Rodada do domingo ajuda e Leão faz as contas para ficar na elite

Diferença do Vitória para o primeiro time fora do Z4 é de dois pontos: vale secar o Ceará nesta segunda (19)

  • Foto do(a) author(a) Vitor Villar
  • Vitor Villar

Publicado em 19 de novembro de 2018 às 05:00

- Atualizado há um ano

. Crédito: Mauricia da Matta / ECVitória

Com a derrota para o Atlético-PR no sábado (17), abriu-se a temporada de contas desesperadas por parte da torcida do Vitória. E, junto com ela, a da "secagem" aos adversários. Deu certo: graças aos resultados do domingo (18), o Leão segue vivo na briga contra o rebaixamento, mas com chance de queda de 88%, segundo o site Infobola, e 90%, de acordo com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Uma constatação após os jogos do fim de semana é que a meta para escapar do rebaixamento caiu de 44 para 43 pontos, número com o qual o risco de queda é de apenas 4,5%, segundo matemáticos da UMFG. O rubro-negro está em 19º lugar, com 36 pontos.

Assim, o Vitória ainda pode empatar uma das três partidas que tem pela frente. Uma nova derrota até o final da Série A praticamente sepultaria o Leão. A equipe precisa de no mínimo duas vitórias e um empate – um aproveitamento de quase 78%.

A tendência, porém, é que, com os resultados do domingo, essa meta diminua nas próximas rodadas. De acordo com o estatístico Thiago Minhoca, ouvido pelo CORREIO, a tendência é que a linha de corte para o rebaixamento passe a ser os 42 pontos.

Ele explica: “Segundo o histórico da Série A, a pontuação do 16º e do 17º colocados varia em média quatro pontos nas três rodadas finais. Considerando o cenário atual, daria 42 pontos para o 16º colocado (atualmente o Ceará, com 38 pontos) e 41 para o 17º (hoje, o América-MG, com 37 pontos)”.

A rodada O segundo dia da 35ª rodada, realizado domingo, acabou menos danoso ao Leão, exceto por um resultado – o triunfo do América-MG sobre o Santos por 2x1. Por conta dele, o rubro-negro caiu para a vice-lanterna da Série A.

O resultado colocou mais um time embolado na briga para deixar o Z4. Ela segue entre seis equipes, mas a diferença do melhor para o pior diminuiu de cinco para três pontos: o Vasco, 14º, tem 39, o Vitória, 19º, tem 36.

Graças ao fraco desempenho dos adversários, o Leão segue a uma vitória de poder deixar a zona de rebaixamento. E olha que isso nem depende do Ceará, que nesta segunda (19) visita o Fluminense, às 19h (horário da Bahia), no complemento da rodada.

No domingo, o Sport perdeu em casa por 1x0 para o Flamengo e ficou em 15º, com 38 pontos, dois a mais que o Vitória. A Chapecoense também perdeu, por 2x0, para o Grêmio, e caiu para 18º, com 37 pontos, um a mais que o Leão.

Ou seja, se vencer o Cruzeiro no Mineirão, quarta (21), às 20h45 (horário da Bahia), o Vitória pode passar Chapecoense, Sport, América-MG e até o Vasco, desde que esses dois últimos não vençam e Chape e Sport, que se enfrentam, empatem.

[[publicidade]]