Salvador sedia seletiva para o mundial de profissões

A WorldSkills Competition acontece na Rússia; seletiva vai escolher o estudante que baiano que vai integrar a delegação brasileira

  • D
  • Da Redação

Publicado em 9 de agosto de 2018 às 11:49

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Evandro Veiga/ Arquivo CORREIO

Alunos do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) estão em ritmo de disputa  pela vaga na delegação brasileira que vai representar o país na WorldSkills. A seletiva para a ocupação Tecnologia Automotiva acontece de 13 a 17 de agosto, no SENAI Dendezeiros, em Salvador. Já o mundial de profissões técnicas acontece em Kazan, na Rússia, em 2019. A abertura do evento acontece na segunda-feira, no SENAI Dendezeiros.

O evento contará ainda com exposições, palestras, debates e desafios gratuitos na programação abordando os temas da área automotiva. A programação completa está disponível em www.fieb.org.br/midia/2018/8/programacao.pdf. As atividades são abertas à comunidade e será emitido certificado de participação.

Durante a seletiva, os competidores executam uma prova com tarefas relacionadas à ocupação em disputa, observados por avaliadores da área. Ao final, é feita a avaliação do produto entregue e o competidor com a maior pontuação, conferida por meio da análise dos aspectos técnicos e de qualidade do projeto, segue na competição com treinamentos para a fase internacional.

As seletivas brasileiras começaram  em junho e ocorrem até 14 de setembro, em 35 municípios de todos os estados e no Distrito Federal, com organização do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). O Departamento Regional da Bahia tem representantes em sete ocupações.  

As Provas

Nas provas, os jovens são desafiados a executar tarefas do dia a dia do trabalho das profissões, dentro de prazos e padrões internacionais de qualidade. Neste ano, as seletivas têm o mesmo formato do torneio mundial. Durante quatro dias, os competidores passarão pelas mesmas horas que serão exigidas em cada desafio realizado durante a competição na Rússia e vão utilizar materiais muito semelhantes aos do mundial.

Os competidores com os melhores desempenhos receberão medalhas de ouro, prata e bronze. Para garantir vaga na delegação brasileira da WorldSkills 2019, mesmo após às seletivas, todos os competidores precisam manter o índice exigido pelos organizadores, baseado em padrões internacionais de qualidade.

Worldskills

É a maior competição de educação profissional do mundo, realizada em um país diferente a cada dois anos. Organizada pela WorldSkills Internacional – entidade que trabalha, desde 1950, para o desenvolvimento e a excelência das ocupações técnicas, o torneio reúne competidores de países e regiões das Américas, Europa, Ásia, África e Pacífico Sul.

Na última edição da WorldSkills, em 2017, em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos, o Brasil ficou em 2º lugar no geral. Foram 7 medalhas de ouro, 5 de prata e 3 de bronze, além de 26 certificados de excelência conquistados. A competição reuniu mais de 1,2 mil jovens, de 68 países e 52 ocupações do setor industrial e de serviços.