Saiba tudo que rolou na primeira noite do Festival Virada Salvador

Milton Nascimento, Claudia Leitte, Bell Marques, Xand Avião e Harmonia do Samba foram as atrações de sexta-feira (28)

  • Foto do(a) author(a) Thais Borges
  • Thais Borges

Publicado em 28 de dezembro de 2018 às 15:32

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Betto Jr./CORREIO

O Festival Virada Salvador 2019 começou na última sexta-feira (28), na orla da Boca do Rio, com shows de Milton Nascimento, Claudia Leitte, Bell Marques, Xand Avião e Harmonia do Samba.

Ao todo, até o dia 1º, o evento receberá 29 shows, com mais de 70 horas de música, além de brinquedos como a roda-gigante e a tirolesa. A Prefeitura de Salvador espera que mais de 2 milhões de pessoas passem por lá.

Acompanhe a transmissão ao vivo:

***

É Avião! Xand Avião já está no comando da festa Depois do agito do Bell Marques, o público do Festival da Virada teve a chance de dançar juntinho com o forró de Xand Avião. O cantor que vem preparando novidades pra 2019, recheou o repertório com clássicos da carreira para balançar o público baiano e elogiou a estrutura do evento.

De acordo com Xand, a responsabilidade de abrir a programação de forró do Festival da Virada não assusta já que o público baiano sempre oferece uma troca agradável. “A Bahia é praticamente uma segunda casa, mas admito que me assustei com o palco, não há estrutura como essa em nenhum outro lugar do país, vejo que o evento está se consolidando e fico feliz com isso”, disse. 

Apesar das novidades no repertório, o cantor admitiu a importância de trazer os clássicos para o show. “Mesmo com as novidades, tenho que tocar músicas clássicas pois meu dvd mais estourado, na história, foi gravado aqui em Salvador, se não tocar o povo fica decepcionado”, afirmou.

Mesmo com a preferência pelos clássicos, o público mostrou que sucessos recentes como “inquilina” e “Sábado à noite” estão na ponta da língua. Quem cantou e dançou durante todo o show foi a estudante Rafaela Batista que atrasou a ida para o Festival, só para poder aproveitar o show de Xand. “Cheguei mais tarde para aguentar até o show dele. Adoro forró, dança grudadinho”, falou. Solteira, com Rafaela não tem tempo ruim. “Se não encontrar ninguém danço com ela”, brincou, referindo-se à amiga, a psicóloga Renata Ferreira.

***

Torcida-organizada

Com uma plateia lotada de faixas e cartazes, Bell dedicou um momento da apresentação para saudar os fãs já conhecidos. "Tô vendo aqui um monte de gente conhecida. Não vou conseguir falar de todo mundo", disse, antes de começar a chamar alguns espectadores que conseguiu identificar do palco. Sente o clima de torcida da galera: Olha a frente da plateia no show de Bell Marques ***

Ao som de furta-cor Com Se Me Chamar Eu Vou, Bell Marques abriu seu show no Festival Virada Salvador 2019 ***

O que Bell uniu... Luciano e Ilana vieram de Guanambi no interior do estado, só pra ver o show de Bell "Desde que eu tenho uns 15 anos acompanho Bell. Vim de Guanambi pro show dele", disse o pessoal treiner Luciano Serola, 44. Acompanhado da esposa, a enfermeira Ilana Serola, 39, eles garantiram lugar colados na grade para curtir a apresentação. "Tenho um bocado de foto com ele já. Queria tentar hoje, mas é mais difícil aqui em Salvador", afirmou Ilana

***

Mete dança

Entre um show e outro, ninguém fica parado. Olha só a turma do FitDance:

***

Fã de La Leche A baiana Vanessa Cavalcanti veio de Madri, na Espanha Vanessa Cavalcanti mora há 14 anos em Madri, capital da Espanha, onde trabalha em uma multinacional. Baiana, ela conta que ficou ainda mais fã de Cláudia Leitte morando no exterior. "Lá fora ela manda. É como uma segunda Anitta", diz. Empolgada, Vanessa cantou com a cantora seus sucessos e não esconde a preferência. "Ela manda. Pra mim, ela é a melhor", afirmou

***

2019 vai ter muito Bell

Na coletiva de imprensa pré-show no Festival da Virada, Bell Marques falou um pouco do que planeja pra 2019, quando vai comemorar seus 40 anos de Carnaval. Até documentário vai ter... Confira:

***

Eita! Bell Marques chegou e já está na coletiva de imprensa! ***

Diretamente de Malhação A atriz Giovanna Grigio (Foto: Elias Dantas/Alô Alô Bahia) Quer saber qual foi o show que mais balançou o coração de uma das estrelas da última temporada de Malhação, a atriz Giovanna Grigio? Clique aqui e leia o que ela confessou para o Alô Alô Bahia.

***

Tchau, Claudinha! Claudia Leitte (Jefferson Peixoto/Secom Salvador/Divulgação) Se aproximando do final de sua apresentação, Claudia Leitte convidou o público a se abraçar. "Coloca a mão pra cima, pega tudo de bom e, sem escolher, abraça aí a primeira pessoa que aparecer em sua frente", disse. Antes de cantar as últimas músicas do show, a cantora expressou seus desejos para 2019. "Que seja um ano de amor. Que a gente não julgue o outro, não aplauda a queda dos outros. Somos um só". Depois, cantou - pela primeira vez na capital baiana -  sua música nova, Saudade.

