Saída do Ilê Aiyê é o melhor programa do sábado de Carnaval

Bloco afro realiza seu tradicional desfile no Curuzu a partir das 21h

  • Foto do(a) author(a) Ana Pereira
  • Ana Pereira

Publicado em 2 de março de 2019 às 06:30

- Atualizado há um ano

. Crédito: Antônio Queiroz/arquivo correio

O bairro fica longe dos circuitos do Carnaval, as ruas são apertadas e, ano a ano, a multidão só aumenta. Mas a Saída do Ilê no sábado de Carnaval, lá no Curuzu, é um desses programas imperdíveis na folia  baiana.

 Por isso, hoje, a partir das  21h, o bairro mais negro de Salvador vai novamente ser tomado por moradores e visitantes de todos os  cantos para conferir o ritual que celebra o início da programação do Ilê Aiyê, que segue segunda e terça-feira. 

O ritual, que inclui uma bênção da ialorixá do Terreiro Ilê Axé Jitolú, mãe  Hildelice Benta dos Santos, banho de pipoca e muito pó de  pemba, acontece bem em frente à casa onde Mãe Hilda (1923-2009) morava. Ainda tem as pombas, o  toque dos clarins e a marcação da percussão para aumentar a emoção e marcar o ritmo da subida.

 Mas se você perder o momento exato ou não conseguir chegar perto - o que é bem provável - não tem problema nenhum. A saída do Ilê é  um desses momentos de encontrar pessoas, tomar umas geladas e se divertir sem compromissos na festa.  E sempre tem a presença de celebridades disputando o camarote da varanda ou misturadas pelas vielas do Curuzu. Este ano, com o tema Que Bloco É Esse?, revivendo o clássico de Paulinho Camafeu de 1975, a  festa deve ficar ainda mais bonita.