Saiba quais são as 5 principais tendências de mercado do momento

Saber o que o público está procurando é o primeiro passo para empreender com sucesso

  • Foto do(a) author(a) Maryanna Nascimento
  • Maryanna Nascimento

Publicado em 18 de setembro de 2017 às 06:00

- Atualizado há um ano

Julia Lomanto sempre sonhou em abrir um negócio, o único desafio era descobrir em que investir. Foi em plena feirinha de frutas e verduras onde fazia compras, na Barra, que a ideia surgiu. “Era uma barraquinha, hoje está enorme e sempre movimentada”, notou. Enquanto isso, no Horto Florestal, onde mora, nem sinal de um hortifrúti. Eureka! Depois de pesquisa de mercado, ela e a mãe, Maria Julieta, estão prestes a abrir as portas do Frutices Hortifruti. 

Segundo Anderson Teixeira, analista técnico da Unidade de Gestão de Portfólio do Sebrae, “tendência é o que o público está mais propenso a consumir”, e para identificá-la é preciso se atentar ao movimento do mercado, como fez a dupla. Ainda tem dúvida no que investir? O levantamento ao lado vai te ajudar.

Alimentos fora do lar -  Restaurantes por quilo, fast food, restaurantes à la carte, padarias e bares

Por que está em alta?  Trabalho, estudo, entretenimento. Com a correria do dia a dia, muitos não têm a opção de fazer as refeições em casa. Uma tendência, portanto, são os negócios de alimentação fora do lar.

Alimentos saudáveis -  Alimentos sem açúcar, glúten ou lactose; produtos naturais; comidas com pouca gordura

Por que está em alta?  Muitos estão em busca de saúde, outros de boa forma. De todo modo, os alimentos saudáveis são os queridinhos do momento. Se for investir, escolha fornecedores com selo de qualidade.

Varejo de moda -  Plus size, brechó, unissex, terceira idade Por que está em alta? Imagine entrar em várias lojas e não encontrar o seu tamanho ou estilo. Isso acontece com muita gente. Se for vender roupas, pense em peças unissex, tamanho GG/XG e modelos estilosos para a terceira idade.

Construção civil - Drones, aplicativos, tecnologia Por que está em alta?  O mercado de construção civil está cada vez mais enxuto. É aí que a tecnologia entra para auxiliar na redução de custos. Aposte na venda de softwares e equipamentos. Sabe desenvolver mas não tem grana? Procure um ‘investidor anjo’

Mundo pet -  Tratamentos médicos alternativos, software de gestão de petshop, atendimento em casa Por que está em alta?  Vários pets recebem tratamento especial em casa e os cuidadores querem que o mesmo aconteça na hora do banho/tosa ou quando estão doentes. Vale investir em atendimento em domicílio para mostrar que o bichinho estará seguro.

Bônus: Datas comemorativas -  Dia das mães e dos pais, dia dos namorados, festas juninas, dia das crianças, Black Friday e Natal Por que aproveitar? Datas comemorativas aumentam as vendas e são uma ponte para  tendências. Se você tem uma loja infantil e é dia das crianças, que tal investir em algo novo?

Cinco questões para  pensar antes de empreender

Tendências: Fique atento ao movimento do mercado para saber o que o público está buscando. Esse é o primeiro passo para escolher o negócio em que vai investir

Radar: Quer identificar quais as oportunidades de negócio no seu bairro ou se sua ideia é viável? O Radar Sebrae te ajuda (radarsebrae.com.br) 

Capacitação: Ter dinheiro não é o único pré-requisito para ter um negócio. Antes de tudo, é preciso saber sobre o ramo e como gerenciá-lo. Aposte em capacitações

Pesquisas: É ideal que se conheça sobre o negócio antes de investir. Para isso, aposte em pesquisa de mercado e  conheça as necessidades do seu público

Planejamento: Para diminuir os riscos, característicos de qualquer negócio, é válido se planejar. Defina um cronograma, coloque metas e mantenha a organização