Saiba como estão os últimos preparativos nos estádios da Bahia

Bola volta a rolar com novos protocolos de saúde e segurança

  • D
  • Da Redação

Publicado em 21 de julho de 2020 às 15:53

- Atualizado há um ano

. Crédito: Lucas Figueiredo/CBF

Os estádios da Bahia já estão prontos para a nova realidade do futebol. Após quatro meses sem jogos, as arenas estaduais voltam a receber o esporte, com partidas da Copa do Nordeste e do Campeonato Baiano. Para isso, protocolos de saúde e segurança foram elaborados e serão postos em prática com o objetivo de evitar a propagação do novo coronavírus.

Uma das medidas foi, justamente, escolher sede única para o torneio regional, que será todo disputado na Bahia, com jogos em Salvador, Feira de Santana, Riachão do Jacuípe e Mata de São João. Somam-se a essas cidades os municípios de Juazeiro e Vitória da Conquista, que sediarão o Baianão. Assim, 17 confrontos acontecerão em oito estádios no estado somente nesta semana.

Entre as medidas para que os jogos aconteçam está a testagem de todos os jogadores, membros de comissão técnica e diretoria dos clubes para a covid-19.

No caso da Copa do Nordeste, a CBF contratou o Hospital Israelita Albert Einstein, de São Paulo, para a realização dos exames, integralmente custeados pela confederação. Eles já foram realizados nas 14 equipes envolvidas, antes delas iniciarem seu deslocamento para a Bahia no caso dos times de fora. Também foram testados árbitros e assistentes. Dois clubes restantes, Imperatriz e Frei Paulistano tiveram seu jogo cancelado por não terem mais chances de classificação. Jogador do América-RN tem a temperatura medida ao chegar no Barradão (Foto: Lucas Figueiredo/CBF) Os estádios estão passando por processo de higienização e terão estrutura para medir temperatura de todos os envolvidos nas partidas, sinalizações para o distanciamento entre atletas e integrantes das comissões técnicas no banco de reservas e totens de álcool em gel em pontos estratégicos. Estádio de Pituaçu passou por processo de higienização (Foto: Marcus Carneiro/Sudesb) O transporte também passará por mudanças, com as delegações tendo que seguir um protocolo determinado pela CBF. O processo inclui a higienização do ônibus utilizado, espaçamento mínimo de duas fileiras (alternadas entre as colunas), além do uso de máscaras e álcool gel na entrada e saída do veículo. O Barradão já recebeu pontos de álcool em gel em locais estratégicos (Foto: Lucas Figueiredo/CBF) A torcida não poderá estar presente em nenhum dos jogos. Inclusive, é uma preocupação das autoridades responsáveis a possível aglomeração em torno dos estádios durante a realização das partidas. Os fãs de futebol não vão ter qualquer acesso aos estádios, que estarão com portões fechados. CT de Praia do Forte, assim como os outros estádios, não receberá torcida (Foto: Yordan Bosco/Prefeitura de Mata de São João) Os jornalistas que farão a cobertura dos duelos também terão que seguir protocolos rígidos de segurança. Só terão acesso ao gramado as equipes técnicas das detentoras de direitos de transmissão. Os outros profissionais ficarão nas arquibancadas respeitando o distanciamento social. As entrevistas com jogadores e treinaores, por sua vez, serão enviadas pelas assessorias dos clubes. Em Pituaçu, vestiários também foram higienizados (Foto: Marcus Carneiro/Sudesb) A restreia do futebol na Bahia será nesta terça-feira (21), às 20h, com o duelo entre Fortaleza e América de Natal pela última rodada da fase de grupos do Nordestão. Os outros seis jogos para o encerramento da fase classificatória serão realizados na quarta-feira (22), todos também às 20h.

O Bahia já está garantido nas quartas de final e pega o Náutico, que ainda luta por uma vaga, em Pituaçu. Já o Vitória enfrenta o Botafogo-PB no Joia da Princesa, em Feira de Santana, e só precisa de empate para avançar, resultado que também é suficiente para a equipe paraibana.

O Baianão será retomado na quinta-feira (23), com cinco partidas simultâneas às 16h. A dupla Ba-Vi encara, respectivamente, o Atlético de Alagoinhas, em Pituaçu, e o Bahia de Feira, no Barradão. Completam a 8ª rodada Fluminense de Feira x Jacuipense, no Joia da Princesa; Jacobina x Doce Mel, na Arena Cajueiro, também em Feira; e Juazeirense x Vitória da Conquista, no Adauto Moraes, em Juazeiro.