Saiba como deixar a entrada de casa mais charmosa com dicas simples

Dê um tchan no caminho entre o portão e a porta e encante suas visitas

  • Foto do(a) author(a) Victor Villarpando
  • Victor Villarpando

Publicado em 5 de abril de 2016 às 08:30

- Atualizado há um ano

A entrada da casa da estilista Candida Specht tem detalhes que dão mais vida ao espaço: madeira, plantas, banco, cores e caminhos com texturas (Foto: Angeluci Figueiredo/CORREIO)Muro“Pode-se pintar o muro com uma cor inusitada. Além de aconchegante, gera um bom pano de fundo para o jardim e as plantas”, diz o arquiteto Gabriel Magalhães. Outra ideia pra arrasar na primeira impressão é substituir o muro. “Uma grade de vidro e metal traz mais luz e aumenta a sensação de espaço”, conta ele.

Grade"Utilizar um gradil com um projeto diferenciado ou em madeira enobrece a entrada”, afirma o arquiteto Guido Ramos. Um desenho fluido pode fazer a diferença. “Um gradil inusitado foge da típica grade de segurança, com temas florais, por exemplo. Prefira aço ou aço inox”, aponta Gabriel.Pergolado“Para dar sombra no caminho entre o portão e a casa, uma passarela coberta é boa opção. O pergolado é de fácil execução e pode ser coberto para evitar a chuva”, pontua o arquiteto. Dá para usar bambu, aço, eucalipto, concreto... Para uma cobertura verde, é só plantar maracujá, hera ou bougainville.

ToldoUm toldo sobre a porta protege de intempéries. “E um modelo com listras deixa a fachada mais charmosa”, sugere Gabriel.

Gambiarra de lâmpadas  O espaço até a porta pode ser iluminado por uma gambiarra. “É uma ideia barata, que pode ser feita em casa”, fala Gabriel. No Youtube tem vários tutoriais. Acesse: correio.vc/dFG.Chão  “Os caminhos com pedaços de pedras ajudam a criar uma entrada atrativa. Pode ser granito bruto, chapas de São Tomé e pedra portuguesa”, diz Guido. Opções mais baratas são cacos de telhas.

Jardim  “Gera sombra, frutas, temperos, atrai aves, deixa o terreno permeável e evita alagamentos”, enumera Guido.

Água “Fonte ou espelho d´água podem melhorar o calor”, afirma Gabriel.

Ocupe“Use o espaço não apenas para passagem. Invista em móveis com estofados náuticos e fibras artificiais”, orienta Guido.