Rui Costa passa mais de 1 hora na fila antes de conseguir votar

Candidato do PT falou sobre a demora no local de votação e crescimento de Jair Bolsonaro na corrida presidencial

  • D
  • Da Redação

Publicado em 7 de outubro de 2018 às 13:25

- Atualizado há um ano

. Crédito: .

Nem Rui Costa escapou da fila de quase uma hora e meia no Colégio Duque de Caxias, na Liberdade. O governador chegou no local por volta das 10h20 e só conseguiu votar às 11h42. "Demorou por causa da biometria, muita gente não conseguiu identificar a digital. Mas o que importa é que exercemos a cidadania com uma votação em paz e tranquila,"  argumenta Rui Costa.Sobre as pesquisas que apontam sua vitória no primeiro turno, o candidato à reeleição preferiu manter os pés no chão. "Não falo de prognósticos. Só me cabe trabalhar e pedir votos dentro do período legal, o que fiz. Especulação é por conta da imprensa e dos institutos de pesquisa".Rui Costa também falou sobre a eleição presidencial e o crescimento de Jair Bolsonaro (PSL) nas pesquisas. O petista afirmou que “houve uma antecipação do comportamento do eleitor, que já migrou seus votos antes mesmo do segundo turno. Veja que Marina saiu de 12 para 3 pontos. Alckmin também despencou. Então, houve migração para outros candidatos. Mas entre os progressistas, isso não ocorreu".

Progressistas

O governador também comentou como deve ser o desempenho do PT e outros partidos de esquerda nas eleições para governo: "Os progressistas têm maioria do Nordeste, onde quase todos os estados são governados por esses e isso deve ser mantido. Nas outras regiões, só tinham Minas. Mas não tinha São Paulo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina... Então, o cenário não deve mudar. Mas, do que realmente precisamos, é criar uma unidade para que o Brasil retome a credibilidade internacional com paz e harmonia"."Os progressistas têm maioria do Nordeste, onde quase todos os estados são governados por esses e isso deve ser mantido".Para Rui, os próximos governantes, incluindo o presidente da República, devem tratar a segurança nacional como prioridade: "A solução não chegará se a ação continuar desarticulada entre os estados federados. As grandes quadrilhas são nacionais e internacionais. O tráfico é responsável por 75% dos homicídios e as correias de transmissão são internacionais. É preciso endurecer a pena contra o crime de homicídio. Na minha opinião, quem tira a vida de um ser humano não pode ter essa moleza que tem no Brasil".

Evangélicos

Rui falou também sobre a recente perda de votos de Haddad entre os evangélicos, apontada pelas pesquisas: "Isso aconteceu, em parte, porque houve notícias falsas envolvendo Haddad. Fiz ontem uma transmissão ao vivo pela internet com ele e falei de família, educação e opção religiosa. Alguém, por exemplo, me perguntou se Haddad era a favor do kit gay e disseram que ele não defende a família. Mas Haddad é casado com a mesma mulher há 30 anos e tem três filhos".