Salvador ganha destaque na National Geographic

Revista usa ainda o bordão manjado sobre o povo baiano: "baiano não nasce, estreia"

  • D
  • Da Redação

Publicado em 20 de março de 2019 às 09:25

- Atualizado há um ano

. Crédito: Reprodução

Mais uma vez a Bahia está em evidência na imprensa internacional. Desta vez, a capital, Salvador, aparece na revista National Geographic. A publicação ressalta a cultura presente no estado, com foco em Salvador. A reportagem está disponível online. 

Na reportagem, há uma comparação entre São Paulo, caracterizada como um centro financeiro, e o Rio de Janeiro como aquela que talvez leve o troféu de cidade mais bonita do mundo. A revista usa ainda o bordão manjado sobre o povo baiano: "baiano não nasce, estreia".

A revista faz reflexões sobre manifestações culturais, como o Carnaval e o São João, vistas como um meio de protesto do povo baiano. "Festivais como o carnaval e São João na Bahia, cidade conhecida por festas elaboradas, muitas vezes expõem divisões complexas entre pessoas de diferentes origens. O novo clima político de extrema-direita do país aprofundou a divisão entre os cidadãos brasileiros", diz um trecho.

Sobre o Carnaval, a reportagem dá destaque à influência da cultura afro durante a festa, como o samba-reggae e blocos afro. "Carnaval é sobre política - estilo brasileiro. Todos os anos, os blocos afro - guildas de carnaval que lutam para promover a cultura negra através da música, da dança e da moda - tradicionalmente tratam de questões políticas complexas enquanto desfilam em comemoração à sua ancestralidade africana".