'Sabemos que Claire era amada em todo o mundo', diz fundação

Youtuber que morreu aos 21 anos era famosa por compartilhar mensagens positivas sobre sua doença

Publicado em 4 de setembro de 2018 às 10:35

- Atualizado há um ano

. Crédito: .

A youtuber americana Claire Wineland ficou famosa por compartilhar em seu canal mensagens positivas e realistas sobre a fibrose cística, doença que a acompanha desde o nascimento. "Nós sabemos que Claire era amada em todo o mundo", diz comunicado no perfil oficial da jovem artista que morreu aos 21 anos. "Ela era uma faísca de inspiração e alegria, não é?", continua o texto publicado na noite desta segunda-feira (4).

Autora do livro "Every Breath I Take, Surviving and Thriving with Cystic Fibrosis" ("Cada suspiro que dou, sobrevivendo e prosperando com a fibrose cística", em tradução livre), publicado em 2012, Claire morreu na noite de domingo (2), uma semana depois de ser submetida a um transplante de pulmão. A cirurgia aconteceu no dia 26 de agosto e foi considerada bem-sucedida, mas a youtuber sofreu um acidente vascular cerebral.

"Esta foi possivelmente a notícia mais difícil que eu já tive sobre alguém que eu nem conhecia", lamentou um seguidor. "Eu sou grato por ela ter compartilhado momentos incríveis com seus seguidores, mas eu estou com o coração partido por isso. Claire era uma pessoa realmente incrível, e o mundo é sempre um pouco mais vazio sem ela. Minhas condolências à sua família", continuou.

A jovem ativista foi diagnosticada com a doença, que causa o acúmulo de muco nos pulmões e em outras áreas do corpo, desde seu nascimento. O assunto sério sempre foi compartilhado de forma positiva e realista por Claire que, em 2017, fez uma palestra no TEDx Talk e falou sobre a importância da autoestima quando se sofre com uma doença que encurta a vida.

“A vida não é sobre estar feliz. É sobre o que você está fazendo com sua vida e se você pode encontrar um profundo orgulho sobre quem você é e o que você está entregando”, disse ela durante o evento. “A morte é inevitável. Viver uma vida da qual podemos nos orgulhar é algo que podemos controlar ”, disse em outro momento de sua trajetória.

Durante seus últimos minutos de vida, Claire estava acompanhada por sua mãe Melissa Yeager e por seu pai John Wineland. “Ela não estava com nenhuma dor e a equipe médica afirmou que foi a morte mais pacífica que eles já presenciaram”, detalhou a mensagem postada em sua página oficial no Facebook.

"Nós sabemos que Claire era amada em todo o mundo. Suas orações, apoio e palavras encorajadoras, têm sido uma enorme fonte de força para ela e sua família. Obrigado do fundo dos nossos corações", continuou a mensagem.

Confira o comunicado na íntegra:

Ontem à noite às 18:00, Claire Wineland, nossa inspiradora fundadora, faleceu. Ela não sentia dor e a equipe médica disse que foi a passagem mais pacífica que eles já presenciaram.

Ela estava cercada de amor e com sua mãe Melissa Yeager e pai John Wineland; Eles a viram neste mundo para sua primeira respiração e estavam com ela por último.

Ela sofreu um grave derrame em 26 de agosto após um transplante de pulmão duplo bem sucedido. O derrame foi causado por um coágulo sanguíneo. Após uma semana de cuidados intensivos e vários procedimentos de salvamento, ficou claro que era a hora de Claire ir.

Ontem, a família de Claire e alguns amigos muito chegados se despediram e ofereceram apoio à família.

Na moda de Claire, ela é doadora de órgãos. A notável família de Claire estava tão feliz pelas outras famílias que agora recebiam as ligações que o órgão que esperavam havia agora disponível para transplante. Eles haviam recebido o telefonema apenas uma semana atrás.

Nós sabemos que Claire era amada em todo o mundo. Suas orações, apoio e palavras encorajadoras, têm sido uma enorme fonte de força para ela e sua família. Obrigado do fundo dos nossos corações pelo seu enorme e surpreendente derramamento de amor.

Estamos pedindo para, por favor, dar a privacidade da família neste momento. Eles compartilharam tão generosamente a linda jornada de Claire com todos nós, mas agora é a hora de lhes dar alguma paz do centro das atenções públicas. Eles surgirão eventualmente, mas, por favor, dê-lhes tempo para aceitar a morte de seus familiares.

Em vez de flores, a família está pedindo doações para a fundação de Claire.

A Claire’s Place Foundation está comprometida em defender o legado de Claire, ajudando as famílias com Fibrose Cística em necessidade.

Nas palavras de nossa preciosa fundadora Claire Wineland: “A morte é inevitável. Viver uma vida da qual podemos nos orgulhar é algo que podemos controlar ”.

Você com certeza deixou todo mundo orgulhoso de você, Claire!

Ela era uma faísca de inspiração e alegria, não é? Descanse em paz Sweet Warrior Claire, vamos continuar de onde você parou.

Abraça seus entes queridos perto, Laura

Laura McHolm presidente do Conselho Fundação Claire's Place