Robson Conceição tem derrota mantida, mas sobe para 4º lugar do ranking

Conselho Mundial de Boxe considerou 'razoável' a vitória de Oscar Valdez

  • D
  • Da Redação

Publicado em 14 de outubro de 2021 às 18:27

- Atualizado há um ano

. Crédito: TR Boxing/Divulgação

O Conselho Mundial de Boxe (CMB) manteve a vitória de Oscar Valdez sobre Robson Conceição. A entidade considerou “razoável” o desempenho do mexicano, e decidiu não alterar o resultado da polêmica luta, realizada há pouco mais de um mês, na cidade de Tucson, nos Estados Unidos. 

O CMB havia acatado o pedido da equipe do baiano para rever o combate, que valia o cinturão da categoria super-penas (até 58,9 kg). O resultado também foi questionado nas redes sociais. Torcedores, fãs e ex-atletas do esporte viram Robson demonstrando mais agressividade na luta, principalmente nos primeiros assaltos. 

Um painel de árbitros independentes foi formado pelo Conselho, que julgou que o combate foi acirrado. Porém, o grupo decidiu confirmar o triunfo do mexicano."Uma vitória apertada para o campeão Valdez, foi razoável, com base na natureza fechada de vários rounds. Portanto, não teria sido justificado para o WBC alterar o resultado", disse a nota do CMB, enviada à equipe de Robson.Desta forma, a derrota do brasileiro, de 32 anos, foi mantida. Assim, o baiano perde a invencibilidade na carreira profissional. Agora, ele soma 16 vitórias (oito nocautes) e uma derrota. Já o mexicano se mantém invicto, agora com 30 vitórias, sendo 23 por nocaute.

Com a decisão, o Conselho não atenderá o pedido de Robson de exigir uma revanche imediata entre os lutadores. Mas a entidade incentivou um acordo entre eles, para que mais um combate seja disputado.

Apesar da negativa, o CMB alçou o baiano ao 4º lugar no ranking, o que deve colocá-lo na briga pelo título mundial em um período razoável. A decisão foi tomada como um reconhecimento pela grande performance de Robson na luta.