Rui fala em consenso na Assembleia e irrita Coronel e Leão

por Jairo Costa Júnior, com Luan Santos

  • D
  • Da Redação

Publicado em 20 de novembro de 2018 às 05:00

- Atualizado há um ano

. Crédito: .

Os dois maiores caciques do PP e PSD na Bahia saíram com nariz torcido ontem da reunião do conselho político do governo Rui Costa (PT). Apesar do fechamento de um acordo para que haja consenso entre as siglas da base na disputa pela presidência da Assembleia Legislativa, o vice-governador  João Leão (PP) e o senador Otto Alencar (PSD), que passaram os últimos dias trocando farpas por causa das eleições na Casa, não esconderam a insatisfação com o resultado do encontro. Líderes governistas presentes à reunião contam que a expectativa de ambos era que Rui interferisse na disputa em que os deputados Nelson Leal (PP) e Adolfo Menezes (PSD) despontam como favoritos.

Cautela e canja Porém, o governador evita favorecer um ou outro nome. Teme que a base rache e a oposição decida a disputa, assim como em 2017. O problema é que Leão exige mais espaço para o PP e Otto quer manter a qualquer custo o comando da Assembleia com o PSD, maior sigla da base.

Casca grossa Em meio à briga pelo controle da Assembleia, o próximo presidente, seja lá quem for, já tem um pepino para descascar. O Superior Tribunal de Justiça (STJ) manteve ontem a suspensão do concurso da Casa, que prevê a contratação de 123 servidores com salários de até R$ 4,8 mil. Na decisão, o ministro João Otávio de Noronha, presidente do STJ, diz que o caso deve ser levado à alçada do Supremo Tribunal Federal (STF). O edital para o certame havia sido suspenso pelo Tribunal de Justiça da Bahia no início deste mês, a cerca de 45 dias para a realização da prova, prevista inicialmente para 16 de dezembro.

E o dever de casa?  O veredito do governador Rui Costa de que não dará suplementação aos poderes Legislativo e Judiciário pode comprometer o pagamento da folha de dezembro. Os presidente da Assembleia,  Angelo Coronel (PSD), e do Tribunal de Justiça (TJ), Gesivaldo Britto, temem ainda não pagar o 13º, segundo parlamentares com trânsito no Palácio de Ondina. Procurado após o recado de Rui, o TJ informou que “desconhece, oficialmente, a questão”. Em viagem, Coronel deve conversar com o governador no retorno. 

Carro-pipa Ameaçado de sair da lista de patrocínios do governo do estado para eventos internacionais, o produtor baiano Robertinho Chaves buscou apoio da classe artística para a próxima Lavagem de La Madeleine, realizada em Paris desde 2001. A intenção é angariar recursos através de financiamento coletivo. Recentemente, Robertinho entrou em rota de colisão com a Bahiatursa por causa dos débitos do órgão referentes às últimas lavagens. Para receber, precisou da intervenção da ex-mulher de Caetano Veloso, a produtora Paula Lavigne. Coube a ela ligar para o governador Rui Costa e cobrar a verba.

Outro espinho Corre na Justiça Federal um novo processo contra o ex-ministro Geddel Vieira Lima. Quem viu diz que é de arrepiar."Não temos medo de uma política de coronelismo, não temos medo de perseguição", Gamil Föppel, advogado criminalista e candidato à presidência da OSAB da Bahia, em crítica ao rival, Fabrício Castro, ontem, durante debate da Rádio Metrópole"Nós não perseguimos ninguém, sabemos quem tem histórico disso, e não somos nós. Não estamos em uma guerra", Fabrício Castro, candidato da situação ao comando da OAB, em resposta às críticas do rival. No entanto, Castro fez mistério sobre a quem acusava de perseguição