Rua Miguel Calmon, no Comércio, passará por obras de requalificação

Ordem de serviço será assinada nesta quinta-feira, às 9h30, pelo prefeito ACM Neto

  • D
  • Da Redação

Publicado em 15 de agosto de 2018 às 12:00

- Atualizado há um ano

. Crédito: Divulgação/Secom

A Rua Miguel Calmon vai passar por obras de requalificação. Além da rua, haverá a reforma da Praça Riachuelo, que fica em frente à Associação Comercial da Bahia. Ao todo, serão investidos R$ 4,3 milhões, com recursos fruto de financiamento junto à Caixa Econômica Federal. 

A ordem de serviço será assinada nesta quinta-feira (16), às 9h30, pelo prefeito ACM Neto. De acordo com a prefeitura, serão realizadas melhorias na pavimentação e serviços de macro e microdrenagem, além de implantação de ciclovia de 1,1km, desde as imediações do Mercado Modelo até a entrada do Pilar, e semáforos inteligentes. 

Além disso, a pavimentação das calçadas será modificada, que vão ganhar concreto lavado com detalhes em pedras portuguesas e itens de acessibilidade, como rampas, piso tátil e passagem de pedestres. 

A iluminação da rua será modificada, com a implantação de lâmpadas em LED. A prefeitura também vai plantar 90 árvores na região, de espécies de médio porte. O objetivo, de acordo com a prefeitura, é reduzir a emissão de carbono dos veículos que trafegam no local e garantir mais sombreamento. Na via, passam 2.160 automóveis e 276 ônibus por hora nos horários de pico.

A requalificação faz parte do projeto Ruas Completas, conduzido em todo o país pela Frente Nacional de Prefeitos (FNP) e a entidade World Resources Institute (WRI), em parceria com o Instituto Clima e Sociedade (ICS). Salvador é uma das 11 cidades beneficiadas pelo projeto, que visa implementar um novo conceito urbanístico e sustentável, baseado na distribuição do espaço de maneira mais democrática para as pessoas. 

O projeto é desenvolvido pela Prefeitura através da Secretaria de Mobilidade (Semob), Secretaria da Cidade Sustentável e Inovação (Secis), Fundação Mario Leal Ferreira (FMLF) e Transalvador. A medida é parte integrante do programa Salvador 360, eixo Centro Histórico. Projeção mostra como a rua vai ficar após ser requalificada (Foto: Divulgação/Secom) A fase de pesquisa será feita por alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Salvador (Unifacs), através de cooperação técnica com a Prefeitura. Antes da obra, vai ser realizado um levantamento de dados, por meio da aplicação de questionários com os cidadãos, para avaliar o que as pessoas acham da situação atual da rua. Outra pesquisa será feita após a conclusão das intervenções, para avaliar o nível de satisfação com o projeto. Dois anos após, um novo questionário vai ser apresentado aos cidadãos.