Salvador sediará evento mundial sobre educação; inscrições são gratuitas

Virtual Educa, que ocorre em junho, foi lançado nesta segunda (7)

  • Foto do(a) author(a) Murilo Gitel
  • Murilo Gitel

Publicado em 7 de maio de 2018 às 20:58

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Mateus Pereira/GOVBA

Incentivar a inovação no setor educacional para contribuir com a transformação social e a sustentabilidade é o principal objetivo do Virtual Educa, evento que a capital baiana receberá pela primeira vez nos dias 4 a 8 de junho no antigo Iceia, no bairro do Barbalho, e no Porto de Salvador, simultaneamente. As inscrições são gratuitas e vão até 20 de maio no site do evento.

Iniciativa da Organização dos Estados Americanos (OEA), o Virtual Educa já teve 18 edições e costuma discutir ações e experiências bem-sucedidas em educação, envolvendo tecnologias e conteúdos digitais, diversidade, crescimento econômico e políticas públicas. A edição do ano passado, na Colômbia, reuniu 29 mil pessoas.

O lançamento do evento na Bahia foi realizado na tarde de ontem, no Salão dos Atos da Governadoria, no CAB, com a presença do secretário-geral do Virtual Educa, José Maria Anton, do governador Rui Costa e do secretário estadual da Educação, Walter Pinheiro.

“O objetivo é fazer com que Salvador se torne a capital mundial da educação nesta semana, pois o Banco Mundial e a ONU estarão aqui”, afirmou José Maria. Segundo ele, a educação precisa ser “inovadora, exponencial e dialogar com a tecnologia”.

Haverá ainda o lançamento do programa Think Blue (Pensar Azul) do Banco Mundial, que aborda a economia do mar e sua sustentabilidade vinculada à educação. A Baía de Todos os Santos, reconhecida como sede da Amazônia Azul (conceito criado pela Marinha em analogia às riquezas da Floresta Amazônica), estará em pauta.