Ronaldo perde pênalti, Portugal passa sufoco, mas vai às oitavas

Empate em 1x1 contra o Irã deixa lusos no 2º lugar; confronto no mata-mata será contra o Uruguai

Publicado em 25 de junho de 2018 às 17:24

- Atualizado há um ano

. Crédito: Jack Guez/AFP

Em um dia apagado de Cristiano Ronaldo, a seleção de Portugal saiu na frente contra o Irã, dominou o jogo, mas cedeu o empate por 1x1 no final e esteve perto de levar a virada nos acréscimos, nesta segunda-feira (25), em Saransk. Apesar do tropeço, que contou até com pênalti perdido pelo astro do Real Madrid, o time português avançou às oitavas de final, quando enfrentará o Uruguai. 

A equipe de Portugal, que chegou a liderar a chave no decorrer da rodada desta segunda, terminou em segundo lugar do grupo, com os mesmos cinco pontos da Espanha. Os espanhóis levaram vantagem por terem mais gols marcados. Com 4 pontos, o Irã foi eliminado, assim como já estava o Marrocos, com apenas um ponto.

O suado empate português, que por pouco não virou derrota, foi marcado pelo belo gol de Quaresma, de trivela, ainda no primeiro tempo. No segundo, os portugueses caíram de rendimento, na mesma proporção da "ausência" de Cristiano Ronaldo em campo. 

No fim, o Irã cresceu. Empatou com um gol de pênalti confirmado pelo árbitro de vídeo e convertido por Ansarifard. Nos instantes finais, Mehdi Taremi quase anotou o gol da virada, dando um susto na defesa portuguesa. 

Cristiano Ronaldo e companhia voltarão a campo no sábado, dia 30, às 15h, no Fisht Stadium, em Sochi. A Espanha vai enfrentar a anfitriã Rússia, segunda colocada do Grupo A, no dia 1º de julho, às 11h, no Estádio Luzhniki, em Moscou. 

O jogo Incomodado com o baixo rendimento de João Moutinho, Bernardo Silva e Gonçalo Guedes nos primeiros jogos, o técnico português Fernando Santos sacou o trio e deu chance a André Silva, Adrien Silva e Quaresma. Os novos titulares não chegaram a resolver as limitações do meio-campo de Portugal, mas ao menos deixaram a equipe em vantagem no primeiro tempo.

Quaresma, em lance individual, marcou um belo gol, de trivela, aos 44 minutos de jogo. No lance, que é quase uma marca pessoal, o meia-atacante resolveu com um chute só dois problemas da sua equipe contra o Irã: a previsibilidade de uma seleção que joga em função do seu craque e a falta de armação no meio-campo.

A desvantagem no placar obrigou o Irã a sair para o ataque no início do segundo tempo. Com limitações técnicas, o ataque iraniano não assustava a defesa portuguesa. Para piorar a vida do Irã, o juiz anotou pênalti duvidoso sobre Cristiano Ronaldo, mesmo com o auxílio do árbitro de vídeo (VAR, na sigla em inglês). Menos mal para os iranianos que o craque bateu mal e o goleiro Beiranvand saltou no canto esquerdo para fazer a defesa, aos 5 minutos.

Em partida muito aquém do esperado, Cristiano Ronaldo ainda correu risco de expulsão aos 37 ao fazer falta desnecessária no meio-campo. O árbitro chegou a consultar o VAR, com possibilidade de usar o cartão vermelho, mas assinalou somente o amarelo, para alívio da torcida portuguesa. 

Quando a partida parecia decidida, o Irã ressuscitou com uma ajuda do então criticado VAR. O árbitro confirmou pênalti, convertido por Ansarifard aos 47 minutos. E, na base da pressão, os iranianos quase anotaram o segundo gol, já aos 49, com Taremi. Dentro da área, ele encheu o pé e mandou nas redes, pelo lado de fora, acabando com qualquer chance de classificação do Irã.