Saldo positivo: Bahia registra 25,8 mil empresas em 2018

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  • Da Redação

Publicado em 12 de fevereiro de 2019 às 05:05

- Atualizado há um ano

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A Bahia terminou o ano de 2018 com um saldo positivo na criação de novas empresas,  5.080, resultado da criação de 25.855 novos CNPJs e do fechamento de 20.770 negócios. Os dados foram levantados pela Junta Comercial da Bahia (JUCEB) a pedido da coluna. Ainda de acordo com a junta, a maioria dos novos negócios abertos no ano passado se deu no setor de Prestação de Serviços, 11.084, 42,87% do total de CNPJs abertos. Por outro lado, o ramo que mais perdeu empresas foi o de Comércio, 9.916; 47,74%. Em comparação com 2017, o saldo é menor, uma vez que naquele ano a relação entre criação (25.857, praticamente o mesmo número de 2018) e fechamento de empresas (18.334)  ficou positivo em 7.523. Como se vê, o número de CNPJs fechados no ano passado superou o de 2017 em 2.436 empresas.

Crise – Aliás, o número de CNPJs extintos no ano passado é o maior dos últimos 5 anos na Bahia . No auge da crise econômica, 2015 e 2016, foram fechadas, respectivamente, 10.595 e 16.812 empresas. A curva ascendente no volume de baixa de pessoas jurídicas no estado é reflexo da falta de preparo dos novos empresários, que buscaram no empreendedorismo uma alternativa ao desemprego gerado pela crise. O empreendedorismo por necessidade – que difere do chamado empreendedorismo por vocação – está na raiz do alto índice de mortalidade das empresas brasileiras. Na pressa de ter uma renda para sustentar a família, o empreendedor por necessidade costuma deixar de lado o estudo do mercado para o melhor posicionamento de seu negócio, mistura finanças pessoas com as da empresa e acaba fechando as portas. Também enfrenta um ambiente de negócios adverso, com muitos impostos e taxas que sangram o caixa empresarial. De 2015 a 2018, a mortalidade de empresas abertas na Bahia cresceu 96% ( de 10.595 para 20.770).

Setores – Os cinco ramos de atividade que mais perderam empresas no ano passado, em números absolutos, foram Comércio Varejista, Prestação de Serviços, Indústria de Transformação, Comércio Atacadista e Transportes. Os cinco que mais ganharam novos empreendimentos – aumentando   entre as empresas – foram Prestação de Serviços, Comércio Varejista, Comércio Atacadista, Transportes e Construção Civil.  Destes, o setor com maio saldo positivo de CNPJ em 2018 – sempre em números absolutos – foi o de Prestação de Serviço (3.820), e o com maior saldo negativo foi o de Comércio Varejista (1.134 fechamentos).    FIQUE POR DENTRO

Cerveja - A cervejaria Dogma escolheu a Bahia para lançar seu novo produto, a Hop Brut, uma cerveja tipo  Brut IPA com 7,5% de teor alcoólico.\Segundo a empresa, trata-se de um estilo de cerveja que tem ganhado cada vez mais apreciadores, e é conhecido por ser uma bebida seca e lupulada, com características similares ao de um espumante.  A lata de 473ml possui preço sugerido de R$34, e pode ser encontrada em lojas especializadas. Ao lançar o novo produto nas nossas terras, a Dogma segue exemplo da Skol, que lançou por aqui – antes de qualquer outro mercado - o rótulo Hops no último São João.  Os representantes da marca da Ambev dizem que deu sorte.

Colchão – Neste ano, a Ortobom completa cinco décadas de existência, sendo 27 deles no segmento de franquias, e estabeleceu para si a meta de crescer 30% com a abertura de aproximadamente 200 novas franquias. O ano começa com a empresa dispondo de mais de 2,4 mil unidades no Brasil e lojas no Paraguai, Uruguai e Bolívia, estando consolidada como a maior franqueadora de colchões do mundo e maior fabricante de colchões da América Latina. São 17 fábricas em operação, uma delas na Bahia, estado que conta com 180 lojas.  A última inauguração no estado aconteceu em dezembro, com a abertura da quinta unidade no município de Lauro de Freitas.

Inauguração - O Instituto de Olhos Villas abre hoje, às 19 horas, as portas de sua nova operação. A unidade fica na Avenida Praia de Itapuã, Vilas do Atlântico, Lauro de Freitas.

Avatim - Especializada na aromatização de ambientes, a baiana Avatim segue expandindo sua atuação. Recentemente empresa abriu a primeira franquia no Maranhão. A nova loja já funciona no Shopping da Ilha, na capital do estado, São Luiz.  Esta inauguração faz co m que a empresa agora tenha presença em todo o Nordeste. Pioneira no segmento de mercado, os números atualizados mostram que a marca pode ser vista em 24 estados e no Distrito Federal.

Internet  – A operadora Tim anuncia a chegada de sua rede de fibra ótica ao município de Lauro de Freitas, para onde passa a disponibilizar o produto Tim Live, de ultrabanda larga fixa, reconhecia como a mais rápida do Brasil pela Netflix.  O serviço já cobre alguns bairros de salvador desde o ano passado, entre eles: Rio Vermelho, Amaralina, Jardim Apipema, Garcia, Caminhos das Árvores, Chame-chame, Campo Grande, Canela, Costa Azul, Parque Bela Vista, Stiep, Pituba, Graça, Barra e Vitória. Os planos TIM Live Ultrafibra oferecidos na região vão de 100 Mega a 2 Giga de velocidade, e conta com preços a partir de R$145,00. 

Odontologia - Além da troca de experiências entre profissionais de todo o mundo, o Bahia Osseointegration Meeting (BOM) pretende ser um fomentador de bons negócios. Promovido pelo instituto Prime de Ensino Personalizado, o evento acontece  nos dias 17 e 18 de maio, no Gran Hotel Stella Maris, e segundo seus organizadores vai contar com a presença de grandes nomes da Odontologia mundial e nacional e uma feira de produtos, equipamentos, serviços e tecnologia voltados para a Odontologia . Expositores interessados em participar da feira têm a disposição 9 estandes, num espaço total de 261 m². Mais informações: [email protected] ou (71) 2102-6624.  Carnaval - O feriado prolongado do Carnaval é sempre uma época que alavanca as vendas no comércio. No Assaí Atacadista, que tem como públicos principais os revendedores e transformadores, além dos consumidores finais que buscam oportunidades para economizar em compras de maiores volumes, tem a expectativa de crescer em 20% as vendas no período, principalmente nas categorias de bebidas e carnes para churrasco.

*É editor de Economia  Negócios e escreve às terças-feiras