***

Saudades de Segundo Sol... Danilo Ferreira vai passar Réveillon por aqui e ainda contou novidades (Foto: Elias Dantas/ Alô Alô Bahia) O ator Danilo Ferreira, que viveu o professor de capoeira Acácio, em Segundo Sol, também marcou presença no festival. Quer saber o que vai rolar na carreira do bonitão em 2019? Clica aqui.

***

Bell no meio do povo?

Perminio Carvalho Neto veio ao Festival Virada Salvador para ver Bell Marques. Natural de São Gonçalo dos Campos, a cerca de 100 quilômetros de Salvador, ele é conhecido como Bell Clone há 35 anos. Perminio Carvalho Neto é conhecido como Bell Clone Atraindo "fãs" em meio à multidão da festa, ele é um dos principais alvos das selfies. Hoje, porém, veio como fã. "Já fui atrás de Bell por todo o Brasil. Tive poucas oportunidades. Por isso, quando soube que ele tocaria aqui, não medi esforços pra comparecer! Vou fechar 2018 da melhor forma possível", comemorou!

***

"Eu sai do babado, mas o babado não saiu de mim" Claudia Leitte (Secom Salvador/Divulgação) Foi o que disse Claudia Leitte antes de puxar 'Cai Fora', sucesso que a consagrou na banda Babado Novo

***

Papo sério O prefeito ACM Neto (Foto: Max Haack/Secom Salvador/ Divulgação) Enquanto o prefeito ACM Neto estava no Festival Virada Salvador, nossa equipe de reportagem aproveitou para fazer algumas perguntas sobre política em 2019. Confira as respostas:

Posse de Bolsonaro “Vou estar presente. Devo sair daqui no dia primeiro para participar da posse do novo presidente da república, levando uma mensagem de confiança para o novo governo. Eu tenho dito que, independente de quem apoiou, precisamos confiar que no próximo ano teremos um novo momento para o nosso país. Eu, particularmente, aposto nisso e vou trabalhar para isso”.

Boicote do PT e PCdoB à posse de Bolsonaro “A gente sabe que PT e PCdoB vão fazer oposição, mas espero que o novo governo faça um ótimo trabalho para que eles continuem na oposição. A democracia é isso: a vontade popular deve ser respeitada e o presidente foi eleito pela maioria. Eu, particularmente, tenho dito que, independente de partido, a gente tem que juntar forças. Estamos vivendo uma crise sem precedentes há quatro anos. Acredito que 2019 é o ano da virada. Não só aqui, mas em todo o Brasil.”

Entusiasmo com o novo presidente “Por enquanto, é um sentimento de esperança. De minha parte, não só como prefeito, mas também como presidente do Democratas, vou ajudar. Vamos dar as mãos para que dê certo. Claro que vamos observar de maneira crítica, mas a minha confiança é que as coisas possam melhorar sim e que a gente viva um momento muito melhor a partir de 2019.”

Sobre a manutenção de Rodrigo Maia na Câmara “Rodrigo Maia, hoje reúne todas as condições para permanecer presidente da Câmara. Certamente, o trabalho que fez é a grande confirmação do seu preparo para ser presidente. Mas isso é um assunto do Legislativo que será decidido dia 1 de fevereiro, então ainda temos um mês de muita conversa e articulação. Mas eu entendo que o Brasil precisa de uma forte agenda de reformas, e hoje precisa de Rodrigo Maia presidente da Câmara. É meu companheiro de partido, confio no trabalho dele e espero que esse seja o desejo da maioria da Câmara”

***

Fofurinhas

Ao som de balancinho Davi, filho mais velho de Claudia Leitte, mostrou que ensaiou para subir ao palco no show da mãe, junto com a prima Sofia. Davi, filho mais velho de Claudia Leitte, e a sobrinha Sofia subiram ao palco no show da cantora "Eles ensaiaram ontem o dia todo. Rafael ainda perguntou: mãe que horas eu entro no palco?. Mas ele dormiu", disse a cantora, lembrando do outro rebento. Assistindo ao passinho do filho, Claudia ainda brincou. "Se alguém de Cajazeiras fizer isso eu faço um show lá aberto ao público", disse. Animado, o garoto não queria deixar o palco e se despediu do público. "Tchau pessoal, até o próximo show", disse Davi que estava acompanhado de uma amiga.

***

De buzu, bike, táxi ou app de transporte Fabrizzio Muller, superintendente da Transalvador (Foto: Elias Dantas / Alô Alô Bahia) Em entrevista ao Alô Alô Bahia, o superintendente da Transalvador, Fabrizzio Müller, pediu ao público que vem curtir a virada do ano no Festival Virada Salvador que opte por meios alternativos de transporte.

