Rui vai reunir base após viagem para discutir liderança da Assembleia

por Luan Santos

  • D
  • Da Redação

Publicado em 7 de novembro de 2018 às 05:00

- Atualizado há um ano

. Crédito: .

O governador Rui Costa (PT) vai reunir sua base aliada após retornar de  viagem para discutir as eleições para a presidência da Assembleia Legislativa  da Bahia (Alba) e tentar acalmar os ânimos entre os aliados. Enquanto os  deputados Adolfo Menezes (PSD), Rosemberg Pinto (PT) e Nelson Leal (PP)  se articulam para suceder Angelo Coronel (PSD) a partir do próximo ano,  líderes partidários tensionam a disputa ao reivindicarem a prioridade para  suas legendas. Lideranças do PP dizem que não abrem mão da vaga e que  haveria um acordo para a eleição de Coronel com o PSD, que nega qualquer  trato neste sentido. Na reunião, Rui pretende ouvir os partidos e “pedir calma”, segundo apurou a Satélite, já que ainda faltam dois meses. O governador já teria avisado, inclusive, que não pretende intervir na disputa. 

Campanha Por enquanto, os três deputados seguem atrás de apoio dos colegas. O deputado Alex Lima (PSB), que também se movimentava, não conseguiu avançar e deve ficar fora da disputa.

Papo reto Quem já conversou com Rui sobre o assunto foi Adolfo Menezes, que avisou  ao governador que tocaria sua campanha. “Disse que o PT já está em  campanha e eu me movimentaria também para não chegar atrasado. Ele disse  que não tinha problema. Falam que o PSD tem muita coisa (no governo). Mas  o PT tem tudo, né? Tem o governo...”, disse o deputado, que tem o apoio do ex-presidente Marcelo Nilo (PSB). 

Apuração O possível fechamento para reforma do Hospital Especializado Octávio Mangabeira, no Pau Miúdo, entrou na mira do Ministério Público estadual (MP). O órgão abriu uma investigação para apurar se a desativação temporária da unidade não vai gerar prejuízo a pacientes internados, além daqueles que possam necessitar do serviço especializado. 

Único A apuração do MP, oficialmente aberta na última quinta-feira, decorre do fato de o hospital ser o único especializado no tratamento de doenças respiratórias na Bahia.

'Fora Cuma' Após perder aliados e entrar em rota de colisão com a Câmara de Vereadores,  o prefeito de Itabuna, Fernando Gomes (sem partido), vai ser alvo de um  protesto na próxima sexta-feira. Chamado de “Caminhada Fora Cuma” (como é chamado o prefeito), o movimento é organizado por vereadores da oposição e pede a abertura de uma Comissão Especial de Investigação contra o político na Câmara. 

Devolução O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) determinou que a direção estadual do PRP devolva R$ 95,5 mil oriundos de fontes proibidas e não identificadas. Na decisão, o juiz Rui Carlos Barata Lima Filho aponta três responsáveis pelas contas do partido, entre eles o atual presidente estadual da sigla, Alexandre Marques. "A prioridade tem sido sempre o esporte de alto rendimento. Talvez com Educação, Cultura e Esporte juntos no mesmo ministério, o esporte na escola seja prioridade e se consiga melhorar o retorno sobre o investimento público no esporte, beneficiando especialmente crianças e adolescentes", Pedro Trengrouse, Professor da Fundação Getúlio Vargas (FGV), ao ressaltar que a Constituição reúne educação, cultura e esporte no mesmo capítulo e determina que o Estado destine recursos prioritariamente ao esporte educacional