Salvador sedia evento de cultura e gastronomia; veja todas atrações

A segunda edição do Festival Tempero Bahia acontece de 15 a 26 de agosto

  • D
  • Da Redação

Publicado em 18 de agosto de 2018 às 16:29

- Atualizado há um ano

. Crédito: Mauro Akin Nassor/CORREIO
. por Mauro Akin Nassor/CORREIO

Acontece até o dia 26 de agosto em alguns dos melhores restaurantes de Salvador  a segunda edição do Festival Cultural e Gastronômico Tempero Baha. O evento é um desdobramento do Festival Tempero no Forte, realizado há 12 anos na Praia do Forte. A parte cultural do evento ocupará o Passeio Público nos dias 18 e 19, com uma série de atividades voltadas para toda a família, com Música Instrumental, Cozinha Show, Mercado do Passeio, Comidinhas da Bahia e Espaço Infantil.

O Festival ainda promoverá no dia 17, em parceria com o Sebrae e Prefeitura de Salvador, o Café com Turismo, no Wish Hotel da Bahia, hotel oficial do evento, reunindo experts para falar sobre os impactos da gastronomia para o turismo baiano. O evento é uma realização do Governo Federal e Ministério da Cultura, através da Lei Rouanet com patrocínio da Cielo, e apoio da Prefeitura de Salvador, Sebrae, Senac e Ipac.

Gastronomia O Tempero Bahia vai atravessar a cidade, oferecendo criações autorais e exclusivas para baianos e turistas. Com opções para todos os paladares, desde pratos tradicionais até os vegetarianos, o evento proporcionará uma valiosa experiência gastronômica, marcada pela democracia de sabores à mesa. No dia 15, aconteceu o Jantar no Restaurante Origem, comandado a seis mãos pelos chefs Fabrício Lemos, Lisiane Arouca e o convidado Bruno Katz, titular do restaurante NOSSO, no Rio de Janeiro. Desde o dia 16, 21 restaurantes, de Stella Maris ao Centro Histórico estão de portas abertas, no almoço e no jantar, servindo os pratos criados para o Festival, todos eles levando na receita o ‘Palmito Pupunha’, a grande estrela desta edição. Com textura macia, baixa caloria, rico em fibras, nutrientes, minerais e em vitaminas A e B, o palmito pupunha é um dos alimentos mais antigos da história brasileira. Com produção no sul da Bahia, foi mencionado na Carta de Caminha, em abril de 1500, como comida dos primitivos habitantes da Terra de Santa Cruz. Por todos estes motivos foi o eleito para ser o tema do ano e os chefs locais e convidados foram desafiados a criar pratos tendo o palmito pupunha como vedete. [[galeria]]Café com Turismo Fomentando o turismo e a gastronomia locais, em parceria com o Sebrae e a Prefeitura de Salvador, o Festival de Cultura e Gastronomia Tempero Bahia, reservou um momento especial com o Café com Turismo, talk show que aconteceu na sexta-feira (17) no Wish Hotel da Bahia. O evento abriu a discussão, mapeou e compartilhou informações ligadas à cadeia produtiva da gastronomia, com o intuito de impulsionar e fortalecer o setor e o turismo, bem como ampliar o conhecimento da realidade destes importantes segmentos econômicos.

