Roxo azulado: saiba como usar a cor do ano

Chamado de Ultra Violet, o tom representa originalidade e espiritualidade

  • Foto do(a) author(a) Rafaela Fleur
  • Rafaela Fleur

Publicado em 9 de janeiro de 2018 às 10:00

- Atualizado há um ano

. Crédito: .
Xícara com capacidade para 50 ml: R$ 5,20 em americanas.com.br por Divulgação

2018 acabou de começar, mas já tem cor definida: roxo azulado. Chamado de Ultra Violet, o tom foi escolhido pela Pantone, empresa norte-americana que é referência mundial no assunto. “Vivemos em tempos que precisam de criatividade e imaginação. O Ultra Violet é intuitivo e ilumina o que está por vir”, diz Leatrice Eisemann, diretora-executiva da Pantone. Se você gostou da escolha, mas ficou na dúvida de como acrescentar a eleita no dia a dia, confira ideias para inspirar suas composições.

Decoração  Quando o assunto é decoração, a cor é muito mais que apenas uma tinta na parede: é sensação. Objetos vermelhos, por exemplo, causam excitação e devem ficar bem longe dos quartos, que precisam ser lugares relaxantes. No caso do Ultra Violet, basta saber dosar o uso da cor para deixar o ambiente aconchegante. 

Segundo a designer de interiores Cátia Bacellar, o tom desperta conforto. “É uma cor linda para decorar. Remete a madeira, campo e ao mesmo tempo provoca alegria. Ao contrário do que parece, é um tom quente e solar, não frio”, comenta. 

A dica de Cátia é apostar nos objetos, como almofadas e tapetes. Para os mais ousados, vale a pena investir em móveis, sofás e até paredes inteiras. Outra ideia  é usar o contraste e deixar o ambiente mais divertido, misturando o tom roxo com detalhes amarelos ou verdes.

Moda Para a estilista Carol Barreto, a cor evoca a espiritualidade e esbanja um ar cósmico, que deve ser bem aproveitado nas produções. “Na teoria dos 7 raios solares, a chama violeta é a da transmutação. Além disso é a cor de Nanã, orixá da sabedoria”, explica Carol.  O tom roxo azulado cai muito bem com jeans claro. Verde e cinza também ajudam a montar looks inteligentes. Se você busca algo mais alegre e chamativo, o Ultra Violet pode ser usado com cores quentes, como laranja e amarelo. Em blusas, dá destaque ao rosto. Já na parte de baixo o resultado é ainda melhor. “Por ser uma tonalidade escura, fica ótima em pantalonas e saias longas. O comprimento midi também cai bem”, observa a estilista. 

Peças inteiras, como um vestido liso e todo roxo, também ficam ótimas - principalmente se combinados com acessórios prateados.   

Beleza  Se engana quem acha que olho roxo é sinônimo de soco na cara. Pelo contrário, a cor nos olhos remete a alegria e vivacidade. Para a maquiadora  Giovana Leddomado, o tom pode ser usado através de duas técnicas: color block ou esfumado. 

Na primeira, a pálpebra é toda preenchida com a cor, que deve estar bem marcada. Já o esfumado é sutil, funciona para quem não quer ousar tanto e só busca dar um toque especial na produção.“Todo mundo pode e deve usar tudo, só precisa ter noção do efeito que está causando. Tem que estar confortável para segurar o look”, garante a maquiadora. 

Nos lábios é preciso ter atenção. O roxo é a cor complementar do amarelo, ou seja, um intensifica o outro e a boca escura pode deixar os dentes com aspecto amarelado. “Recomendo passar batom rosa no meio dos lábios, dando leves batidinhas. Isso minimiza o contraste”, informa Giovana.  

[[galeria]]