Salvador tem mais de 10 praias impróprias para banho; veja lista

Lista fica ainda maior quando incluído praias da Região Metropolitana de Salvador

Publicado em 14 de janeiro de 2023 às 17:46

. Crédito: Foto: Nara Gentil/ CORREIO

Mais de 20 praias estão impróprias para banho neste final de semana em Salvador e região metropolitana. Segundo o Boletim de Balneabilidade divulgado pelo Inema no período em que o tempo estiver chuvoso, as praias podem ser contaminadas por arraste de detritos diversos, carregados das ruas através das galerias pluviais, podendo causar doenças.

Além disso, é desaconselhável, ainda em dias de sol, o banho próximo à saída de esgotos, desembocadura dos rios urbanos, córregos e canais de drenagem.

Entenda Um dos critérios adotados pelo Inema é a presença da Escherichia coli como indicador microbiológico para avaliação da restrição. A E. coli é uma bactéria abundante em fezes humanas e de animais, tendo somente, sido encontrada em esgotos, efluentes, águas naturais e solos que tenham recebido contaminação fecal recente.

A amostragem é feita, preferencialmente, no dia de maior afluência do público às praias. A balneabilidade é considerada Imprópria quando a densidade de E. coli for superior a 800 UFC/100 ml, em duas ou mais amostras, de um conjunto de cinco semanas, coletadas no  mesmo local ou  o valor obtido na última amostragem for superior a 2000UFC/100ml.

Mesmo apresentando baixas densidades de bactérias fecais, uma praia pode ser classificada na categoria omprópria quando ocorre derramamento de óleo, extravasamento de esgoto, ocorrência de maré vermelha, floração de algas potencialmente tóxicas ou outros organismos e surtos de doenças de veiculação hídrica.

Veja abaixo a lista das praias impróprias para banho:

Salvador 

São Tomé de Paripe (Em frente à casa Vila Maria, ao lado da rampa de acesso à praia), Periperi (Na saída de acesso à praia, após travessia da via férrea), Bogari (Em frente ao Colégio da PM, antigo Colégio João Florêncio Gomes), Pedra Furada (Atrás do Hospital Sagrada Familia, em frente à ladeira que dá acesso à praia), Boa Viagem (Ao lado do forte Monte Serrat, em frente ao muro lateral da Fundação Luís Eduardo Magalhães, junto à rampa de acesso à praia), Roma (Rua Prof. Roberto Correia, junto à descida de acesso à praia, fundo do Hospital São Jorge), Canta Galo (Atrás das antigas instalações da FIB, Rua Agrário Menezes. Junto à rede coletora de esgotos do Bahia Azul), Porto da Barra (Av. Sete de Setembro, em frente à Rua César Zama, junto à escada de acesso a praia), Armação (Em frente ao Hotel Alah Mar e a Rua João Mendes da Costa), Boca do Rio (Em frente ao posto Salva Vidas), Corsário (Em frente ao posto Salva Vidas), Patamares (Em frente ao posto Salva Vidas Patamares. Próximo ao Coliseu do Forró e Caranguejo de Sergipe)

Baía de Todos os Santos – Litoral Salvador 

Madre de Deus (Sob a ponte em Madre de Deus), Bom Jesus dos Pobres (Em frente à barraca de praia Joia Rara), Cabuçu (Em frente às barracas da Rua do Porto), Itapema (Em frente à Vivenda das Rosas), Cações (Próximo à Escola Ruy Barbosa e à Igreja Nossa Senhora Coração de Jesus), Cacha Prego (Em frente à Praça de Caixa Prego), Berlinque (Em frente à Igreja Nossa Senhora da Conceição), Aratuba (Em frente à Barraca Maré Cheia, acesso pela rua principal do povoado), Barra de Tairú (Em frente ao Bar e Restaurante Rio do Mar), Barra Grande (Ao lado do Cais de Barra Grande), Conceição (Em frente à Igreja Nossa Senhora da Conceição), Barra do Pote (Em frente à Barraca Veleiro), Coroa (Em frente à Capela Nossa Senhora de Vera Cruz), Barra do Gil (Em frente às barracas de praia), Penha (Em frente ao Restaurante Farol da Penha)Mar Grande (Em frente à Praça principal, ao lado do Banco do Brasil) e Gameleira (Em frente à Cruz da Gameleira).

Costa dos Coqueiros – Litoral Norte

Buraquinho (A cerca de 200 m da foz do Rio Joanes) e Imbassaí (Em frente às barracas de praias da localidade, próximo à foz do Rio Imbassaí)

Costa do Cacau – Litoral Sul 

Concha (Em frente às barracas de praia, próximo à desembocadura do Rio de Contas), Marciano (Próximo ao Bar Litrão), Malhado (Próximo à escultura da sereia), Avenida (Próximo à lanchonete Subway), Cristo (Próximo à Barraca Point Conde Badaró) e Ceplus Jusante (Atrás da cabana Guarany).