***

Ao som de Claudia Claudia apostou em sucessos da carreira, como o hit Carnaval, gravado com Pitbull (Foto: Secom Salvador/Divulgação) O hit Carnaval, gravado com Pitbull, foi  primeiro que Claudia Leitte mandou para animar o público, seguido dos sucessos Extravasa, Decolê. Pouco antes, a cantora elogiou a estrutura do festival. “Me sinto muito honrada de fazer parte dessa história. A gente merece um palco como esse, uma estrutura linda como essa”, disse. Sobre Saudade, nova música cujo clipe foi gravado no Pelourinho este mês, ela disse que buscou suas próprias referências. “São influências minhas, do meu começo, da minha infância”.

***

Nova imagem Para o secretário de Cultura e Turismo de Salvador, Claudio Tinoco, o evento traz nova imagem para a área "O Festival traz uma nova imagem para esta área tão importante para a cidade, que vai abrigar obras como o novo Centro de Convenções." - Clique aqui e confira o balanço do secretário de Cultura e Turismo de Salvador, Cláudio Tinoco para o Alô Alô Bahia

***

Claudinha no palco!

Quando Claudia Leitte sobe em um palco em Salvador, ela sabe que é diferente. Por isso, quando começou a cantar na primeira noite do Festival Virada Salvador 2019, ela sabia que aquele não seria um show qualquer. Claudia Leitte chegou lacrando na sensualidade (Foto: Secom Salvador/Divulgação) Com um vestido dourado cheio de brilhantes, deixou de lado o figurino em tons de rosa da turnê Prainha da Claudinha - tudo por um motivo especial. “Escolhi um figurino bem sensual, porque estou na terra da sensualidade, na terra da luz e do brilho”, explicou à imprensa, momentos antes de comandar a festa na Arena Daniela Mercury, na noite desta sexta-feira (28), na Boca do Rio.

***

Só no Mete Dança Alexandre Duran, de 19 anos, só quer saber de dançar Para Alexandre Duran, 19, o melhor da noite são os intervalos entre os shows. Fã do grupo FitDance, que anima as trocas de palco, o jovem se afasta um pouco da multidão, procurando espaço para acompanhar as coreografias que sabe de cabeça. "Eu adoro. Faço aula há três anos", conta. Suado e de sorisso no rosto, o jovem, fã da bailarina Pâm Sampaio, diz que vai dançar até o fim da noite. "Quero muito ver Harmonia. Vamos ver se vou aguentar. Dançar em todos os intervalos eu vou, com certeza", avisa.

***

Turismo e desenvolvimento

"Nós estamos recebendo cerca de 700 mil turistas, a gente anda pela cidade e vê a quantidade de visitantes. Além disso, a gente sabe que a rede hoteleira tem mais de 98% de ocupação, o que é muito importante para a nossa cidade", diz o prefeito de Salvador, ACM Neto. Veja mais no trecho da entrevista coletiva:

***

Amigas conectadas As meninas chegaram cedo pra não perderem nada de Claudinha De celular e bateria externa na mão, a estudante de engenharia Yasmin Dvoskin, 24, passou o show de Milton Nascimento agarrada à grade em frente ao palco. Tudo isso para não perder nem um segundo da próxima atração. "Estou esperando Claudinha. Acompanho ela desde que tenho 9 anos", disse. O celular conectado à bateria é para não perder nenhum detalhe. "Tenho um fansite. Vou cobrir o show", completou. Acompanhando Yasmin, a estudante de matemática Paloma, 22, conta que chegaram ao Festival às 17h30 para garantir um bom lugar para conferir Claudia Leitte de perto.

***

Toda trabalhada no zap-zap

Na correrria, a cantora falou um pouco sobre seu processo de composição de músicas e contou sobre a parceria com Tatau, que flui até pelo WhatsApp. Assista:

***

Chegou Claudinha! Diva dá entrevista coletiva no backstage ***

Em família

Carla Carine Novaes, 41, veio com a família toda. Enquanto ela trabalha como expositora no Coreto Hype, seus pais, Maria das Graças e Jaime, trouxeram o neto Bruno, 2, para curtir o Festival. Na hora do show de Milton Nascimento, os avós, fãs, deixaram o neto sob os cuidados da mãe e foram curtir. Carla e Bruno no Festival Virada Salvador Bruno, então, se divertiu na cama elástica instalada na Arena Daniela Mercury aos cuidados da mãe, sem querer ir embora quando Carla precisou voltar ao trabalho.

***

Acabou!

Junto com Maria Gadú, Milton interpreta Caxangá e encerra seu show no Festival Virada Salvador. Os dois, aliás, deram até um selinho! Os cantores se abraçaram no fim da apresentação (Foto: Reprodução) ***

Upgrade

Presidente da Empresa Salvador Turismo (Saltur), Isaac Edington destacou o upgrade que o Festival Virada Salvador teve em relação à edição do ano passado: “Esse ano os espaço foram ampliados; na área de gastronomia aumentamos para 10 restaurantes, a feira de econômica criativa aumentou para 40 boxes e dobramos a quantidade de food trucks”. Leia tudo aqui.

***

Bis!

Após o sucesso Maria, Maria, o público pediu bis e foi atendido. Milton voltou ao palco e apresentou Canção da América para a multidão, que cantou junto com ele cada verso. Depois, chamou Maria Gadú e, juntos, interpretaram Nada Será Como Antes. Milton voltou após pedido do público (Foto: Reprodução) ***

Mistura aprovada

Se para baiano não tem tempo ruim, também não existe música ‘mais ou menos’. O coração pode até bater mais forte por um ou outro artista, mas o corpo não resiste à melodia e ao balanço de ninguém: do pagode ao pop, do forró à MPB, tem espaço para todo mundo. 

