Salvador recebe 16 novas ambulâncias do Samu durante o Carnaval

Novos veículos já serão disponibilizados para o Carnaval

  • Foto do(a) author(a) Kalven Figueiredo
  • Kalven Figueiredo

Publicado em 2 de março de 2019 às 13:07

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Kelven Figueiredo / CORREIO

Salvador recebeu uma renovação em sua frota de ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), em pleno sábado (2) de Carnaval. São 16 novos veículos que já serão incluídos no funcionamento das 13 áreas com bases operacionais na cidade e ainda serão distribuídas nos postos de saúde dos circuitos do Carnaval.  

“As ambulâncias chegaram e a gente não podia deixar passar o Carnaval para fazer essa entrega porque essa turma também já vai trabalhar na festa. Elas estarão à disposição dos foliões. Espero que não precisem ser usadas, mas elas estão aí para atender”, disse o vice-prefeito Bruno Reis, que fez a entrega oficial.

O vice-prefeito ainda lembrou que atualmente a cidade é toda coberta pelo serviço do Samu e ainda dá apoio à Região Metropolitana. “Salvador poderá prestar um serviço ainda melhor agora com sua frota renovada e poderá atender ao cidadão sempre que precisar, sempre que tiver uma urgência”, afirmou.  Vice-prefeito Bruno Reis entrega novos equipamentos na manhã deste sábado (2) (Foto: Kelven Figueiredo / CORREIO) De acordo com o coordenador do Samu, Ivan Paiva, o reforço vem em boa hora.  Isso porque, segundo ele, a frota da cidade precisava desta renovação já que a maioria dos carros possuem quase 10 anos de uso - o que é considerado muito tempo de uso para um equipamento como este.

Climatizadas, com GPS e equipamentos renovados, os novos carros prometem dar mais agilidade no atendimento.“Muitas vezes o Samu é chamado, tem o endereço, mas é difícil localizar rápidamente. Com esse GPS as coisas vão ficar mais fácies. Além disso, são equipamentos novos com todos os equipamentos, climatizadas e por serem novas são mais difíceis de dar algum defeito”, afirma Paiva. Atualmente, Salvador conta com 79 ambulâncias entre unidades de Suporte Avançado (UTIs móveis) e unidades de Suporte Básico. A frota também conta com 24 motocicletas (motolâncias), duas lanchas (ambulanchas) disponíveis para o atendimento nos pontos onde ficam localizadas as 13 bases operacionais que realizam atendimentos em toda capital.

O sistema conta com uma média de 400 atendimentos por dia e mais 150 a 200 acolhimentos em postos de saúde e hospitais.

Balanço do Carnaval  O vice-prefeito ainda aproveitou a ocasião para fazer uma análise parcial do segundo dia de Carnaval.

“Estamos fazendo o maior Carnaval de todos os tempos e cada dia a operação é melhor”, avaliou.  Segundo ele os indicativos de que a festa só tem crescido estão no números de pessoas transportadas nos transportes públicos e esquemas especiais montados pela Secretaria de Mobilidade. No primeiro dia de Carnaval o número de pessoas havia crescido 6%, para o segundo dia Reis apostou que o crescimento ultrapassa 10%. 

“A gente também percebe isso nitidamente com a quantidade de pessoas na rua. Ontem o circuito Barra/ Ondina tava lotado”, lembrou.