve bem pulverizado nessa segunda-feira, 27, durante todo o dia. No terminal rodoviário da capital, o movimento foi tranquilo durante todo o dia. A expectativa da Agerba é que o fluxo maior de desembarque ocorra na manhã da segunda-fera, 03 de janeiro.  No sistema ferry boat, o movimento esteve intenso no terminal de São Joaquim, com uma espera para veículos estimada em duas horas. O embarque de pedestres esteve tranquilo. Em Bom Despacho, o movimento de veículos esteve moderado, com uma hora e meia de espera. Os pedestre não encontraram dificuldades para o embarque. Estão em operação os ferries Zumbi dos Palmares,Rio Paraguaçu, Pinheiro,Dorival Caymmi,Anna Nery e o Ivete Sangalo. 

Além das saídas nos horários oficiais,  viagens extras irão ocorrer nos horários de maior demanda, ampliando o atendimento para auxiliar a reduzir o tempo em fila (considerando sempre a disponibilidade de barco a cada momento, prevendo as manutenções corretivas e preventivas). A partir do Terminal São Joaquim, os horários de saída são: 5h, 6h, 8h, 10h, 11h, 12h, 14h, 16h, 17h, 18h, 19h, 20h, 21h e 22h; e a partir do Terminal Bom Despacho, 5h, 6h, 8h, 9h, 10h, 12h, 13h, 14h, 16h, 17h, 18h, 19h, 20h, 21h e 22h. Para agilizar o acesso, equipes de atendimento auxiliam o tráfego nos dois terminais, orientando o fluxo de acesso de veículos aos guichês específicos para o embarque e desembarque. 

A administradora do Ferry-Boat informa que o sistema conta com agendamento para veículos de passeio por meio do SAC Digital (disponível no app e no endereço www.sacdigital.ba.gov.br), a plataforma eletrônica de serviços do Estado. Diferente do serviço Hora Marcada, nesta modalidade de agendamento não é necessário efetuar o pagamento antecipado e também não há taxa de serviço. O motorista só paga pelo ticket da passagem ao se apresentar no guichê, momentos antes de realizar a viagem. 

Para o serviço de Hora Marcada, muitas vagas foram disponibilizadas e já estão esgotadas. A atual disponibilidade de bilhetes pode ser conferida através do site www.internacionaltravessias.com.br.  O serviço de bilheteria do Sistema Ferry-Boat é eletrônico, encerrando o acesso de pedestres ao Salão de Embarque sempre que a capacidade de atendimento do barco é atingida, a cada viagem. As bilheterias pausam rapidamente e reabrem logo em seguida para que se inicie a venda para a próxima viagem. As bilheterias funcionam de acordo com essa logística. 

Ferry Card . A migração do cartão recarregável (Ferry Card), versão antiga para o sistema novo, foi prorrogada para até o dia 20/01/2022, como previamente divulgado. Até essa data, as recargas de crédito nos cartões antigos poderão ser feitas normalmente. Para a migração, o titular do cartão deve apresentar documento de identificação e CPF. São distribuídas 200 senhas, para atendimento de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h; e aos sábados até as 12h. Não haverá atendimento de migração nos dias 24 e 31/12 (sexta-feira). 

Para os pedestres, permanece a autorização prevista em Decreto para atendimento a 75% da capacidade de lotação dos barcos; e 100% da capacidade para veículos. Idosos e passageiros com Passe Livre possuem gratuidade, e terão guichês de atendimentos especiais à disposição, como já praticado em outros feriados. 

Medidas preventivas à pandemia

Entre as medidas preventivas adotadas pela ITS estão a autorização da venda de apenas uma passagem por pessoa; instalação de suportes de álcool em gel nas embarcações e salões de embarque dos terminais São Joaquim e Bom Despacho (reabastecidos regularmente); além da higienização e desinfecção de todos os ferries em trânsito, bem como das instalações dos dois terminais (realizadas diariamente), inclusive após o encerramento da operação do dia. As equipes de manutenção e limpeza estarão de plantão no período de aumento de demanda.