Salvador tem, em média, 30 vazamentos de água por dia, diz Embasa

Cano rompeu na Cidade Baixa e a água invadiu sete casas nesta sexta

  • D
  • Da Redação

Publicado em 20 de janeiro de 2018 às 05:15

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Mauro Akin Nassor/CORREIO

Foto: Mauro Akin Nassor/CORREIO Situações como a que ocorreu nesta sexta-feira (19) na Cidade Baixa, quando um cano rompeu e alagou pelo menos sete casas, podem não ser tão corriqueiras. Mas os vazamentos de água em Salvador são mais comuns do que se imagina. De acordo com a Embasa, são registrados, todos dias, uma média de 30 vazamentos de água em Salvador - 900 por mês, 10,8 mil por ano.

“A relação entre a quantidade de vazamentos e quilômetros de rede existente é de 0,005 quilômetros de rede por mês”, diz o órgão.

É que, de acordo com a Embasa, a rede distribuidora de água total de Salvador é de 5.991 quilômetros - para se ter uma ideia, é maior que a distância entre os famosos Oiapoque, no Amapá, e Chuí (RS), de 4,8 mil quilômetros. Em linha reta, o tamanho da rede distribuidora soteropolitana praticamente cobre a distância entre Salvador e São Paulo - multiplicada por três.

Especificamente sobre o vazamento desta sexta, o CORREIO procurou o Ministério Público Estadual (MP-BA), mas a promotora Cristina Seixas, do Centro de Apoio às Promotorias de Meio Ambiente e Urbanismo, disse não ter recebido informações sobre o caso.

Relmebre outros casos

Paralela, novembro de 2017 As obras de paisagismo na linha 2 do metrô provocaram o rompimento de uma adutora na Avenida Paralela, na altura do Bairro da Paz. Além do alagamento da pista, o problema causou congestionamento até Lauro de Freitas, na RMS.

Jaqueira do Carneiro, abril de 2015  Mais de 30 bairros ficaram sem água por dias após uma adutora romper na BR-324, na altura da Jaqueira do Carneiro, durante obras do Metrô de Salvador.

Uruguai, junho de 2014  O rompimento de uma tubulação abriu uma cratera de cerca de quatro metros de diâmetro na Rua Elias Kalile. Na ocasião, o problema foi atribuído a uma desobstrução de bueiros no dia anterior. Para se locomover, os moradores tinham que pular os buracos na rua.

Itapuã, abril de 2011  O buraco que se abriu na Avenida Octávio Mangabeira, na orla, provocou a interdição da via. Na ocasião, a Embasa informou que o motivo de o asfalto ter cedido, após o rompimento de um ano, havia sido o terreno oco e a trepidação provocada pela circulação de veículos pesados na região.

Barra, novembro de 2009 A Avenida Centenário, na Barra, tambpem enfrentou transtornos por conta de um cano que estourou próximo ao Hospital Santo Amaro. O problema afetou o trânsito em diversos pontos da cidade.