Revolta da cerveja: por que vai aumentar de preço e dicas para economizar

salvador
04.10.2021, 06:30:00
Atualizado: 05.10.2021, 13:09:16

Revolta da cerveja: por que vai aumentar de preço e dicas para economizar

Ouça o podcast: valores mais altos a partir desse mês irritam baianos; bares devem repassar reajuste

Não 'desceu redondo' essa história de aumentar o preço de algumas cervejas a partir desse mês. Não ficou sabendo? O preço da sua gelada vai aumentar (ou já aumentou) em torno dos 10%. Entre a gaiatice total e a reflexão séria, o fato é: os baianos não gostaram nada dessa notícia.

Para você, parece apenas 'zoeira' essa revolta? Mas não é, não. A cerveja é um item de alto consumo na cesta de compras de boa parte dos baianos. Salvador é a capital que mais consome a bebida no Brasil, segundo o IBGE. Quase 40% da população bebe ao menos uma vez por semana.

No 20º episódio do podcast O Que a Bahia Quer Saber, você entenderá porque até a cerveja vai aumentar de preço. Ela não está entre os produtos mais lucrativos do país? E os bares, como é que ficam? Serão obrigados a repassar esse reajuste para os clientes?

Clique no player abaixo para ouvir o episódio do O Que a Bahia Quer Saber:

Para ouvir diretamente no Anchor, clique aqui.

Você também pode ouvir em outros aplicativos (veja abaixo)

A revolta no Twitter após a notícia foi grande: "Não dá para ficar sóbria no Brasil em 2021!", clamou uma usuária. "Carne, gás, arroz e feijão tudo bem. Agora a cerveja? Aí também já é demais", disse outra. "Chegou a hora de realizar o sonho de ter o próprio alambique em casa", postou outro.

Não ficou sabendo do aumento? Ele foi confirmado na última quarta-feira (29) pela AmBev, que é dona de 60% do mercado nacional. O reajuste ficará em torno dos 10% e já está em vigor, segundo lojistas. Outras cervejarias, como Heineken e Petrópolis, corrigiram seus valores anteriormente.

E para você, que não abre mão, ouvimos um educador financeiro e trazemos dicas de como economizar para garantir a sua gelada no final de semana. Será que dá para manter a sua marca favorita sem diminuir a quantidade?

Nos últimos meses, o podcast O Que a Bahia Quer Saber tem se dedicado a abordar o aumento de preços de produtos básicos para os baianos. No 18º episódio, por exemplo, explicamos a inflação dos alimentos, da energia elétrica, da gasolina, entre outros.

Para o 20º programa, conversamos com o economista e educador financeiro Edval Landulfo (@edvallandulfo), além de proprietários de bares como Armazém do Urso, Boteco do França, Oxente Bar e Petiscaria, entre outros especialistas.

Toda semana, você tem no podcast O Que a Bahia Quer Saber uma matéria especial em formato de áudio. Um mergulho em algum tema de relevância para o estado. Você poderá acessar os episódios aqui mesmo no site do Correio* no seu aplicativo favorito de podcasts: no Spotify, no Deezer, no Anchor, no Google Podcasts ou no Apple Podcasts.

Você também pode ouvir nos aplicativos de sua preferência:


Spotify:

Para ouvir diretamente no Spotify, clique aqui.


Apple Podcasts:

Para ouvir diretamente no Apple Podcasts, clique aqui.


Castbox:

Para ouvir diretamente no Castbox, clique aqui.


Deezer:


Para ouvir diretamente no Deezer, clique aqui.


Google Podcasts:


Para ouvir diretamente no Google Podcasts, clique aqui.


Outros aplicativos


Para ouvir no Pocket Casts, clique aqui.

Para ouvir no Breaker, clique aqui.

Para ouvir no Radio Public, clique aqui.


Mas... O que é "podcast"?

Podcast é um programa de áudio, igualzinho a um de rádio. A diferença é que você pode ouvir quando, como e onde quiser. Pode ser no celular, no computador ou na TV. Se quiser, você pode pausar, voltar, adiantar ou pular os trechos, se preferir.

Para ouvir, basta tocar no player acima. Ou, se preferir, basta clicar nos links para ouvi-lo no Spotify, no Deezer, no Apple Podcasts ou no Google Podcasts. Também é possível buscar os episódios diretamente nos aplicativos.

O Que a Bahia Quer Saber

O CORREIO produz podcasts desde 2017, quando iniciou o Bate-Pronto Podcast, sobre futebol baiano. Em 2020, lançamos o O Que a Bahia Quer Saber, podcast diário com notícias relevantes para o estado.

Em 2021, o O Que a Bahia Quer Saber volta com formato especial: a cada semana, o leitor (e ouvinte!) terá uma matéria especial, com o padrão do CORREIO de jornalismo, porém explorando toda a riqueza que o áudio pode trazer.

***

Em tempos de coronavírus e desinformação, o CORREIO continua produzindo diariamente informação responsável e apurada pela nossa redação que escreve, edita e entrega notícias nas quais você pode confiar. Assim como o de tantos outros profissionais ligados a atividades essenciais, nosso trabalho tem sido maior do que nunca. Colabore para que nossa equipe de jornalistas seja mantida para entregar a você e todos os baianos conteúdo profissional. Assine o jornal.


Relacionadas