Saiba como chip em cães ajudou a desvendar o desaparecimento do ator Jeff Machado

Os restos mortais da vítima foram encontrados dentro de um baú, enterrado e concretado a dois metros de profundidade

  • D
  • Da Redação

Publicado em 25 de maio de 2023 às 12:15

- Atualizado há 10 meses

. Crédito: Reprodução/Redes Sociais

A localização de cães da raça Setter, pertencentes a Jeff Machado, em diferentes locais do Rio de Janeiro foi essencial para desvendar o mistério em torno do desaparecimento do ator, de 44 anos. Os restos mortais da vítima foram resgatados no dia 22 de maio em um baú enterrado no bairro de Campo Grande, na Zona Oeste do Rio. Jeff estava desaparecido desde 28 de fevereiro. 

A desfecho do caso começou no dia 30 de janeiro, quando o primeiro dos oito cães do ator, denominado Cazuza, foi encontrado abandonado pelas ruas do bairro de Santa Cruz, na Zona Oeste da cidade. Os cães de Jeff têm nomes de ídolos da MPB, segundo o g1. 

Veja também: Vídeo mostra polícia desenterrando baú com corpo do ator Jeff Machado

Mãe de Jeff Machado diz que criminosos o enganaram com promessa de novela da Globo

Ao encontrar Cazuza, uma moradora da região contactou a ONG Indefesos, comunicando o estado do animal, que parecia muito cansado. No dia 31 de janeiro, outro cão, Vinícius de Moraes, foi encontrado em situação semelhante à de Cazuza. 

No dia seguinte, 1 de fevereiro, foram achados ainda Nando Reis e Tim Maia. O "despejo" de cães da raça começou a despertar a atenção. Foi quando uma amiga da ONG informou na página deles que a raça é mais restrita no Brasil e que os criadores costumam usar chips de identificação em seus animais. Até então, o ator não era dado como desaparecido. 

A situação mudou após a leitura de dados dos chips instalados nos animais. Todos os cães pertenciam ao ator, que começou a ser procurado para resgatar os bichos ou ser responsabilizado pelo abandono. Uma pessoa chegou a contactar a ONG por meio do WhatsApp. Ela alegou ser a tutora dos animais, pois o dono estaria em viagem. Conforme o relato do suposto tutor, os cães teriam fugido. 

No dia 3 de fevereiro foram achadas as cadelas Elis Regina, em Paciência, também na Zona Oeste, e Rita Lee, essa já sem vida, vítima de um atropelamento, no mesmo bairro.

Ainda segundo a publicação, no dia 4, foi a vez de Caetano Veloso ser localizado, em Campo Grande, mesmo bairro em que foi encontrado o corpo de Jeff. O animal estava bastante machucado. Gilberto Gil nunca foi encontrado.

Com a identificação dos animais, a família do ator também descobriu que não era Jeff quem estava falando com ele via WhatsApp nas últimas semanas. A mãe do ator, Maria das Dores, já desconfiava do modo de se expressar da pessoa, mas não tinha como provar que não era o seu filho e que ele estava, de fato, desaparecido. Os locais onde os cães foram encontrados também deu pistas à polícia na procura.

Os restos mortais do ator foi encontrado no dia 22 de maio, em um baú, que pertencia a ele e foi retirado de sua casa. A informação consta na investigação da Delegacia de Descoberta de Paradeiros (DDPA). O corpo estava com os pés e mãos amarradas, concretados a dois metros de profundidade em um terreno na Rua Itueira, em Campo Grande, Zona Oeste do Rio. A identificação só foi possível através da análise das digitais de Jeff no IML.