Revelações da maratona aquática baiana vencem Rei e Rainha do Mar

Aricia Péreé, de 16 anos, e Lucca Piloto, de 15, brilham em prova disputada em São Tomé de Paripe

  • Foto do(a) author(a) Vitor Villar
  • Vitor Villar

Publicado em 16 de setembro de 2018 às 16:59

- Atualizado há um ano

. Crédito: Rei e Rainha do Mar / Divulgação

Se Allan do Carmo e Ana Marcela estavam na China, competindo pela Copa do Mundo, o evento Rei e Rainha do Mar, que aconteceu na praia de São Tomé de Paripe na manhã deste domingo (16), serviu para reforçar os novos talentos da maratona aquática da Bahia.

Na prova principal, de 4 km – chamada de challenge – a versão masculina foi vencida por Lucca Piloto, de 15 anos, do clube Arcanjo D’Água. Na feminina, a campeã foi Aricia Péreé, de 16 anos, da ACEB.

Aricia já é uma conhecida promessa da maratona aquática brasileira. A soteropolitana acabou de retornar de Israel, onde disputou o Mundial Júnior da modalidade.

“Foi uma experiência bem diferente, primeira competição fora do país. Não tivemos muita estrutura, a viagem foi bem cansativa. Mesmo assim o resultado foi muito bom: fiquei em nono lugar”, disse ela, que em Israel competiu na prova de 7,5 km.

Foi a primeira participação dela no Circuito Rei e Rainha do Mar. A nadadora vem de uma trajetória e tanto: só começou a nadar maratonas aquáticas este ano, disputando as etapas do Baiano.

“Nado desde os oito anos e vinha fazendo muitas provas de piscina, mas sempre tive medo do mar. Meu treinador Rogério Arapiraca (técnico de Allan do Carmo) é muito experiente nesse meio e viu que eu tinha perfil de maratonista. Fui pouco a pouco começando e agora estou apaixonada pelo mar”, conta Aricia.

Foi a primeira vez também de Lucca Piloto no Rei e Rainha do Mar. O soteropolitano também era especialista em provas de fundo em piscina e passou a concorrer em maratonas em 2016.

“Agora minha especialidade são as maratonas. No ano passado, fiquei em quarto lugar da minha categoria (até 16 anos) do Brasileiro. Neste ano estou disputando de novo”, conta Lucca, que pratica natação desde os 9 anos.

O primeiro lugar geral no Rei e Rainha do Mar foi também a primeira vitória da carreira ainda curta de Lucca. “Vai ficar marcado na minha memória, com certeza. Achei muito legal, mas não gostei muito da volta na areia. Foi bem cansativa”, brinca. “Mas me diverti muito, é uma estrutura diferente de qualquer outra”.

Aricia concordou: “Nunca tinha visto estrutura como a daqui. O mais difícil foi correr na areia, cansa demais. Depois, quando você volta pra água, volta destruído”, conta a nadadora.

O Rei e Rainha do Mar ainda teve provas de biathlon (corrida e nado), corrida na areia e stand-up paddle, tanto para adultos como para crianças.