Rui recua e convoca reunião para discutir fechamento de escolas

por Luan Santos

Publicado em 22 de novembro de 2018 às 15:55

- Atualizado há um ano

. Crédito: .

Diante da repercussão negativa em torno do possível fechamento de escolas estaduais, o governador Rui Costa (PT) recuou e decidiu convocar uma reunião com integrantes da Secretaria da Educação (SEC) para discutir o assunto. A convocação do governador ocorre após protestos realizados por alunos e professores de diversas unidades de ensino em Salvador, Feira de Santana e Itabuna que correm o risco de serem fechadas por decisão da pasta.

Integrantes da APLB-Sindicato, que discorda do fechamento, também devem ser chamados para o debate. O encontro deve ocorrer na próxima segunda-feira (26). Integrantes do governo ouvidos pela Satélite contaram que Rui ficou insatisfeito com a repercussão e vai pedir à SEC que aponte outras alternativas ao fechamento de escolas. Além disso, vai conversar com prefeitos para discutir a municipalização de algumas unidades. 

Na capital, entre as unidades fechadas estariam o Colégio Estadual Odorico Tavares, no Corredor da Vitória, e o Centro Estadual de Educação Magalhães Neto (Cea), nos Barris, que atende pessoas com deficiência. Em Itabuna, o Colégio Estadual Sesquicentenário estaria na lista. Professores, pais e alunos da unidade fizeram, recentemente, um abaixo-assinado para pedir a manutenção das atividades da escola.

Já em Feira, segunda maior cidade do estado, pelo menos quatro escolas estaduais correm o risco de terem as atividades encerradas. Entre elas estão as escolas estaduais Ubaldina Régis e Maria Quitéria. 

Protestos Protestos contra o fechamento das escolas e turmas foram realizados em Salvador ontem. O Colégio Victor Civita protestou na Avenida Vasco da Gama, na altura do Dique do Tororó, contra o fechamento da unidade. Pais, professores e alunos estiveram no local e questionaram a ação do estado. Protestro na Avenida Vasco da Gama do Colégio Victor Civita (Foto: Marina Silva / CORREIO) Assim como na Avenida Vasco da Gama, protestos escolares também foram identificados pela Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador) na Avenida Luiz Tarquínio, no bairro de Roma.

Uma Assembleia Geral foi convocada pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado da Bahia (APLB) para a próxima terça-feira (27) às 9 horas no Ginásio dos Bancários.

A reestruturação da rede será discutida e pontos específicos como enturmação, fechamento de turmas e a desativação das escolas será abordado na reunião. O calendário letivo de 2019 também será discutido. 

Um ato contra o fechamento de escolas também será realizado na segunda-feira (26) às 9h em frente à Secretaria Estadual de Educação (SEC), no Centro Administrativo da Bahia. O ato foi convocado pela APLB.