Saiba tudo sobre o novo sticker de perguntas e respostas do Instagram

bazar
11.07.2018, 15:53:00
Atualizado: 11.07.2018, 15:53:42
(Foto: Divulgação)

Saiba tudo sobre o novo sticker de perguntas e respostas do Instagram

A novidade lembra redes já conhecidas como Askfm, Curious Cat, Sarahah, Secret e o finado FormSpring

O Instagram Stories ganhou mais um sticker. Desta vez, a novidade permite que o usuário deixe um espaço aberto aos seus seguidores para que enviem perguntas. As respostas podem ser feitas por meio de outro history público o que lembra um pouco aplicativos e sites de perguntas e respostas como Askfm, Curious Cat, Sarahah, secret e o finado FormSpring. A única diferença é que as perguntas não podem ser feitas de forma anônima. 

O dono da conta pode ver quem enviou cada uma das perguntas na lista de espectadores do Story. No entanto, quando a pergunta é respondida publicamente, o autor da pergunta não aparece para todos, é um segredinho entre quem manda e quem responde. A menos que a pessoa seja marcada com a @ por iniciativa do respondente.

O “adesivo de perguntas” está disponível tanto para Android quanto para iOS (iPhone) a partir da versão 52. Atualize e tente fazer um novo post. 

Como receber perguntas?

É preciso criar uma nova história e adicionar o adesivo “Perguntas”, na seção de Stickers, para que as pessoas enviem suas dúvidas. O adesivo vem acompanhado de um texto padrão “Faça uma pergunta para mim”, mas pode ser editado e direcionar perguntas como “O que vocês querem saber sobre X assunto?”. As pessoas deverão tocar no sticker e perguntar.

Como acessá-las?

Você precisará visualizar sua própria história em que fez a pergunta e desliza para cima, como se fosse checar quem viu. As perguntas estarão em “Respostas”. Nesta mesma sessão é possível ver quem fez uma pergunta (com nome e foto) e o que ela quer saber. 

Respostas

As respostas são mais simples. Um simples toque na pergunta e, imediatamente o Instagram cria um novo Story para que você responda à pergunta. A má notícia é que não dá para responder por direct. Nos primeiros minutos em que o recurso começou a funcionar, havia a opção “Enviar Mensagem”, que direcionava o usuário diretamente para o inbox do Instagram Direct. Porém, a opção sumiu da maioria dos celulares no dia seguinte.

Pergunte a você mesmo

Embora seja muito estranho, o adesivo permite que você faça uma pergunta para você e responda sem que ninguém fique sabendo. Outra importante observação é que dá para perguntar quantas vezes tiver vontade.

Como mudar o fundo do Story de resposta?

No iOS: é possível alterar a imagem de fundo do Story resposta. Isso acontece porque, no iPhone, a tela de resposta abre como a história comum em que você pode responder com um vídeo ou uma foto. 

No Android: a tela que se abre é similar ao gradiente de cores da marca do Instagram e tem variado de celular para celular.

Funciona no Instagram Web?

Só é possível visualizar, mas qualquer tipo de interação com os storys ainda não são permitidos.