Pelo menos para o operador de telemarketing Paulo Felipe Lima, 20 anos, todo estilo é bem-vindo. Ele não escondia a paixão: chegou à Arena Daniela Mercury, na Boca do Rio, nesta sexta-feira (28), com um cartaz para Xand Avião, uma das atrações da primeira noite do Festival Virada Salvador 2019. Mas estava pronto para curtir cada apresentação do Réveillon de Salvador.  Milton é um artista que Paulo Felipe Lima ainda não tinha visto ao vivo (Foto: Betto Jr./CORREIO) Para ele, a mistura de ritmos do primeiro dia não podia ser uma combinação melhor. “Cláudia Leitte foi o primeiro show que fui na vida, com sete anos. Não perco Harmonia desde o primeiro ano no (bloco) Meu e Seu e Bell Marques é um dos tradicionais. Nunca fui num show de Milton Nascimento, mas estou ansioso porque muita gente fala que é ótimo”, revelou ele, que chegou às 15h na Boca do Rio, vindo de São Cristóvão. 

***

Animadíssima

A recepcionista Sueli Velame, 55, escolheu ficar bem perto do palco para acompanhar o show de Milton Nascimento. É fã do cantor desde que se entende por gente, segundo as próprias palavras dela. Sueli é fã do artista 'desde que se entende por gente' (Foto: Larissa Silva/CORREIO) "Ele é um poeta. Vim para assistir tudo, mas especialmente ele", diz, no intervalo entre uma música e outra. Animada, ela aplaude, grita e canta em coro as canções apresentadas por Milton.

***

Cama elástica

Carla Carine Novaes, 41, veio com a família toda. Enquanto ela trabalha como expositora no Coreto Hype, seus pais, Maria das Graças e Jaime, trouxeram o neto Bruno, 2, para curtir o Festival. Na hora do show de Milton, os avós, fãs, deixaram o neto cuidados da mãe e foram curtir o show. Bruno, então, se divertiu na cama elástica instalada na Arena Daniela Mercury, sem querer ir embora quando Carla precisou voltar ao trabalho.

***

Se derreteu"Essa apresentação em Salvador, neste festival, quase no fim de ano, é um acontecimento especial, pois é o encerramento da turnê, e isso por si só é uma coisa que tá mexendo muito com a gente. A emoção é muito grande. Ainda mais que isso vai acontecer exatamente em uma das cidades que mais me emocionou nesses dois anos na estrada. Estivemos duas vezes em Salvador, e vivemos coisas inesquecíveis nas duas ocasiões. Então, pode esperar, que esse nosso show no festival vai ser só coração", afirmou Milton. Cantor fala que apresentação no Festival Virada Salvador é um acontecimento especial (Foto: Reprodução) "Não imaginava um público desse tamanho. Fazer esse show para um público de meio milhão de pessoas em Salvador vai ser uma coisa muito forte. Meus concertos preferidos para cantar são aqueles em que a entrada é livre, gosto de ver o povo todo na praça. Isso sim me deixa muito feliz", destaca.***

Convidada

Milton chama ao palco Maria Gadú. Juntos, cantam Travessia, Me Deixa Em Paz, Fé Cega, Faca Amolada, Clube da Esquina II e Maria, Maria. O cantor e Maria Gadú (Foto: Reprodução) ***

Canção especial

Cantor dedica a música Coração de Estudante a Marielle Franco e ao motorista Anderson Gomes.

***

No repertório

Até agora, Milton já cantou sucessos como Caçador de Mim, Encontros e Despedidas, O Cio Da Terra e Nos Bailes da Vida.

***

Visão especial

Alda Figueiredo, é recifense e veio ao Festival da Virada pelo segundo ano consecutivo. Ela é fã de Milton e quando soube que o show ia começar, correu para a fila, para conseguir uma visão privilegiada do palco: a roda gigante. Alda subiu na roda gigante para ver Milton Nascimento (Foto: Victor Lahiri/CORREIO) "Adorei a experiência, é muito segura e deu para escutar e ver o palco de um ângulo lindo! Pena que foi rapidinho, mas eu amei!", disse. Depois do passeio na roda, Alda correu para continuar curtindo o concerto, perto do palco. "Pedi a minha amiga para guardar meu lugar, agora deixa eu correr, antes que acabe", completou.

***"É um prazer estar em Salvador, vocês são demais. Muito obrigado pelo carinho", fala Milton Gonçalves, no palco. Milton agradeceu ao público de Salvador (Foto: Reprodução) ***

Sem almoço? Vai na vila gastronômica

A cineasta Kátia Mesel saiu de Recife para curtir o verão soteropolitano. Hoje, chegou na Arena Daniela Mercury perto das 17h e ainda não tinha almoçado. A saída foi comprar um yakissoba para ter energia durante os shows. "Estou adorando a estrutura. A única coisa que faltou foram umas mesinhas aqui [na vila gastronômica]", sugere. Kátia e seu yakissoba (Foto: Larissa Silva/CORREIO) ***

De Feira para ver Milton

Rose Braga, 38, saiu de Feira de Santana no dia de hoje apenas para curtir o show de Milton Nascimento. "Eu vim por ele. Sou fã", garantiu. Emocionada, Rose canta todos os sucessos do cantor junto com ele e diz que voltará para sua cidade depois da apresentação de Milton.

