Ribeira fica lotada no segundo dia do Mercado Iaô

Margareth Menezes comandou a festa ao lado de Mariene de Castro e Cortejo Afro

  • Foto do(a) author(a) Gil Santos
  • Gil Santos

Publicado em 27 de janeiro de 2019 às 22:09

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Evandro Veiga/CORREIO
. por Foto: Evandro Veiga/CORREIO

O domingo foi de meter dança, na Ribeira. Margareth Menezes arrastou uma multidão para o final de linha do bairro em mais uma edição do Mercado Iaô. O espaço ficou lotado e alguns fãs ainda aguardavam do lado de fora quando o show começou, por volta das 17h. Os convidados da noite foram a cantora Mariene de Castro e o Cortejo Afro.

Antes, às 10h, os artesãos que fazem exposição e venda de produtos no galpão do Mercado começaram a comercializar os produtos. Brincos, pulseiras, roupas, alimentos e até brinquedos atraíram a atenção de quem visitou o espaço, para a alegria dos artistas. Naiana Souza, 34 anos, participou das outras edições e comemorou o retorno da festa. 

“Esse evento atraí o tipo de público para o produto que estamos ofertando. É para todas as idades, vem a família inteira. Eles conseguem entender o propósito da nossa arte. A ideia é justamente essa, trazer mais o público negro e oferecer produtos a preços acessíveis”, contou. Naiana Souza comemorou a decisão de fazer mais uma edição da festa (Foto: Evandro Veiga/ CORREIO) Margareth começou o show cantando ‘Oyá Por Nós’ e fazendo a multidão pular com ao som do refrão ‘Oyá tetê/ Oyá tetê oyá’. Em seguida, apresentou o novo trabalho ‘Canto da Massa’, feito em parceria com Pierre Onassis, e logo depois o aclamado ‘Faraó Divindade do Egito’. O público acompanhou em coro.

Os irmãos Gabriel e Daniel Ferraz, 18 e 19 anos, respectivamente, fizeram até coreografia. “Ela é rainha, é maravilhosa. Uma inspiração para todos nós. O repertório é bom e a festa é linda. A gente não perde uma edição. Todos os anos estamos aqui”, contou Daniel.

A anfitriã também aproveitou para se solidarizar com as vítimas da tragédia de Brumadinho, cidade mineira onde uma barragem rompeu na tarde de sexta-feira (25), deixando 58 mortos e 305 desaparecidos até este domingo. Ela criticou a postura de alguns político e disse que o povo merece mais respeito. Silvia Passos esteve no Mercado Iaô pela primeira vez (Foto: Evandro Veiga/ CORREIO) O Cortejo Afro foi o primeiro convidado a subir no palco e animou o público com o clássico ‘Ajeumbo’. Mariene de Castro foi a segunda atração e fez o público suar no samba de roda, para a alegria da nutricionista Carla Sampaio, 42 anos.

“Adoro Maga e amo Mariene. É claro que não iria perder o show delas duas juntas. O Marcado Iaô tem um clima família que é muito bom. Eu sempre trago alguém, dessa vez vim com meu irmão e minha cunhada”, contou.

Enquanto alguns se divertiam, outros tentavam faturar uma grana. Silvia Passos, 41, trabalha com a produção de imãs e peças em MDF e esteve no Iaô pela primeira vez. “Estou estreando, como artesã e como visitante. Não conhecia o espaço, e estou adorando. Vou aproveitar para me divertir um pouco também”, afirmou. Romulo Salomão aproveitou para divulgar a própria marca de roupas (Foto: Evandro veiga/ CORREIO) No vai e vem do público, que se dividiu entre o show e a visita aos stands, a arara onde estavam as batas do designer Romulo Salomão, 33, ficou movimentada. “Esse espaço é importante porque conseguimos reunir diversos públicos em um mesmo espaço, ampliando nossa divulgação e aumentando o número de clientes”, afirmou.

Na próxima semana os convidados de Margareth serão Luiz Caldas e o bloco afro Ilê Aiyê. Já no dia 10 de fevereiro, Daniela Mercury e Olodum prometem fazer o Mercado Iaô ferver.