Saiba quais principais dúvidas e dicas sobre crédito

Banco do Nordeste fomenta o empreendedorismo com recurso e orientação

  • Foto do(a) author(a) Victor Lahiri
  • Victor Lahiri

Publicado em 26 de novembro de 2017 às 09:49

- Atualizado há um ano

 A 6ª edição do CORREIO Encontros também foi a oportunidade ideal para que  os  empreendedores, ou futuros empreendedores, amedrontados pelo relacionamento com instituições bancárias tirassem dúvidas e avaliassem a possibilidade de terminar 2017 impulsionando os investimentos. Durante aproximadamente uma hora, mais de 20 participantes buscaram esclarecimentos  com o BNB.

A proprietária da oficina automecânica e comércio de peças automotivas JCN Autocenter, Miriam Conceição, quer ampliar a estrutura e está começando a analisar as possibilidades de crédito. “Os juros em geral assustam, acho que antes de solicitar a gente precisa estudar as possibilidades e avaliar se vale mesmo a pena”, ressalta.

Para a especialista do BNB Helijulene Alcântara, o investimento vale a pena, contudo deve-se considerar o valor correto. “É importante ter foco no planejamento do negócio. Se o empreendedor souber onde investir, terá um negócio sempre equilibrado, conseguindo honrar o empréstimo e não se tornando refém dos juros”, explica Helijulene.

Já a costureira Alaíde Pereira, que possui uma loja de confecções no bairro,  já buscou crédito anteriormente, mas reclamou dos valores restritos impostos pela instituição financeira. 

“Sou MEI há quatro anos e há três meses peguei um empréstimo no banco, pois precisava investir em alguns equipamentos, mas fiquei surpresa, pois o limite foi muito baixo. Minha participação aqui foi exatamente para descobrir se tenho como flexibilizar esses limites”, questionou.

Como o dinheiro é o “produto comercial do banco”, Helijulene explicou que a cerimônia de empréstimo é uma relação de confiança, logo, a ampliação dos limites é gradual. “Hoje, em todo o país, o  quadro de inadimplência é grande, por isso o banco se reserva a limitar os valores iniciais do microcrédito. Contudo, no BNB,  buscamos desburocratizar através da orientação, assim as concessões crescem mais rapidamente”, afirma.

Mais sobre o Crediamigo De olho na promoção do desenvolvimento econômico, o Banco do Nordeste criou, há 18 anos, o Crediamigo, programa de Microcrédito Produtivo Orientado da América do Sul, que facilita o acesso a recursos para investimento em oportunidades empreendedoras, beneficiando microempresas, enquadradas como Microempreendedor Individual, Empresário Individual, Autônomo ou Sociedade Empresária.

O programa oferece crédito em grupo solidário ou individual. No grupo solidário, a responsabilidade é compartilhada entre os participantes, não necessitando da nomeação de um avalista como no modelo individual.

Além da concessão de crédito, o Crediamigo oferece aos empreendedores acompanhamento e orientação para melhor aplicação do recurso, a fim de integrá-los de maneira competitiva ao mercado.   

Vai empreender? Se liga nas dicas 

Conheça o seu próprio perfil O primeiro passo é descobrir qual tipo de função você desempenha melhor. Comunica bem? Prefere o planejamento estratégico? Gosta de colocar a mão na massa, executar as ações planejadas? Ou prefere tomar conta da análise de resultadosConheça o seu cliente É importante se tornar parte do local onde vai investir. Converse com pessoas, crie relacionamentos, entenda as necessidades e pense formas de solucionar as demandas de maneira eficaz e sustentável

Planeje e domine as ferramentas Chegou a hora de passar o plano de ações para o papel, calcular a estrutura e dar início às atividades da empresa. Buscar capacitações e auxílio profissional na  construção do seu plano de metas essencial

Faça as contas Tenho o capital suficiente para sobreviver ao período de adaptação ao mercado? Precisarei realizar empréstimos? Quanto preciso para realizar as intervenções necessárias? Em quanto tempo poderei pagar o crédito adquirido? Sempre busque responder essas perguntas antes de iniciar os investimentos.