Revista Time faz crítica e 'coloca' Trump frente a frente com criança imigrante

Publicação faz críticas à política de imigração dos Estados Unidos

  • D
  • Da Redação

Publicado em 22 de junho de 2018 às 10:53

- Atualizado há um ano

. Crédito: Reprodução

A situação dos imigrantes nos Estados Unidos ganhou repercussão em todo mundo essa semana, por causa da separação entre pais e filhos. A revista Time do dia 2 de julho trata do assunto e traz na capa uma montagem  foto de uma menina de dois anos que se transformou em símbolo da situação, feita pelo fotógrafo John Moore, frente-a-frente com Donald Trump. 

Na capa, aparece a frase: "welcome to America" (bem-vindo à América). Já a matéria de capa tem como título  "Uma autocrítica após a política de separação de fronteira de Trump: que tipo de país somos?". Nesta quarta-feira (20), Trump voltou atrás em sua política de separar famílias que cruzam a fronteira dos EUA com o México de maneira ilegal. Desde maio, pelo menos 2.300 crianças foram enviadas a abrigos sem a companhia dos pais, algumas das quais ainda bebês ou com poucos anos de idade.

Decreto assinado por Trump determina que todos os integrantes da família permaneçam detidos juntos, enquanto durar o processo criminal contra os adultos, sob acusação de violarem leis migratórias dos EUA. Os procedimentos podem se arrastar durante meses, o que certamente levará entidades de defesa dos direitos da criança a questionar a detenção.

Imagens de menores mantidos em jaulas e a gravação de vozes de crianças que choravam e gritavam por seus pais em abrigos ajudaram a impulsionar a crítica à medida, que se tornou uma das mais impopulares adotadas por Trump desde o início de seu mandato. Integrantes de seu Partido Republicano se declararam contrários à prática e a ex-primeira-dama Laura Bush a comparou aos campos de internamento de japoneses nos EUA durante a 2.ª Guerra - que classificou como um dos mais vergonhosos episódios da história americana.

"Nós vamos ter fronteiras muito, muito fortes, mas nós vamos manter as famílias juntas", declarou Trump, que pressiona o Congresso a aprovar recursos para a construção de um muro na fronteira com o México. "Não gostei da visão ou do sentimento de famílias sendo separadas."