Salvador é a primeira cidade do país a sediar Casa da ONU

salvador
26.11.2010, 09:42:00

Salvador é a primeira cidade do país a sediar Casa da ONU

A inauguração acontece nesta sexta-feira (26), às 10h, no Palácio Rio Branco, na Praça Municipal

Redação CORREIO

Salvador é a primeira cidade do país escolhida para sediar a Casa da Organização das Nações Unidas (ONU), que vai funcionar em um espaço cedido pela Prefeitura Municipal, no Elevador Lacerda. A inauguração acontece nesta sexta-feira (26), às 10h, no Palácio Rio Branco, na Praça Municipal.

Com a implantação da casa, cinco agências ligadas ao Sistema ONU estarão reunidas no mesmo prédio em Salvador. O PNUD, o Unicef, o Fundo de População para as Nações Unidas (UNFPA), a Organização Internacional do Trabalho (OIT) e o Fundo Internacional para o Desenvolvimento Agrário (FIDA).

Segundo o responsável pelo escritório do PNUD, Frederico Lacerda, a instalação das cinco agências em um único ambiente favorece a melhor articulação, proporcionando a elaboração de projetos mais completos. “Com a maior proximidade física temos a oportunidade de atuarmos de forma mais integrada”, destaca Lacerda.

A implantação da Casa da ONU é fruto de esforços da Prefeitura Municipal que em 2005, a partir da sua então Secretaria de Relações Internacionais, atualmente Assessoria de Relações Internacionais (ARI), conseguiu atrair o escritório do PNUD para a capital baiana. Deste então, as articulações entre o poder municipal e a organização se intensificaram, resultando na instalação das cinco agências da ONU no município.

Projeção internacional – Isto representa uma grande oportunidade de projeção internacional para a capital baiana. O que implica na possibilidade de formação de novas parcerias e a atração de recursos técnicos e financeiros, permitindo o acesso a relatórios, informações e bases de conhecimento das Nações Unidas. Aspecto que potencializa a integração de Salvador à agenda de visitas do sistema.

Outra vantagem para Salvador é a exportação de políticas públicas locais eficientes, facilitando a coordenação de projetos focados e adaptados à realidade local, contando com a experiência de técnicos da ONU que conhecem o perfil de Salvador.

Com essas políticas, pretende-se mobilizar a sociedade civil e o setor privado quanto ao cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODMs) e outras agendas internacionais, gerando oportunidades de desenvolvimento de estudos de padrão internacional para identificar os desafios e as potencialidades para a promoção da sustentabilidade de Salvador, a partir das intervenções na sua estrutura urbana, econômica e cultural, bem como a partir da atração de parcerias com outros atores da cooperação internacional.

Em dezembro de 2005 a Prefeitura cedeu os dois andares do Elevador Lacerda para a instalação do escritório regional do PNUD, organismo da ONU responsável, além do seu próprio mandato de promoção do desenvolvimento, por coordenar a atuação das demais agências multilaterais no Brasil. As informações são da Secom.


Relacionadas
Correio.play
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/aos-6-anos-chines-impressiona-por-incrivel-habilidade-cortar-cabelo/
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/acusado-de-injuria-isidorio-falta-a-audiencia-de-conciliacao-com-daniela-mercury/
Cantora ingressou com queixa-crime contra o deputado por injúria após ser chamada por ele de 'escrava de satanás'
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/alok-sofre-acidente-no-mar-durante-lua-de-mel-e-engessa-o-pe/
Ele estava praticando wakeboard nas Ilhas Maldivas com a mulher
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/fabio-assuncao-faz-acordo-com-a-la-furia-dinheiro-vai-pra-dependentes-quimicos/
‘Jamais passou pela cabeça censurar’, disse ator em pronunciamento; assista
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/oscar-2019-anuncia-indicados-veja-lista-completa/
Pantera Negra, Nasce Uma Estrela, Roma e Bohemian Rhapsody são cotados a Melhor filme
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/video-mostra-desespero-de-baleado-pela-pm-em-portao-cade-minha-filha-eu-amo-ela/
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/o-ultimo-suspiro-foi-no-meu-colo-diz-mae-de-menina-morta-por-padrasto/
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/moradores-negam-tiroteio-com-pm-em-portao-desceram-atirando/
Polícia Militar apura ação em jogo de futebol; testemunha relata pânico
Ler Mais