Assine

Roberto Campos Neto comandará o BC no governo Bolsonaro


 

Atualmente, Campos Neto cuida da área de tesouraria do Santander

  • Da Redação

Publicado em 15/11/2018 às 13:38:00
Atualizado em 19/04/2023 às 03:52:04
. Crédito: Foto: Arquivo AFP

O economista Roberto Campos Neto, executivo do Santander, foi o indicado para comandar o Banco Central durante o governo de Jair Bolsonaro, iniciando em janeiro de 2019.  Ele é neto do economista Roberto Campos, destaque do campo liberal e defensor de um Estado mínimo. O avô dele ocupou, entre outros, o Ministério do Planejamento e Coordenação Econômica durante o governo Castelo Branco, na ditadura militar. A informação é do G1.

Para assumir o cargo, Campos Neto deve ser sabatinado pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado Federal, que deve aprovar o nome. Depois, o indicado passa por análise do plenário da Casa. O presidente do BC tem status similar ao de um ministro e tem foro privilegiado.

Atualmente, Campos Neto cuida da área de tesouraria do Santander. Ele é muito próximo de Paulo Guedes, que será ministro da Economia de Bolsonaro.

Aos 49 anos, o indicado é formado em Economia pela Universidade da Califórnia e tem especialização em Economia com ênfase em Finanças.Ele trabalhou no Banco Bozano Simonsen de 1996 a 1999, onde ocupou os cargos de Operador de Derivativos de Juros e Câmbio (1996), Operador de Dívida Externa (1997), Operador da área de Bolsa de Valores (1998) e Executivo da Área de Renda Fixa Internacional (1999).

De 2000 a 2003, Campos Neto trabalhou como Chefe da área de Renda Fixa Internacional no Santander Brasil. Em 2004, ocupou a posição de Gerente de Carteiras na Claritas.

Ingressou no Santander Brasil em 2005 como Operador e em 2006 foi Chefe do Setor de Trading. Em 2010, passou a ser responsável pela área de Proprietária de Tesouraria e Formador de Mercado Regional & Internacional.

O secretário do Tesouro Nacional, Mansueto Almeida, permanecerá no no cargo no governo do presidente eleito Jair Bolsonaro, que terá início em 2019. A informação foi divulgada pela equipe de transição nesta quinta-feira (15). Almeida assumiu o cargo em abril deste ano. Ele é formado em economia pela Universidade Federal do Ceará, é mestre em economia pela Universidade de São Paulo (USP) e cursou doutorado em Políticas Públicas no MIT, Cambridge (USA), mas não defendeu a tese.