Passeio Público O Festival Cultural e Gastronômico Tempero Bahia reserva um momento especial no Passeio Público de Salvador, no Campo Grande, nos dias 18 e 19, sábado e domingo. Com o objetivo de ocupar com cultura os espaços públicos, o evento oferecerá, gratuitamente, dois dias de entretenimento para a cidade, com um cardápio de boas opções para agradar a um público de todas as idades. Os portões do Passeio Público estarão abertos das 11h às 21h, com acesso gratuito, limitado à capacidade do local, para receber baianos e turistas com doses de boa música instrumental, artesanato e design, Cozinha show, oficinas infantis e muito mais.Música Instrumental A programação musical, que valoriza a música instrumental, terá atrações escolhidas a dedo para levar a boa música aos ouvidos mais apurados. No sábado, 18, às 17h30, o pôr-do-sol será embalado por Letieres Leite Quinteto, que tem a frente o Maestro da Orquestra Rumpilezz. Ainda no sábado, às 19h, quem sobe ao palco é o grupo CPI – Choros Populares Instrumentais, com a participação do músico Armandinho Macedo. Com programação instrumental eclética, o Festival abre espaço no domingo, 19, para o Quarteto de Cordas da Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA), que fará apresentação às 16h30. E quem encerrará a programação é o grupo Skanibais, com o ritmo dançante ska, às 18h.

Cozinha Show A Cozinha Show, que acontece nos dias 18 e 19 de agosto, de 11h às 16:30h, também faz parte da programação no Passeio Público, que fica contíguo ao Palácio da Aclamação, levando chefs locais e de outros estados a compartilharem seus segredos na cozinha. Aulas gratuitas com degustação e inscrições no local.

Tempero do Bem O Tempero do Bem, tem no seu lançamento, a parceria da estilista e designer de moda, Luciana Galeão, que criou estampas exclusivas com motivos de gastronomia para ecobags e aventais confeccionados pelo grupo de empreendedorismo feminino, Design Sustentável Nova Esperança, de Salvador. A intenção é evoluir na criação de produtos dentro deste conceito, agregando grupos sociais, das regiões onde o Tempero Bahia e o Tempero no Forte atuam, formando uma cadeia de desenvolvimento da economia criativa e solidária. Os produtos estarão à venda durante o Festival, no Passeio Público, e sob encomenda, pelos telefones (71) 3451-1723 e (71) 3033-6741.

Comidinhas da Bahia Outro destaque do Passeio Público é o espaço Comidinhas da Bahia, no qual chefs renomados comercializarão suas iguarias, das 11h às 21h. Dentre eles estão Tereza Paim, Beto Pimentel, do Paraíso Tropical, Andrea Nascimento, do Solar, Emanuele Nascimento, do The Butcher House, Karine Poggio, do Coentro Gastronomia Afetiva, além do Buteco do Piri.

Mercado do Passeio O Mercado do Passeio é um espaço dedicado à venda de diversos produtos de arte, artesanato e design, que funcionará das 11h às 20h, no Passeio Público. Algumas das marcas mais cool da cidade estarão por lá: Preta Brasil, com seus adornos africanos; Kazza.9, com souplats e guardanapos; Fonte Atelier e sua moda autoral; Com Arte, brinquedos artesanais; Menina Terra, marca de cosmética natural; Catatábua, que faz objetos de madeira; Criazon, jeans customizados; Atelier Maram, com produtos de couro e madeira; Candida Specht, apresentando bolsas e mochilas; óculos de sol Sonbrille; Ninho de Histórias, com livros infantis; facas artesanais da Cutelaria SG; Aquele Treco, arte e objetos; ICG camiseteria; acessórios raiz, com a Agô; Leila Daltro, com bijoux; Pé de Mato, comercializando temperos desidratados, Jasmim Atelier de crochê e Cordel Encantado, moda infantil.

Espaço Infantil O Tempero Bahia também proporcionará atividades para a gurizada. Além da aula Mini Chef, na Cozinha Show, os pequenos poderão participar gratuitamente das oficinas de bolhas de sabão gigante, no sábado, 18, às 16h30, e da oficina de jardinagem com o grupo Canteiros Coletivos, no domingo, 19, às 15h30. Ambas as oficinas têm número de vagas limitado.

Com o intuito de facilitar o acesso dos visitantes, o evento firma parceria com o aplicativo de mobilidade 99Pop!, que dará 30% de desconto na ida e na volta do Passeio Público. Programação completa na Revista Digital, no Menu do site do evento.