Reutiliza garrafas de água de plástico? Pois há riscos à saúde

Os itens podem virar incubadores de bactérias

  • D
  • Da Redação

Publicado em 7 de março de 2019 às 15:34

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Shutterstock/Reprodução

Ficar hidratado é essencial à saúde, claro. Mas é preciso ter cuidado em como se bebe água. Afinal, feita do jeito errado, a ação pode acabar te prejudicando. Por exemplo, voltar a encher uma garrafa de plástico. Foi isso que concluiu um estudo publicado na revista científica canadense Journal of Public Health.Siga o Bazar nas redes sociais e saiba das novidades de gastronomia, turismo, moda, beleza, decoração, tecnologia, pets, bem-estar e as melhores coisas de Salvador e da Bahia: Segundo a pesquisa, as arestas e pequenas fissuras presentes nas garrafas de água podem virar um paraíso para que bactérias se formem e proliferem, abrigando germes perigosos - como o norovírus. A cada reutilização desses itens, os seres se multiplicam. 

Os estudiosos analisaram 76 amostras de garrafas de água utilizadas por estudantes. Destas, quase dois terços tinham níveis bacterianos que passavam das diretrizes relativas ao consumo de água, sendo efeito do "crescimento de bactérias nas garrafas que permaneceram à temperatura ambiente por um longo período de tempo".

Cadastre seu e-mail e receba novidades de gastronomia, turismo, moda, beleza, decoração, pets, tecnologia, bem-estar, sexo e o melhor de Salvador e da Bahia, toda semana:

Uma outra pesquisa, feita pelo programa de informação norte-americano KLTV News, também procurou analizar os perigos das garrafas de água de plástico, reutilizadas por apenas uma semana.

"em todos os gargalos identificamos a presença e proliferação de bactérias que podem provocar intoxicações alimentares e em alguns casos condições de saúde mais danosas para o organismo", disse Richard Wallace, médico e professor da Universidade de Texas Health Center, em entrevista à KLTV News.

Para manter as bactérias afastadas, ajuda se lavar a garrafa com água morna e com um pouco de detergente. Mas, ainda assim é difícil fazer a limpeza completa.