***

Ambulantes cadastrados

A Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), realizou o cadastramento de ambulantes para o Festival Virada Salvador 2019. Foram ofertadas 500 vagas, 50 a mais que no ano passado. Entre eles, está Joilson Silva, de 35 anos. Joilson (dir.) é um dos ambulantes cadastrados no evento (Foto: Carla Galrão/CORREIO) ***

Para todos os gostos

As opções de lanche na vila gastronômica são variadas. Vão de coxinha a yakissoba, passando por pizza, cachorro-quente, pirão com carne de sol e açaí. Quem preferir, também pode se deliciar com pratos como feijoada e arrumadinho. No Festival, tem até feijoada, arrumadinho e carne do sol com batata frita (Foto: Larissa Silva/CORREIO) Na barraca de Dona Adilma, por exemplo, a quentinha de feijoada sai por R$25. "O movimento está começando agora. Comecei as atividades há oito dias, comprando as coisas, arrumando o estoque e cortando as carnes", conta ela, que está trabalhando no festival pela primeira vez.

***

Milton no palco!

Para Lennon e McCartney foi a música escolhida por Milton Nascimento para abrir seu show no Festival Virada Salvador! Milton já começou seu espetáculo no evento (Foto: Reprodução) ***

Metendo dança!

Victor Tuber, Neto Santos, Mateus Santos, vieram de Itinga para curtir Claudia Leitte, mas já estão iniciando o aquecimento com o Fitdance, grupo que eles acompanham. Segundo Neto, a ideia é "Meter dança até o dia raiar".

***

Palco aberto! A FitDance já está no palco do Festival Virada Salvador (Foto: Reprodução/Instagram Stories) ***

Idosa radical

A paulista Helena Kosmala tem 65 anos e vai andar em uma tirolesa pela segunda vez na vida no festival. Ela veio de São Bernardo, cidade do interior de São Paulo, para passar as festas de fim de ano na capital baiana. "A cidade é muito divertida", avalia. Helena (ao centro), de 65 anos, está na fila para a tirolesa (Foto: Larissa Silva/CORREIO) O filho dela, Hugo Kosmala, 35, é seu acompanhante de viagem. Ao contrário da mãe, ele nunca esteve em uma tirolesa antes. "Até agora não estou nervoso. Não sei como vai ser quando chegar a minha vez de ir", revela.

***

Com as crianças

Teve gente que levou a criançada para aproveitar a festa. É o caso da vendedora Vilma Cerqueira, 40, que está com o filho Caio Oliveira, de 5 anos, e a afilhada, Clara da Conceição, de 10. O trio quer assistir ao espetáculo de Claudia Leitte (Foto: Larissa Silva/CORREIO) "Os dois estão com a pulseirinha de identificação para não termos problemas", assegura Vilma. Claudia Leitte é a artista mais esperada por eles. "Gosto muito dela. Hoje, já fui até na roda gigante e é muito legal", conta Clara.

***

Curioso como está a Arena?

Veja fotos da vila gastronômica, roda-gigante e tirolesa: (Foto: Betto Jr./CORREIO) (Foto: Betto Jr./CORREIO) (Foto: Betto Jr./CORREIO) ***

No melhor lugar

O festival do ano passado serviu para conquistar a autônoma Lucileide Silva, 31, e a sobrinha dela, a estudante Laura Oliveira, 15. As duas aprovaram tanto o evento que chegaram cedo para escolher o melhor lugar para ver Harmonia do Samba, a última atração da noite. Mas pensa que elas vieram só para ver Xanddy? Lucileide e Laura querem aproveitar todos os shows desta sexta-feira (Foto: Betto Jr./CORREIO) “Gosto de Claudia Leitte, Xand Avião, Milton... Vamos ficar a noite inteira para curtir tudo”, contou Lucileide, que está contando os dias para ver Anitta, no domingo (30). A sobrinha Laura não era fã de ninguém, mas disse gostar da mistura. “Sou muito eclética, gosto de todo tipo de música”, contou.

***

Amor pela roda-gigante

O Festival da Virada tem atrações para todos os gostos. A enfermeira Delma Rubio, 39, e o administrador Luque Damasceno, 37, estão na arena só para passear com o filho pequeno, Pedro Neves, de 4 anos de idade. Mas a família não vai assistir aos shows. O que eles querem mesmo é aproveitar a roda-gigante. Família não quer assistir os shows, e sim ir na roda-gigante (Foto: Betto Jr./CORREIO) "Ele [Pedro] é o mais ansioso. No ano passado viemos, mas não conseguimos entrar", lembra Delma. "Este ano, está tranquilo. O único problema é que tem algumas pessoas furando a fila", reclama.

