Saiba como os hackers invadiram o celular de Moro, de acordo com o MPF

Invasores utilizaram uma 'vunerabilidade de rede' do Telegram para realizar a ação

Publicado em 24 de julho de 2019 às 14:48

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Agência Brasil

Os hackers teriam invadido o celular de Sergio Moro através de uma "vulnerabilidade de rede" do aplicativo Telegram. Isto é o que explica o Ministério Púlbico Federal. 

Para ter acesso ao celular das vítimas e clonarem os números telefônicos, eles realizavam ligações "falsas". “As chamadas em que o número de origem é igual ao número de destino são direcionadas diretamente para a caixa postal, sem necessidade de inserção de senha para acesso ao conteúdo gravado”, explica Wellington Divino Marques de Oliveira, procurador da República, em despacho.

tendo conhecimento da falha, os criminosos utilizaram um programa que permite a edição do número que efetua a ligação, burlando o sistema de identificação de chamadas.

Os suspeitos teriam comprado a tecnologia da empresa BRVoz, segundo as investigações. “Assim, é possível utilizar computador, celular ou mesmo um telefone convencional para fazer ligação “, detalha o procurador. Os clientes da BRVoz devem pagar um plano por meio de boleto bancário.

E os dados da BRVoz que levaram os investigadores da Polícia Federal aos suspeitos. Eles utilizaram os endereços disponibilizados para identificá-los.