Rússia busca laços pragmáticos com EUA e ordem mundial "pós-Ocidente"

mundo
18.02.2017, 15:01:00
Atualizado: 18.02.2017, 15:04:17

Rússia busca laços pragmáticos com EUA e ordem mundial "pós-Ocidente"

Declaração do ministro de Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, foi dada horas após o vice-presidente dos EUA dizer que irá responsabilizar a Rússia por seus atos

 

O ministro de Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, afirmou neste sábado que Moscou pretende buscar uma relação "pragmática" com os Estados Unidos, bem como uma "ordem mundial pós-Ocidente".

O dirigente discursou à Conferência de Segurança de Munique horas após o vice-presidente dos EUA, Mike Pence, dizer que irá responsabilizar a Rússia por seus atos mesmo com a busca de uma relação mais amistosa por parte da Casa Branca.

Segundo Lavrov, a Rússia quer "relações pragmáticas, de respeito mútuo, compreensão sobre nossa responsabilidade especial para a estabilidade global".

"Temos imenso potencial que ainda não foi atingido, e estamos abertos para isto na mesma medida em que os EUA se mostrarem abertos."

Mais genericamente, Lavrov afirmou esperar que "líderes responsáveis" decidam criar uma "ordem mundial justa - se quisermos, podemos chamá-la de ordem mundial pós-Ocidente". Com Associated Press.

***

Em tempos de coronavírus e desinformação, o CORREIO continua produzindo diariamente informação responsável e apurada pela nossa redação que escreve, edita e entrega notícias nas quais você pode confiar. Assim como o de tantos outros profissionais ligados a atividades essenciais, nosso trabalho tem sido maior do que nunca. Colabore para que nossa equipe de jornalistas seja mantida para entregar a você e todos os baianos conteúdo profissional. Assine o jornal.


Relacionadas