***

Casa? Só mais tarde

A produtora cultural Edilza Santana, 52, quer chegar em casa tarde hoje e jurou que veio ver todas as atrações. Porém, seu favorito sobe ao palco em alguns minutos. “Milton Nascimento é meu principal objetivo hoje. Ele marcou minha geração, quero ouvir Coração de Estudante ao vivo”. Edilza quer ver todas as atrações desta sexta, mas, em especial, Milton Nascimento (Foto: Rafaela Fleur/CORREIO) ***

Para garantir a luz no evento, a Coelba instalou 82 postes, 15 transformadores e mais de 4 km de extensão de rede de distribuição de energia. Tudo para atender a carga extra, solicitada pela prefeitura para a realização do Festival.

As equipes trabalharam durante cerca de um mês, tudo para garantir a iluminação nas estruturas da Polícia Militar, postos de saúde, banheiros e alimentação.

O projeto da Prefeitura de Salvador, executado pela Coelba, já foi finalizado, e a Arena Daniela Mercury já está totalmente iluminada. Leia mais aqui.

***

Olha só a roda-gigante! (Foto: Betto Jr./CORREIO) ***

O repertório inteiro

Jerônimo Gomes, 50, é fã de Milton Nascimento desde que decidiu se tornar músico, aos 16 anos. Ele tem o cantor como uma das referências para o seu trabalho e foi à Arena Daniela Mercury só para conferir o show de Milton. Jerônimo falou que vai para casa assim que acabar a apresentação de Milton (Foto: Larissa Silva/CORREIO) "Assim que acabar a apresentação dele, vou embora", garante. Questionado sobre a música que mais espera ouvir na noite de hoje, a resposta é firme: "a primeira e a última, com todas as outras que estiverem no meio", brinca.

***

É fã do Instagram Stories - e de gifs? Então procure por "vamovirar". Ali, há stickers especiais para o Festival Virada Salvador. Os stickers disponibilizados para o Festival Virada Salvador (Foto: Reprodução/Instagram) ***

Curtindo tudo

A cozinheira Sheila Salles, 42 anos, junto com a irmã dela, Ana Bárbara, 39, e a sobrinha, Aiene Cristine, 17, também chegaram cedo. "Queremos ver a organização hoje para a gente se programar, porque no dia 31 estaremos coladas", explica Ana Bárbara. Sheila, Ana Bárbara e Aiene: roda-gigante, tirolesa e Harmonia (Foto: Larissa Silva/CORREIO) Enquanto aguardam o início dos shows, elas aproveitaram para curtir a roda-gigante e agora estão esperando para ir na tirolesa, assim que for liberada. "Estou na expectativa de ver Harmonia. A gente vai ficar até quando aguentar. Tomara que dê tempo", conta Sheila.

***

Só Milton

Com tanta atração bombada nesta sexta-feira, é de se esperar que a galera fique na Arena Daniela Mercury até a madrugada, né? Não para Fernando dos Santos, conhecido como Quilui. Aos 66 anos, ele foi ao evento apenas para ver Milton Nascimento."Depois é casa! Amanhã é dia de pescar, só vim pra ver o negão", falou. Quilui só está interessado no show de Milton Nascimento (Foto: Rafaela Fleur/CORREIO) Quilui é pescador na Boca do Rio desde 1957. O look todo branco, segundo ele, é pra saudar Oxalá. Dia de sexta, é tradição. “Sou Ogan, filho de santo. Filho de Oxum", comentou.

***

Vai beber?

Coordenador de urgência do Município, Ivan Paiva deu algumas dicas. Para começar, é bom evitar bebidas com alto teor alcoólico, como vodca pura ou em drinks como a roska. Elas aceleram o processo de intoxicação (a famosa embriaguez) no indivíduo. 

A segunda tem relação com adolescentes. Além de ser ilegal vender bebidas alcoólicas para menores de 18 anos, as pessoas com essa faixa etária têm uma tolerância menor ao álcool. 

A terceira dica do médico é não aceitar bebidas de estranhos e preparadas artesanalmente. “Pode conter alguma substância que provoque reações indesejadas”, diz Paiva. Veja todas as dicas dadas pelo médico neste link.

***

Falando na FitDance...

A empresa, considerada a maior do ramo da dança do Brasil, será a responsável por abrir o Festival Virada Salvador 2019. Nesta primeira noite, sobem ao palco os dançarinos Dhiego Astral, Pâmela Sampaio, Isis Oliveira, Nai Darlen, Júnior Gomes e Adriel Torres, que prometem apresentar coreografias dos principais hits do momento. A FitDance abrirá o Festival e comandará o palco nos intervalos das atrações (Foto: Divulgação) “Responsabilidade e tanta de abrir um festival desse porte que é a Virada Salvador. Estamos bastante ansiosos para meter dança e animar mais uma edição dessa grande festa. A Prefeitura de Salvador, mais uma vez, está de parabéns por esse evento que traz para a nossa capital os principais nomes da música nacional”, disse Fabio BigBoss, presidente da FitDance.

Esta é a terceira vez que a FitDance participa da festa. A equipe, além da abertura do evento, também comandará o palco nos intervalos de cada atração, durante os cinco dias de festival.

***

De Recife para Salvador

As jovens Nayara Herculano, 24, Julia Nascimento, 20, e Adrielle Victoria, 19, saíram de Recife só para curtir o Festival Virada Salvador. De avião? Que nada! Enfrentaram quase um dia inteiro de viagem só pra chegar até aqui. “Quero muito ver Claudinha e FitDance”, comentou Adrielle. O trio quer ver Claudia Leitte e FitDance (Foto: Rafaela Fleur/CORREIO) ***

Fãs de Claudia Leitte na área!

