Saiba como se preparar para a chegada do primeiro bebê

Das questões práticas às emocionais, a maternidade exige uma atenção especial desde a descoberta da gravidez

  • D
  • Do Estúdio

Publicado em 21 de janeiro de 2019 às 12:13

- Atualizado há um ano

. Crédito: divulgação

Preparar a casa e o coração para receber um bebê é empolgante, mas muito trabalhoso, sobretudo quando vai ficando bem pertinho do dia do parto. Para os pais de primeira viagem, escolher o enxoval e organizar tudo que o pequeno vai precisar ao nascer é ainda mais difícil.

“Nessa fase inicial, a chegada de um bebê, e tudo que está relacionado a ele, gera muito pânico, por ser algo novo e desconhecido. A família que está se formando também precisa de uma rede de apoio com cuidadores, avós e amigos para tornar essa chegada suave e tranquila”, aconselha a pediatra Carolina Freire Costa.

Os cuidados devem acontecer desde a descoberta da gravidez. “É importante cuidar da alimentação da gestante e futura nutriz para garantir um bebê saudável. Além disso, o pediatra para acompanhar também pode ser escolhido antes do nascimento para que a primeira consulta aconteça 48 horas após a alta”, explica a médica. O acompanhamento pediátrico é importante para a saúde da criança (Foto: divulgação) Essas consultas devem ser mensais até 12 meses para que a família tenha orientação sobre a amamentação, ganho de peso, comportamento, desenvolvimento neurológico, orientações sobre os cuidados com o umbigo, banho, rotina de sono e vacinas. No dia-a-dia, cada minuto é um aprendizado que requer serenidade e consciência para que todo o processo seja mais suave e tranquilo.

“A dedicação precisa ser total. A rotina é pesada... Amamentação, banho, fraldas, choros... Sugiro que procure estabelecer uma rotina de vocês e conte também com toda ajuda que puder. Fazer tudo sozinha é desumano!”, relata a administradora Luiza Araújo, mamãe de primeira viagem que deu à luz a Matias agora em janeiro.

Confira abaixo quatro dicas da OitoBaby para garantir uma maternidade com plenitude, sem excessos e com mais consciência. Além disto, a loja, que há 25 anos auxilia as famílias a tornar este momento ainda mais mágico, preparou uma lista completa do que é preciso para montar o enxoval do bebê.

1 – Saiba filtrar as opiniões

Nasce o primeiro bebê da família e, junto com ele, muitas comemorações. É neste momento também que surgem amigos, parentes e até desconhecidos que querem ajudar ou dar opinião na criação. É preciso filtrar? “Com certeza! Muita coisa mudou, evoluiu... facilidades que nossas mães não tiveram! Além do que, você ouve informações contraditórias o tempo todo!”, conta Luiza Araújo, mamãe de primeira viagem que teve deu à luz neste mês ao pequeno Matias.

Para a pediatra Carolina Freire Costa, é preciso mesmo ponderar cada interferência. “Acredito que uma boa relação com o pediatra suavize essas informações. Muitos comentários são pertinentes, outros não. É importante ter um profissional de confiança para tirar dúvidas e avaliar a realidade de cada família”, aconselha a médica.

2 – Prepare o corpo e a casa para a amamentação A almofada ajuda no processo da amamentação (Foto: divulgação) O aleitamento materno é de extrema importância para a saúde, o crescimento e desenvolvimento dos bebês. Promove um estado imunológico mais forte e previne doenças, além de oferecer um forte vínculo entre mãe e filho.

Mas a amamentação exige preparos do corpo e, também, da mente. “Sem dúvida, o momento mais desafiador é a amamentação! É um mundo completamente novo, uma rotina desafiadora, que requer muito da mãe”, destaca a mãe de Matias.

Algumas dicas são fundamentais para que o aleitamento materno seja mais suave e prazeroso, segundo a pediatra Carolina Freire Costa. “Manter uma alimentação saudável durante gestação e pós-parto, com acompanhamento de nutricionista, fazer cursos de amamentação com equipe de enfermagem especialista e preparar a mama e envolvimento do parceiro no apoio à amamentação”, destaca a especialista.

Para ajudar no processo, Luiza utiliza poltrona e almofada de amamentação. “A almofada ajuda muito, mas é importante que seja uma apropriada, cheinha/firme, pra que realmente dê sustentação”, aconselha a mamãe, que tem amamentado regularmente o filho. 

Algumas mães, no entanto, têm um pouco mais de dificuldade na produção do leite. “Se a produção não está adequada, existem medicações naturais, chás, medicamentos orais ou o spray de ocitocina que ajudam muito na produção. É importante que seja prescrito e orientado por médico ou equipe de amamentação”, ressalta a pediatra.

3 - Aceite ajuda de profissionais

Foi um divisor de águas na gravidez da administradora Luiza Araújo ser acompanhada por profissionais especializados em maternidade antes e depois do parto. “São extremamente importantes nas duas situações, porque é muita informação para administrar. A consultoria pós-parto é essencial, pois na prática fica mais fácil de absorver as orientações, fora que você provavelmente já estará com vários sintomas e dúvidas, como, por exemplo, como pega correta, peito inchado, bico machucado etc. Indico que utilize, também, toda tecnologia disponível atualmente, como bombas de tirar leite, laserterapia - se o bico ficar rachado, gel de silicone, compressas etc. Me ajudou e tem ajudado muito”, sugere. As bombas de tirar leite são indicadas durante as consultorias pós-parto (Foto: divulgação) 4 – Faça uma lista do enxoval

Do berço às fraldas. Tudo faz parte do enxoval. E para não esquecer de nada que é importante, vale a pena fazer uma listinha e ir riscando cada vez que for comprando os itens(você pode conferir uma lista clicando aqui. Organizar as demandas ajuda também a evitar esperdiço, inclusive em itens de higiene. 

E o que não pode faltar? “Muitas fraldas de pano. Usa muito para segurar o bebê no ombro, para cobrir o trocador, cobrir a almofada etc. Além disto, suja bastante, seja de leite, de xixi ou às vezes até de coco! Legal ter fraldas de diferentes tamanhos. Se dormir no ar condicionado, sugiro ter mantinhas. Uma mais grossinha também é bacana para cobrir por cima de tudo, porque a criança sente mais frio que o adulto! Sugiro, também, meinhas para dormir, além de roupinhas frescas para o verão”, dispara Luiza Araújo, mãe do pequeno Matias, nascido no último dia 9. Acessórios que transmitam a mesma sensação do útero materno são importantes para os pequenos (Foto: divulgação) Quando ainda estão bem pequenininhos, é bacana ter um ninho para colocar dentro do berço ou acessórios que transmitam aos pequenos a mesma sensação do útero materno. Vale lembrar que na barriga da mãe o bebê fica todo compacto e que, por isso, ele precisa se acostumar aos poucos com o tamanho de um berço. Produtos como estes podem ser encontrados na loja física da OitoBaby ou no e-commerce oitobaby.com.br.

Assinantura Estudio Correio
O Estúdio Correio produz conteúdo sob medida para marcas, em diferentes plataformas.