Saiba como escolher o melhor imóvel para a compra

O comprador precisa analisar quanto pode gastar e, em seguida, identificar qual a tipologia que necessita

  • D
  • Da Redação

Publicado em 3 de maio de 2018 às 07:20

- Atualizado há um ano

. Crédito: Shutterstock

A compra de um apartamento é, para muita gente, a decisão da vida. A garantia de um teto próprio, sem pagar aluguel, é animadora. Mas a grande expectativa para a nova aquisição pode trazer muitas frustações se não for pensada com cautela. “Prudência e razão são as melhores dicas para este momento”, assegura o educador financeiro Ângelo Guerreiro.

A dica mais valiosa é saber exatamente o que cabe no seu bolso. A compra de um imóvel não combina com ansiedade e, por isso, precisa ser colocada na ponta do lápis. De início, vale considerar qual o valor máximo que poderá gastar com o novo bem. Ter consciência da sua capacidade de compra é fundamental.  “Mas não pode deixar de contar com as parcelas, o valor para mobiliar e os impostos que terão que ser pagos. O tamanho, a dimensão, os itens e a localização estão, de certa forma, subordinados ao limitador financeiro”, garante.

E mesmo quem está com uma folga de dinheiro, vale a dica de comprar o que realmente precisa. Analise quantidade de cômodos necessários, se fará home office ou irá utilizar a casa apenas para descanso, se prefere empreendimentos com mais itens de lazer para receber amigos, etc. Vale analisar cada item com racionalidade. “O imóvel é algo que você usa para o seu bem, o seu conforto, você não usa para gerar dinheiro. Por isso, compare o que você demanda, porque o tamanho implica também em mais imposto para pagar e mais espaço para decorar, dentre tantas outras coisas”, alerta Ângelo Guerreiro.

.diviframe {width:100%; height:290px; background-color: #f5f5f5;; margin-bottom: 20px;} .content {width:300px !important; height:250px; margin: 0 auto;} .banner {width:300px !important; height:250px; border:0;margin-top:20px;} Após saber quanto pode gastar e o que de fato precisa no empreendimento, chegou o momento de ir a campo. “Indico observar pelo conjunto. Vale considerar, por exemplo, um empreendimento que tem uma metragem bacana, que pode não ser dos maiores, mas que tem diversos itens de lazer. É importante observar também a divisão interna do apartamento. Às vezes um apartamento de 57 m² pode dar a impressão de ser maior do que um com 65 m². Já cansei de ver isso. Por isso, olhe tudo, não apenas a metragem”, aconselha o corretor de imóveis Eric Pereira. 

Feirão da Caixa Diante do grande volume de ofertas, o consumidor precisa se preparar para escutar as propostas, anotar o que mais se interessou, refletir, comparar e, então, efetivar a compra. Uma boa oportunidade para esta pesquisa são os feirões de imóveis, como o que vai acontecer neste fim de semana, de 4 a 6 de maio, no Shopping da Bahia, em Salvador. Promovido pela Caixa, o feirão trará cerca de onze mil imóveis novos e usados de 52 empresas.

“Vá olhar tudo. Pode ter coisas lá que lhe surpreendam positivamente. E se você se sentir inseguro, sugiro que visite o local do empreendimento, analise um apartamento decorado e tire todas as suas dúvidas com o correto. Você vai carregar o ônus e o bônus da aquisição para o resto da vida. Decida pelo imóvel que você se sentir confortável”, indica o educador financeiro.

Oportunidade Durante o feirão, a JVF estará oferecendo três empreendimentos no Cabula - Adorato Cabula, Allegri Cabula e Vivace Cabula VI - com descontos de até 20% para pagamentos à vista. Outras vantagens serão oferecidas aos clientes. Os apartamentos vendidos no feirão serão entregues com kit porcelanato e armários em todos os ambientes. Além disto, será possível utilizar o FGTS para parte do pagamento, assim como o cliente terá a garantia de poupança fixa das parcelas pagas entre a assinatura do contrato e a entrega das chaves, sem susto com possíveis reajustes por conta da inflação. No Feirão da Caixa, os imóveis Allegri Cabula, Adorato Cabula e Vivace Cabula VI estarão com ofertas especiais (Divulgação)

O Estúdio Correio produz conteúdo sob medida para marcas, em diferentes plataformas.

Assinantura Estudio Correio
O Estúdio Correio produz conteúdo sob medida para marcas, em diferentes plataformas.