Os portões da Arena Daniela Mercury, onde começa hoje o Festival da Virada, já estão abertos. Os primos Lavínia da Silva, de 15 anos, e Márcio Aguiar, 20, já estavam aguardando ansiosos para entrar no espaço. Os dois saíram às 15h30 de Marechal Rondon, bairro onde moram, para garantir um bom lugar para assistir ao show da cantora Claudia Leitte, de quem são fãs. Ela será a segunda a subir ao palco no primeiro dia de festa. Lavínia e Márcio saíram de casa às 15h30 para verem o show de Claudia Leitte (Foto: Larissa Silva/CORREIO) "Espero que ela arrase como sempre faz. É sempre único assistir as apresentações dela", conta Márcio, que já foi a outros cinco shows da cantora neste ano. Em três deles, Lavínia também estava. "Sempre que dá, a gente vai vê-la. Acho que hoje vai ser muito bonito", diz a jovem.

***Logo mais, à noite, a gente faz show lá em Salvador, naquele Réveillon maravilhoso. Tava até olhando o palco agora, que a Claudinha Leitte postou... Mermão, que palco lindo, viu?! Tá de parabéns, toda a produção aí de Salvador. É um dos palcos mais lindos que eu já vi, sem dúvidas. Parece uma nave, como a Claudinha disse", diz Xand Avião.Cantor, que se apresenta no Festival Virada Salvador a partir de 23h30, foi ao Instagram Stories comentar sobre o palco do evento. Xand Avião comentou sobre o Festival Virada Salvador no Stories do Instagram (Foto: Reprodução/Instagram) ***

Claudia Leitte está ansiosa

Olha só o que a cantora está postando: o palco do evento! O show dela deve começar às 20h30.

***

Programação completa

Os shows começam às 19h nesta sexta e terão duração de 1h30, cada. A abertura dos portões é mais cedo, a partir das 16h. Confira a ordem e horários:

19h - Milton Nascimento  20h30 - Claudia Leitte 22h - Bell Marques 23h30 - Xand Avião  1h - Harmonia do Samba

***

Quer ficar conectado?

Quem não quiser perder a oportunidade de registrar todos os momentos da festa poderá contar com a rede de wi-fi gratuita que a prefeitura irá oferecer. São 80 antenas espalhadas pelo entorno da arena. Para acessar, é só procurar a rede aberta #conecta_salvador e apertar em "conectar".

***

Além dos shows

O Festival Virada Salvador 2019 também terá vila gastronômica a espaços de lazer para adultos e crianças, além dos shows.

Feira Criativa - Nos intervalos dos shows e quando bater aquele cansaço, os mais de 2 milhões de pessoas poderão dar uma passada na Feira Econômica Criativa, que terá 40 estandes, que, além de opções gastronômicas, ofertarão acessórios, camisetas e galeria de achados criativos.

Vila gastronômica - Além da Feira Econômica Criativa, a Arena Daniela Mercury também terá uma Vila Gastronômica com comidas típicas da Bahia e com um espaço para food trucks com cardápios variados.

Espaço Kids - Para aqueles que irão levar crianças, haverá todos os dias programação das 16h às 18h. Hoje e nos dias 30 e 1º, a programação fica com a Eureka Brincantes. Amanhã, terá Palhaça Colmeia com brincadeiras Sustentáveis e oficina de bolha de sabão gigante com Pelotão Verde. A oficina também funcionará no dia 1º. As crianças devem estar acompanhadas dos responsáveis para participar das brincadeiras.

Roda-gigante - A maior roda-gigante da América Latina, com 36 metros de altura, deve receber mais de 10 mil pessoas por dia neste fim de ano. Ela tem capacidade para receber até 140 pessoas de uma só vez e funcionará das 16h às 3h da manhã. Cadeirantes também têm acesso à roda-gigante.

Tirolesa - Além da roda-gigante, o evento também terá uma tirolesa com 10 metros de comprimento e 80 de extensão. Crianças entre 5 e 16 anos podem se aventurar na tirolesa - que descida com velocidade de até 30 km/h - mas terão que estar acompanhadas de um adulto.

***

Vai pro festival? Veja acessos e opções de transporte:

As três entradas para a Arena Daniela Mercury contarão com o controle de policiais militares e o auxílio de detectores de metal. O acesso 1 fica na orla; o 2 fica em frente ao posto de gasolina da região e antes da antiga sede de praia do Esporte Clube Bahia. Já o acesso 3 é exclusivo para quem vai parar o carro no estacionamento da Arena Daniela Mercury, que terá 500 vagas na área do antigo estacionamento do Aeroclube, com valor de R$ 30.

