Salvador participa do Desafio Natureza das Cidades 

É a primeira vez que a capital baiana integra o time de cidades participantes do concurso que incentiva a população a fotografar animais e plantas; saiba como participar 

  • Foto do(a) author(a) Murilo Gitel
  • Murilo Gitel

Publicado em 21 de abril de 2018 às 06:10

- Atualizado há um ano

. Crédito: (foto: divulgação)

Aos cinco anos de idade, Carolina Barreto Lopes já demonstra uma consciência ambiental que muita gente grande não tem. “Gosto de ir à praça para brincar, subir alto nas árvores, tem formigas e outros bichos. Tem que cuidar, senão morre”, defende.  Aluna da escola Casa da Infância, no Caminho das Árvores, a menina participou nesta semana de uma atividade relacionada ao Desafio Natureza das Cidades (City Nature Challenge), concurso mundial que estimula pessoas de todas as idades a registrarem animais, plantas e outros organismos de sua região.  

Lançada em 2016 nos Estados Unidos, a iniciativa será realizada pela primeira vez no Brasil neste ano, de 27 a 30 de abril, com a cidade vencedora sendo anunciada em 4 de maio. Além de Salvador, participam cidadãos de outras seis capitais: São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba, Florianópolis, Campo Grande e Manaus. 

O concurso funciona assim: basta acessar a plataforma Inaturalist (http://inaturalist.org/) através do computador ou baixar o aplicativo para smartphone, diretamente da Apple App Store ou Google Play. Em seguida é só fazer o registro fotográfico de qualquer forma de vida nativa ou evidências de vida selvagem em sua região. A conclusão do processo demanda apenas localizar a cidade na ferramenta (www.desafionaturezanascidades.com.br) e fazer os uploads das imagens. 

Colaboração 

A organização do Desafio Natureza das Cidades observa que a colaboração das pessoas é importante porque seria impossível para a comunidade científica investigar todas as cidades do planeta. Durante o “City Nature Challenge”, em 2016, os participantes registraram inúmeras espécies ameaçadas de extinção, incluindo borboletas, lagartos e até onças. “Ao fotografar, por exemplo, uma árvore em frente à sua casa, em poucos dias o participante será informado pela plataforma do Desafio, a qual espécie ela pertence. Esta possibilidade abre uma nova janela para a valorização da biodiversidade local que pode facilmente se tornar um trampolim para despertar o interesse e a preocupação das pessoas pela conservação dos recursos naturais do país”, destaca o pesquisador brasileiro Sandro Von Matter, responsável por trazer o concurso para o País. De acordo com Von Matter, que estima que sejam registradas, neste ano, mais de 500 mil fotografias por, pelo menos, 10.000 participantes, os registros contendo nomes e localidades das espécies serão imediatamente depositados no Sistema Global de Informação sobre Biodiversidade. Segundo ele, os direitos sobre as fotografias permanecem sendo inteiramente de propriedade dos participantes, que poderão optar por diferentes licenças de uso para suas fotos, seguindo o padrão Creative Commons ou, simplesmente, não autorizando o uso em nenhuma circunstância. 

Salvador 

Von Matter observa que em toda a Bahia existem atualmente 336 áreas prioritárias para conservação da biodiversidade em ambiente terrestre e marinho, sendo que 48 delas precisam de ações urgentes de conservação e/ou recuperação, 84 foram classificadas como de prioridade muito alta de conservação e/ou recuperação, e 204 de importância alta. “A cidade de Salvador está inserida neste mosaico de biodiversidade e, ainda assim, seus habitantes não deixam de estar em uma das maiores metrópoles brasileiras e, por este motivo, nem sempre estão atentos à natureza”, ressalta. 

Para mudar essa realidade e ajudar a despertar a educação ambiental desde cedo, a escola Casa da Infância leva as crianças, semanalmente, à Praça dos Eucaliptos, com o objetivo de que os alunos possam descobrir a importância da natureza. “Vimos uma conexão entre as atividades que já fazíamos com eles e o Desafio Natureza das Cidades”, conta a atelierista Jana Fragata.  

“As crianças têm a Praça como um quintal da Casa, um lugar que fascina pela beleza da sua biodiversidade. Primeiro o encanto pelas grandes árvores de eucaliptos e mais recentemente pelos insetos que fazem morada no bosque”, acrescenta a professora Tais Froes, que trabalha com alunos de cinco anos. 

Um desses jovens amigos do meio ambiente é o Heitor Andrade de Carvalho: “A natureza é importante porque ela faz o ar. Temos que cuidar dela”. A coleguinha Ana Clara Santana completa: “Ir na praça é bom para correr, brincar, ver insetos, árvores e hoje tomamos água de coco gostosa”, comemora. 

SERVIÇO 

O quê: Desafio Natureza das Cidades  Quando: 27 (às 00h01) a 30 de abril (23h59)  Onde: cidades de todo o mundo, entre elas Salvador 

Quanto: gratuito 

Como participar: fazer registro fotográfico da natureza e enviar as imagens para a plataforma iNaturalist (http://inaturalist.org/)  

Resultado: 4 de maio 

Saiba como participar: 

1. Crie sua conta gratuita em segundos no Inaturalist para participar do desafio. Visite inaturalist.org do seu navegador, ou faça o download do aplicativo diretamente da Apple App Store ou Google Play. 

2. Encontre animais, plantas e outros organismos. Vale qualquer tipo de planta, árvore, flor, capim, além de musgos, fungos, líquens, ou qualquer tipo de animal, como aves, mamíferos, répteis, anfíbios, peixes, moluscos, insetos, aracnídeos, vermes e protozoários. Ou seja, basicamente, qualquer forma de vida nativa de sua região. Evidências de vida selvagem (pegadas, conchas, penas, pelos e até animais mortos) também são bem-vindas. 

3. Tire uma foto do que encontrou. É essencial que você registre a sua descoberta com uma fotografia e, principalmente, anote o local exato de sua observação. O modo mais fácil é utilizando o aplicativo, mas, você pode também utilizar sua câmera fotográfica e subir as imagens e dados da localização do registro no portal iNaturalist. Lembre-se: a qualidade da foto não é essencial, o mais importante é o registro e a localização. 

4. Inclua suas observações na página de sua cidade. Faça o upload de suas observações em nossa plataforma (iNaturalist), durante os dias do evento (27 a 30 de abril). Acesse a aba cidades do nosso site (www.desafionaturezanascidades.com.br) e envie seus registros diretamente para a área exclusiva de sua cidade inscrita na competição. Você poderá enviar as suas imagens criando uma conta em nossa plataforma de compartilhamento de dados, o iNaturalist, ou diretamente pelo seu smartphone por meio do nosso aplicativo.