Roberto Alban Galeria abre mostra com obras inéditas de artistas de diversas gerações

Reunindo trabalhos de 13 artistas, exposição Fragmentos de um Discurso Pictórico fica em cartaz, com entrada gratuita, até dia 30 de setembro

  • D
  • Da Redação

Publicado em 23 de agosto de 2017 às 08:10

- Atualizado há um ano

A mostra Fragmentos de um Discurso Pictórico, que será aberta a partir das 20h de hoje (23), na Roberto Alban Galeria, em Ondina, reúne 13 artistas de diversas gerações e estilos que se dedicam a pintura. O curador da mostra é o paulistano Mario Gioia, que desde 2009 atua em crítica de arte no circuito brasileiro e latino-americano, com artigos em publicações especializadas e também em curadoria. A exposição estará aberta ao público até o dia 30 de setembro, com entrada franca. 

“A mostra não pretende ser um panorama que esgote discussões sobre determinadas características da linguagem, mas que funcione como um encontro entre produções de artistas que não comumente estejam relacionadas”, afirma Gioia, destacando que entre os artistas estão os veteranos Fábio Miguez e Sérgio Sister, ativos desde os anos 1980 (conhecida como ‘a década da pintura’), até talentos emergentes, como a paulista Giulia Bianchi (nascida em 1990), a carioca Cela Luz (de 1986) e o gaúcho João GG (também de 1986). 

Com a maioria das telas sendo exibidas pela primeira vez, Gioia considera que há uma ótima oportunidade, e não fácil de ser repetida, de ver reunidos, numa só mostra, trabalhos dessa qualidade e de nomes celebrados tanto no campo institucional como no mercado. “Existe um claro interesse de colecionadores nesta linguagem e, com isso, pinturas que admiramos podem ficar anos a fio em acervos particulares”, declara o curador, enfatizando a presença da baiana Lara Viana dentro do recorte. “Acompanho de perto a obra dela faz ao menos dois anos, quando suas telas de pequenas proporções eram um dos atrativos da Roberto Alban na ArtRio”, diz ele. “Sua habilidade em criar atmosferas muito particulares, por meio de uma inspirada construção de figuração e abstração, além de um marcado domínio de cores, são um dos destaques da coletiva.”

Os artistas que compõem a exposição Fragmentos são: Ana Elisa Egreja, Antonio Lee, Cela Luz, David Magila, Eloá Carvalho, Fabio Flaks, Fábio Miguez, Felipe Góes, Giulia Bianchi, João GG, Lara Viana, Ricardo van Steen e Sérgio Sister. 

Serviço - Roberto Alban Galeria  (Rua Senta Pua, 53, Ondina | 3243-3982). Visitação: segunda a sexta, das 10h às 19h, e sábado, das 10h às 13h. Até 30/9. Entrada Gratuita.