Saiba quais são as profissões mais perigosas no Brasil

Será que a sua área escolhida está no ranking?

  • D
  • Da Redação

Publicado em 13 de junho de 2018 às 18:10

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Shutterstock

Segundo dados do Observatório Digital de Saúde e Segurança do Trabalho, do Ministério Público do Trabalho, foram notificadas 14.412 mortes acidentárias no período de seis anos. O levantamento incluiu mortes ocorridas entre os anos de 2012 a 2017. O número é alarmante e representa uma morte em acidente estimada a cada 3h 38m 43s.  Os 4.168.44 acidentes registrados representam uma média de um acidente a cada 48 segundos. A maioria das vítimas é do sexo masculino.

Profissões tradicionalmente femininas, como a enfermagem, também são consideradas arriscadas. Ainda de acordo com o Observatório, entre os anos de 2012 a 2017, foram registrados na área da Enfermagem - incluindo técnicos, auxiliares e enfermeiros - cerca de 230.516 acidentes de trabalho, o que representa 7,64%. Deste total, 20.444 resultaram em afastamento pelo Instituto Nacional do Seguro Social – INSS.

Mesmo sabendo do risco da profissão, a enfermeira Fabiana Gonçalves nunca desistiu do seu sonho. “Sempre quis estudar enfermagem. Gosto de ajudar o próximo, mas só quando comecei a estudar eu percebi os riscos que corremos no dia a dia. Eu não tinha noção, mas o risco de contaminação é muito maior. Eu ainda preciso tomar mais vacinas do que uma pessoa comum, mas isso não me fez desistir do que eu gosto” comenta.

Confira as profissões mais perigosas dos últimos anos:

Engenharia Civil: os riscos desta profissão estão na exposição química, acidentes com queda em alturas muito elevadas, acidentes com ferramentas de trabalho, choques elétricos e desabamentos.  

Medicina e Enfermagem: o perigo está na exposição a doenças e infecções que tenham o risco de contaminação. A jornadas de trabalho e plantões excessivos acabam tirando a atenção destes profissionais, causando risco maior de erros e favorecendo acidentes de trabalho.

Policial: como todos sabem, os policiais enfrentam risco a todo momento. Desde o manuseio de armas de fogo a situações de violência e também jornadas de trabalho muito longas e desgastantes.

Engenharia Elétrica: riscos de acidente de trabalho pelo contato com alta tensão, além da periculosidade de altura e lugares de difícil acesso. 

Profissionais de Agronomia: devido ao contato direto com produtos químicos altamente perigosos, incluindo agrotóxicos usados no solo. Exposição também excessiva ao sol, além dos riscos de acidentes com máquinas de grande porte.

Bolsas de estudo com descontos de até 70%

Para estudar em um dos cursos acima, é possível contar com bolsas de estudo de até 70% de desconto. Isso porquê o maior programa de inclusão educacional do país está com as inscrições abertas. Para conseguir se inscrever acesse http://www.educamaisbrasil.com.br/correio.