Salvador sediará a maior competição mundial de futebol amador

Programação da Copa Afia começa neste domingo (11) e as finais serão na sexta-feira (16)

  • D
  • Da Redação

Publicado em 10 de novembro de 2018 às 18:05

- Atualizado há um ano

. Crédito: .

Pela primeira vez, Salvador receberá a versão brasileira da Copa Afia - a maior entidade de futebol amador do mundo. A competição será aberta neste domingo (11), às 9h, no estádio de Pituaçu. Por lá, acontecerão três jogos por dia até a próxima quinta-feira (15). No dia seguinte, sexta (16), rolam as finais do torneio, na Arena Fonte Nova.

Ao todo, participarão do evento 13 clubes sociais, de várias regiões do Brasil. Diversos ex-atletas profissionais estçao confirmados, como Jorge Wagner, meia de grande sucesso revelado no Bahia e com passagem pelo Vitória em 2015.

Também estarão nas programações Washington ‘Coração Valente’ - que, inclusive, chegou à Seleção Brasileira e viveu em 2018 no Vitória da Conquista, durante o campeonato Baiano, sua primeira experiência profissional como treinador - e Anderson Lima, ex-lateral direito de Santos e Grêmio, que trabalhou como auxiliar técnico de Jorginho no Bahia nas temporadas 2012 e 2013.

Essa é a segunda edição da Copa Afia no Brasil - em 2016, ela passou por Porto de Galinhas, em Pernambuco. Ela será disputada em três categorias: Bronze – sub-40; Gold sub-50; Diamond sub-60.

A arbitragem será tanto com arbitragem integrante do quadro FIFA - como o mato-grossense Wagner Reway, que apitou a partida de volta da semifinal da Copa do Brasil deste ano entre Palmeiras x Cruzeiro -, quanto do quadro da CBF, a exemplo do baiano Jailson Macedo de Freitas. 

Os jogos terão transmissão ao vivo, pelo site, YouTube e Facebook da entidade.

“Será uma grande festa do futebol amador com o padrão de qualidade AFIA. Salvador é uma cidade que já pedia um evento deste porte há um bom tempo e estamos muito felizes em trazê-lo pra cá. São mais de 80 eventos realizados desde 1989 como missão integrar povos, países e pessoas através da paixão pelo futebol”, destacou o presidente da entidade, Rogério Donato.

A Copa Afia já passou por 10 países: além do Brasil, estão na lista México, Espanha, Argentina, Chile, Paraguai, Panamá, República Dominicana, Aruba e Portugal. Em três décadas de realização, a competição teve participação de cerca de 50.000 jogadores e 400 clubes filiados.

Ex-craques da Seleção Brasileira, como tetracampeão mundial Aldair, Eder Aleixo e Paulo Sérgio, ambos da Seleção de 1982, e Flávio Conceição (Seleção de 1995 a 2000) já marcaram presença em outras edições.