Estacionamento -  A Transalvador disponibilizará 1.700 vagas de estacionamento para o público que pretende ir de carro à festa, sendo 1,2 mil vagas de Zona Azul ao longo da Avenida Octávio Mangabeira, no valor de R$ 20, e 500 vagas na área interna do antigo Aeroclube, no valor de R$ 30. Na área externa será possível estacionar no Jardim de Alah, nos bolsões de estacionamento em frente ao restaurante Cubanakan e do Hotel Alah Mar; na Avenida Octávio Mangabeira, sentido Itapuã, na faixa à direita entre o Jardim de Alah e o supermercado WallMart; nos bolsões em frente ao Parque de Pituaçu, sentido Pituba, e em frente às quadras na Boca do Rio, sentido Itapuã; e na Octávio Mangabeira, sentido Itapuã, a partir do cruzamento com a Avenida Jorge Amado. O evento também terá local para estacionar bicicletas e um espaço acessível para cadeirantes.

Transporte público -  Uma operação especial colocará 400 ônibus diários em três áreas da cidade: orla, Centro e Subúrbio. Das 22h às 5h, 56 ônibus extras da frota reguladora rodarão na cidade. Um ponto especial de táxi e mototáxi será instalado na Avenida Octávio Mangabeira, em frente à arena. O metrô terá funcionamento especial: as estações Pituaçu, Imbuí, Rodoviária, Acesso Norte e Lapa irão antecipar a abertura para embarques e começarão a transportar os passageiros a partir das 4h.

Até as 4h50, as demais estações das linhas 1 e 2 estarão abertas apenas para o desembarque de passageiros, enquanto a partir das 5h, o metrô segue a operação normal com embarque e desembarque em todas as estações. No dia 1º de janeiro, além da abertura antecipada, as estações Pituaçu, Imbuí, Rodoviária, Acesso Norte e Lapa também estenderão seu funcionamento até 1h da manhã.

Ônibus:  Operação especial 38 linhas que compõem uma frota de 400 veículos terão horário de atendimento prolongado. O esquema contará ainda com mais 56 veículos extras da frota reguladora. 

Horário estendido Entre sexta (28) e domingo (30), as 38 linhas circularão das 16h até 5h da manhã do dia seguinte. Para o festival, será criada a linha Estação Pituaçu x Boca do Rio, para atender passageiros que utilizarão o metrô. Nesse caso, serão 18 veículos operando das 18h até 0h. No dia 31, essa linha irá operar com frota de 36 veículos. O ponto de embarque e desembarque ficará na Rua Simon Bolivar, em frente à farmácia Drogasil. 

Confira as linhas reforçadas    Código - linha  0218 Ribeira - Pituba 0324 Marechal Rondon - Pituba 0345 Boa Vista de São Caetano - Pituba 1538 Conjunto Pirajá - Pituba 1508 Pirajá - Pituba 1616 Plataforma - Pituba 1637 Mirante Periperi – Boca do Rio 1611 Paripe - Pituba 1634 Alto de Coutos - Pituba 1643 Fazenda Coutos - Pituba 1644 Base Naval - Pituba 1645 Alto de Santa Terezinha/Rio Sena - Pituba 1129 Cabula VI - Pituba 1363 Pau da Lima - Aeroclube 1114 Pernambués - Pituba 1129 Cabula 6 - Pituba 1220 Mata Escura - Pituba 1247 Conj. Arvoredo/Tancredo Neves – Estação do Imbuí (Prolongada até o Festival da Virada. 1238 Jardim Santo Inácio - Pituba 1305 Castelo Branco - Pituba 1320 Pau da Lima - Nordeste 1356 Nova Brasília - Pituba 1420 Boca da Mata - Pituba 1436 Cajazeira 11 - Pituba 1410 Cajazeiras 11 - Boca do Rio 1231 Sussuarana – Barra R2 0412 Duque de Caxias - Pituba 0426 Santa Monica - Pituba 0422 Pero Vaz - Itaigara 0932 Rio das Pedras – Campo Grande R2 0520 Cosme de Farias – Vale dos Rios 0813 Pituba – Vila 2 de julho/Trobogy 0911 Vale dos Rios – Trobogy/Vl 2 de Julho 1034 Parque São Cristovão - Barroquinha 1030 Praia do Flamengo – Pça da Sé R1 0315 Fazenda Grande do Retiro -Itapuã 1632 Fazenda Coutos - Aeroporto 1653 Paripe - AeroportoPontos  As linhas de ônibus sentido Centro terão 2 pontos: na Av. Octavio Mangabeira, em frente ao antigo restaurante Agdá; e na mesma via, em frente ao Iemanjá. Já no sentido Itapuã, haverá ponto na Av. Octavio Mangabeira em frente ao Iemanjá; e o ponto provisório, na Praça Osório Vilas Boas.

De táxi ou mototáxi: Ponto Ficará na Avenida Octávio Mangabeira, nas imediações do evento, no sentido Itapuã e em frente ao Imeja, estará sinalizado com balões. Para o segundo ano do serviço legalizado, os usuários do serviço de mototáxi contarão com um ponto nas imediações do evento, logo após o ponto de táxi, na Avenida Octávio Mangabeira, em frente ao Imeja. Na área restrita serão permitidos apenas os mototaxistas regulamentados pela Prefeitura. 

Trânsito:Sem interdições A Transalvador montou uma operação de trânsito na região do antigo Aeroclube. Assim como no ano passado, não será realizada interdição do tráfego de veículos na região.

*Fazem parte da 13ª turma do Correio de Futuro, sob supervisão de Jorge Gauthier.