Robin revela ser bissexual em nova edição de quadrinho

Terceiro jovem a encarnar o braço direito do Batman nas HQs tornou pública sua identidade ao lutar para salvar amigo

  • D
  • Da Redação

Publicado em 11 de agosto de 2021 às 14:48

- Atualizado há um ano

. Crédito: DC Comics/Reprodução

Tim Drake, um dos vários jovens a lutar sob a identidade de Robin nos quadrinhos, assumiu sua bissexualidade na sexta edição de Batman: Urban Legends, publicada nesta terça. O ajudante do Batman tem essa percepção após participar de uma luta para proteger um —até então— amigo, Bernard Dowd, dos monstros do caos.

Em seguida, ele reflete com o colega sobre o significado daquela ocasião. "As pessoas ficam me perguntando o que eu quero. Mas eu não conseguia entender. O que quer que fosse, sempre parecia fora de alcance. Até agora”, diz Drake.

Eles vão, então, até o apartamento Bernard, em que Robin repete estar interessado em descobrir o significado daquele gesto. “Eu esperava que você dissesse isso", responde Dowd de pronto. "Tim Drake você quer sair comigo?” Drake aceita. A continuação desse romance indicado aqui só deve vir, porém, na edição que será lançada em dezembro deste ano.

Os fãs reagiram positivamente à notícia nas redes sociais, celebrando a saída do armário de um personagem sobre o qual já se especulava essa faceta (seja pela representatividade ou por piada) desde a sua criação, em 1940.

A escritora desta edição, Meghan Fitzman, declarou ao portal especializado Polygon que gostaria de "prestar uma homenagem ao fato de que a sexualidade é uma jornada”. “Para deixar claro, seus sentimentos por Stephanie [Brown, que Robin já namorou] foram e são 100% reais, assim como seus sentimentos por Bernard. No entanto, Tim ainda está se descobrindo. Não acho que ele tenha uma linguagem para tudo ainda”, completou.

Com o crescimento da representatividade LGBTQIA+ na cultura pop recente, Tim Drake se junta a um elenco de personagens LGBT nos quadrinhos —como o Lanterna Verde Alan Scott, a Batwoman Kate Kane e Estrela Polar, primeiro herói gay assumido.